Quer abrir um restaurante? Veja por onde começar.

Grande parte dos novos empreendedores dispostos a abrir um restaurante não sabem por onde começar.

Todos os dias novos Restaurantes abrem as portas e tantos outros as encerram. A certeza de que um novo negócio pode ser o caminho para conseguir uma segurança financeira é a escolha de milhares de brasileiros. Muitos destes brasileiros escolhem o setor de alimentação para investir não só o seu dinheiro mas também suas esperanças de vencer neste novo empreendimento.

29042014

Esperanças e sonhos são fundamentais para que as coisas aconteçam e se tornem realidade, mas começar com os pés no chão é a melhor opção antes de alçar voos.

Quando a ideia de montar um restaurante vem à sua cabeça deixe que ela amadureça. Não se empolgue e alugue um imóvel logo na semana seguinte. Procure saber os prós e contras de quem trabalha no ramo. Tempo e dedicação são fatores muito exigidos neste ramo, se pergunte se você está disposto a ceder grande parte do seu tempo, inclusive finais de semana longe da família para se dedicar ao seu negócio.

Se você quer se dar bem em algo é preciso conhece-lo. Se você nunca trabalhou em um restaurante e não tem a menor ideia de como funciona a operação de um restaurante, busque qualificação e experiência no mercado. Existem diversos cursos de gestão de operação de restaurantes que podem ajudar muito. Outra dica é arrumar um emprego em um restaurante. Para adquirir experiência qualquer vaga vale a pena. Trabalhe como garçom, caixa, recepcionista, ajudante, pois a experiência vivenciada diariamente dentro de um restaurante independente de sua função agregará muito no futuro.

Desenvolver o conceito do seu novo restaurante é fundamental. Não é só juntando 5 mesas, um garçom e um fogão que você pode falar que possui um restaurante. O conceito é um fator fundamental para que o estabelecimento tenha identidade própria. Definir que tipo de estabelecimento deseja abrir, como será o atendimento, decoração, cardápio e integrar todas estas informações num conceito único dará uma boa chance de sucesso.

Planejamento é outro fator fundamental que não é realizado por grande parte destes ousados empreendedores e eis o motivo porque muitos restaurantes acabam fechando as portas. Grande parte, por exemplo, não se dispõe a preencher um plano de negócios. É com o plano de negócios que poderá ser avaliada a viabilidade do novo empreendimento, as projeções de gastos com obras, equipamentos, etc. Esta falta de planejamento que levam muitos a descobrirem que o dinheiro para o investimento já acabou quando estão na metade da obra e o que entra para tapar este buraco é o dinheiro reservado para o fluxo de caixa. Sem dinheiro para fluxo de caixa as compras à prazo e multas por atraso se tornam frequentes e o lucro não aparece.

O sucesso de um novo empreendimento depende muito do seu planejamento inicial. Não podemos deixar que a empolgação seja superior à sensatez, afinal muita coisa está em jogo nesta fase, como o seu dinheiro, o seu futuro,  a sua família e os seus sonhos.

Fonte: GR Gestão de Restaurantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *