Você está preparado para ser um chef de cozinha?

image Por: Alison Figueiredo

O mercado gastronômico está em alta e a tendência por uma maior demanda por profissionais na área já é realidade. Mas será que as pessoas que visam entrar neste mercado para trabalhar como chefs de cozinha sabem o que realmente os aguarda?

Muitas das pessoas que buscam entrar neste mercado vislumbram a possibilidade de se tornarem chefs de cozinha, ganhar um salário pomposo e o status de chef renomado. O caminho para atingir este sonho é árduo e começa do outro lado da panela. Quando digo o outro lado da panela estou me referindo ao lado onde o fogo esquenta e a sujeira agarra. É assim que começa a vida de um chef, por muitas vezes trabalhando apenas como ajudante lavando panelas impregnadas de gordura, mas cheias de sonhos.

Noto que nos cursos de gastronomia, muitos alunos acreditam que assim que concluírem a escola já trabalharão como Chefs de cozinha. Mas a realidade é completamente diferente. A formação de um chef de cozinha não se dá somente na sala de aula, ou melhor, na cozinha da escola de gastronomia. O status de chef se conquista com a experiência e é preciso fazer um pouco de tudo dentro da cozinha para um dia chegar a tal, desde lavar panelas até preparar os pratos, afinal se você se tornar um chef de cozinha é porque terá a capacidade de comandar uma equipe e para comandar é preciso saber fazer de tudo.

O importante é que se dediquem e façam estágios em vários estabelecimentos. A experiência de passar por várias cozinhas é importante, pois cada uma tem sua dinâmica de trabalho, um tipo de culinária e pessoas diferentes. Com esta experiência na bagagem com certeza os caminhos para se tornar um novo chef virão e juntamente com a conquista novas responsabilidades.

É importante ressaltar que um chef não se dá ao luxo de somente degustar os pratos deliciosos feitos na cozinha, mas também devem estar preparados para gerenciar a cozinha como um todo e isto inclui avaliar os custos dos pratos, matérias-primas, gerenciar sua brigada de trabalho, conflitos, propor soluções inovadoras, desenvolver nos pratos, entre várias outras funções. E então eu termino esta matéria com a mesma pergunta que fiz no início. Você está preparado para ser um chef de cozinha?

Fonte: www.gestaoderestaurantes.com.br

4 comentários sobre “Você está preparado para ser um chef de cozinha?

  1. Gosto de cozinhar desde criança, me casei com 18 anos e sempre gostei de receber convidados na minha casa, só para ter o prazer de fazer um banquete para os meus amigos, na minha igreja sempre que se fala de festas o meu nome e lembrado para cozinhar, hoje com muito tempo de experiencia faço parte da organização de eventos; sendo responsável pela logística dos eventos.Sempre ouvi os meu amigos me dizerem você tem que abrir um restaurante ou uma padaria…
    No mês de novembro de 2011 tomei uma decisão de montar o meu buffet, e tenho trabalhado com montagem de festas; no ultimo trimestre fis um curso técnicas básicas de gastronomia que muito ampliou os meu conhecimento na confecção de alimentos.
    Sei que talvés alguém possa dizer que seja muita prepotência mas hoje eu me considero uma chef-de-cozinha; e estou me preparando para montar um restaurante junto com minha irmã que e técnica e vendas. O nosso alvo é ter um restaurante que venha fazer a diferença na cidade de Jacareí satisfazendo os nossos cliente com um bom ambiente e uma excelente comida brasileira com os toques importantes da França, Itália… E o mais importante é que eu sirvo a Jesus e o meu Deus me conduz por caminhos maravilhosos e abençoados por Ele que sempre tem o melhor para nos dar. .

  2. Boa tarde.

    Conclui o curso de gastronomia e em todo o tempo do curso sempre foi administrado das dificuldades que o profissional desta área iria enfrentar até adquirir experiencia e confiança na profissão. Desde o lavar do chão, pias, panelas e subordinação a outros. Reforçado pela abnegação da vaidade, pois o fogão iria ser o seu alvo principal e submetido ao calor, agitação, correria e mais. Para se adquirir status ou reconhecimento, este profissional teria que ter muita bagagem mediante a muito trabalho. Esta profissão requer muito amor, responsabilidade e sacrificio por aquilo que se propos a fazer ou realizar. Não se preocupando com o tempo, a hora, ou o dia, pois a cozinha será o seu tempo. Quem estiver querendo investir nesta profissão pensando em renome, aparecer sempre na mídia, sendo destacado, primeiramente tem que amar cozinhar e aquilo que esta fazendo. Sem esta dedicação, não conseguirá chegar a lugar nenhum.

    Até mais.

  3. vou terminar meu curso de gastronomia ,vou lavar panela ,vou limpar chão ,vou ser auxiliar pra de tudo um pouco.E DE UMA UNICA CERTAZA EU TENHO !
    VOU SER UMA CHEF DE COZINHA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *