Sistema de Exaustão para Cozinhas Industriais

 O Sistema de Exaustão para Cozinhas Industriais consiste em retirar do ambiente os vapores e gases decorrentes dos processos de cozimento e frituras dos alimentos, deixando o ambiente da cozinha livre de odores e fumaça, assim como, manter a temperatura interna em níveis desejáveis de conforto.

10052016A

O Sistema de Exaustão para Cozinhas Industriais consiste em captar, tratar, conduzir os vapores e gases para fora do ambiente da cozinha, além de um sistema de insuflamento de ar externo para repor o ar exaurido pelo Sistema de Exaustão.

O Sistema de Exaustão e Ventilação são compostos pelos seguintes equipamentos:

O início do sistema é composto pelo CAPTOR ou Coifa, que fica instalado acima e abrangendo toda a área dos equipamentos de fritura e cozimento dos alimentos.

CAPTOR

  10052016B

As Coifas mais utilizadas hoje em dia são:

Coifa central ou de Ilha, utilizada em áreas onde os equipamentos para preparo dos alimentos ficam localizado no centro da cozinha industrial;

Coifa de Parede, utilizada em áreas onde os equipamentos para preparo dos alimentos ficam encostados nas paredes da cozinha industrial;

Coifa aspiração frontal, bastante utilizada para equipamentos que geram muita gordura, como chapas, fritadeiras e chairbroilers;

Coifa Wash-Pull, a qual possui sistema de lavagem dos gases incorporados a ela;

Coifa Push-Pull, possui sistema de insuflamento de ar incorporado a ela formando uma cortina de ar em suas extremidades.

As Coifas podem ser construídas em Aço Inoxidável ou Chapa Galvanizada com o mínimo de 0,94mm de espessura. As Coifas podem conter ou não acessórios como: Filtros metálicos removíveis  para retenção de gordura, calhas periféricas com drenos para retenção e limpeza dos óleos e condensados acumulados em seu interior e luminárias.

Os Dutos são utilizados para conduzir os gases e vapores, e podem ser confeccionados em chapas de aço carbono, aço inoxidável 430 e 304 ou aço galvanizado.

REDE DE DUTOS

10052016C

Podemos ter 2 tipos de Dampers nos Sistemas de Exaustão para Cozinhas Industriais, sendo um deles, o Damper de Regulagem, utilizado para ajuste da vazão dos gases.

DAMPER

10052016D

O Damper Corta Fogo é utilizado como prevenção contra incêndios no sistema.

O Exaustor é utilizado para movimentação do ar, puxando os gases e vapores para fora do ambiente.

EXAUSTOR

10052016E

O Exaustor pode ser de 2 tipos:

Exaustor Centrífugo: Esse exaustor tipo caracol, utiliza um rotor de pás curvadas para trás ou radial (para não armazenar gordura), acoplado a um motor elétrico através de polias e correias, contendo porta de inspeção e dreno para limpeza. É indicado para sistemas de exaustão de cozinhas, e contem as seguintes vantagens:

– Pode ser montado de acordo com a necessidade do projeto quanto à vazão e pressão estática necessária;

– Possui nível de ruído baixo;

– Fácil manutenção;

– Vida útil longa se realizadas manutenções preventivas.

– Utilizado somente em sistemas muito simples, onde a perda de carga do projeto não ultrapasse 20 mmca, devido a não ter pressão suficiente para fazer o ar vencer todos os obstáculos no percurso;Exaustor Axial: De carcaça tubular, utiliza uma hélice acoplada a um motor elétrico, podendo ser de acionamento direto com hélice e motor instalados em seu interior, ou acionamento indireto através de polias e correias com motor instalado fora do equipamento. Por ter um custo acessível, é bastante utilizado, mas com restrições:

– Nível de ruído muito alto;

– Difícil manutenção;

– Indicado para instalações em paredes ou telhados para promover renovações de ar dos ambientes;

– Não é indicado para sistemas de exaustão de gordura.

CAIXA DE VENTILAÇÃO

10052016F

A Caixa de Ventilação é utilizada para insuflamento de ar nas cozinhas. Possui gabinete metálico com filtros na captação de ar. O ar é ventilado através de um exaustor centrífugo de dupla aspiração com rotor tipo Siroco.

TRATAMENTO DO AR

Podemos adicionar alguns equipamentos para tratar os vapores de gordura e fuligens antes da sua dispersão no ambiente externo da Cozinha Industrial.

EXTRATORES DE GORDURA

Os Extratores de Gordura são utilizados para retenção e tratamento dos vapores de gordura e fuligens antes da dispersão na atmosfera.

Os mais utilizados são:

Lavadores: Através de processo de condensação, eles fazem o encharcamento, absorção ou neutralização dos poluentes em solução aquosa.

Precipitador eletrostático: Pelo processo de ionização com alta tensão elétrica do fluxo de exaustão, fazem a coleta de partículas em placas com polaridade oposta ao da assumida pelas partículas.

Filtro de Carvão Ativado: Esses filtros reduzem os odores, podendo ser utilizados nas saídas dos equipamentos de tratamento do ar. Sua eficiência pode se comprometida caso sejam utilizados em equipamentos onde possa ocorrer encharcamento a base de água como lavadores.

O tamanho e a capacidade deve ser de acordo com a vazão para não comprometer o Sistema de Exaustão.

TERMINAIS DE DESCARGA

Esses terminais tem o objetivo de proteger o Sistema de Exaustão contra entrada de água, captando e dissipando os gases e vapores.

GRELHAS e VENEZIANAS

As Grelhas e Venezianas são utilizadas para insuflamento, exaustão e descarga de ar nos sistemas de exaustão e ventilação.

Fonte: http://www.exaustoresventisilva.com.br/sistema-de-exaustao-para-cozinhas-industriais/

5 comentários sobre “Sistema de Exaustão para Cozinhas Industriais

  1. Estou montando um restaurante em um shopping e sei que é um dos maiores (se não o maior) é a parte da exaustão (gordura) e renovação de ar … desejo fazer o que tem de melhor levando-se em conta custo X benefício!

  2. Olá, gostaria de saber se existe alguma restrição quanto a coifas galvanizadas em cozinha s de lanchonetes ou bares.

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *