Esponja de aço na cozinha do restaurante não é mais permitido.

O uso de palha de aço foi excluído dos ambientes de cozinhas industriais e restaurantes através da Portaria SMS número 2619 de 06 de dezembro de 2011,  e nesta portaria através do item 4.3, cita que o procedimento de limpeza e desinfecção devem garantir a não contaminação dos alimentos por meio da utilização de procedimentos, equipamentos , utensílios e produtos adequados.

Quando uma panela de alumínio é areada, por  meio de uma palha de aço, há uma remoção da camada de óxido de alumínio  e também da camada superficial de proteção, o que aumenta a possibilidade de íons metálicos serem  transmitidos para os alimentos.

Além disso, a própria esponja de aço pode oxidar, enferrujar com o passar to tempo desmanhando-se e  liberando farpas para os pratos, superfícies e, inclusive, os alimentos a serem preparados.

Em substituição a esse produto são indicadas as fibras sintéticas que são materiais mais leves, resistentes e não soltam resíduos.

Vale lembrar que todo produto tem seu prazo de utilização, o que sempre deve ser respeitado para realizar a troca para um novo produto, quando necessário;  porém a vida útil das esponjas de aço é muito menor e quando se degradam podem causar riscos à saúde.

Diga adeus à palha ou esponja de aço e dê as boas vindas às FIBRAS SINTÉTICAS.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *