Como montar uma pequena cozinha industrial

Saiba quais os pontos que você deve levar em conta na hora de montar sua cozinha num pequeno espaço

Como já foi ressaltado, não existe um padrão para o tamanho da cozinha, mas algumas questões devem ser pensadas cuidadosamente, para que no futuro não haja grandes problemas de espaço. “Se o projeto visa deixar a cozinha pequena, para aumentar o tamanho do salão, fato que é muito comum, pois com salão maior a lucratividade também será, sem problemas, desde que não falte no espaço o necessário”, diz Eduardo.

Questionado sobre quais são os maiores problemas de uma cozinha, Eduardo diz sem hesitar. “Quando não é elaborado um bom projeto da cozinha, com profissionais qualificados, o pior erro é o esquecimento de elementos fundamentais”.
Um dos itens mais esquecidos na hora de elaborar o projeto de muitas cozinhas são as bancadas, que têm papel mais que necessário em toda cozinha. “As bancadas são super importantes e também super esquecidas. Sem elas os profissionais não têm onde preparar os alimentos. E o que eu percebo é que no caso das cozinhas pequenas, a bancada fica com o espaço que sobra, depois que tudo foi verificado, o espaço que sobrou é destinado à ela, e posso afirmar, isso é um erro grave!”, ressalta Eduardo.

Outro fator esquecido na hora de montar a cozinha é o sistema de exaustão. O futuro proprietário deve ter ciência que sem um bom sistema de exaustão ele terá muitos problemas. “É necessário extremo cuidado na hora de implantar o sistema de exaustão, pois um mau sistema interfere tanto na cozinha, quanto no salão. Muitos clientes deixam de ir a um restaurante por esse motivo. Ninguém gosta de ficar num ambiente cheirando à gordura”, lembra o consultor.
Outro elemento que é campeão no esquecimento dos projetos, segundo Eduardo, é a saída de água: os famosos ralos. “A estrutura dos ralos no piso da cozinha é importantíssima, e também esquecida. Temos que lembrar que sem uma saída de água adequada, a higiene e o escoamento de água da cozinha são prejudicados. E com isso, um vilão da cozinha, a umidade, pode aparecer”, diz ele.

Por último, mas com grande importância, Eduardo ressalta que muitas vezes o destino d lixo produzido na cozinha também esquecido. “É comum ficar a pergunta no ar: para onde vai o lixo? É importante ter espaço para o descarte correto do lixo”.

Para finalizar, Eduardo deixa mais uma dica. “Vale dizer também que aquele dito popular ‘o barato sai caro’, é a mais pura verdade. Na hora de montar sua cozinha, procure por utensílios de boa qualidade, mesmo que os preços sejam um pouco mais altos. Isso vale também para os alimentos. Procure empresas de credibilidade, no caso de utilizar produtos já manipulados”.

2 comentários sobre “Como montar uma pequena cozinha industrial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *