Construir um restaurante ou comprar um pronto?

Quem pensa em adquirir um restaurante, já teve pensamentos conflitantes entre comprar um restaurante pronto ou começar o negócio do zero. A resposta não é tão simples, pois existem diversas características e riscos inerentes para cada uma destas opções.

06112014 A característica individual do empreendedor também deve ser levada em conta para esta tomada de decisão. Restaurantes construídos do zero demandam mais tempo para implantação do negócio, meses de obras, burocracias junto a órgãos públicos, treinamento da equipe, planejamento do cardápio, ou seja, muita dedicação por parte do empreendedor, além de paciência, pois um empreendimento iniciado do zero também exige mais tempo para o amadurecimento do negócio, principalmente nos primeiros meses. Em contrapartida o investimento em um novo restaurante pode ser menor do que adquirir um restaurante já em funcionamento, desde que haja muito planejamento na fase inicial.

Existem algumas vantagens em adquirir um restaurante já em funcionamento, pois diversas etapas podem ser ignoradas em relação à construção de um novo restaurante.

1 – Controle de Custos

Um dos principais motivos para a falência de restaurantes é a má gestão do capital inicial. A obra ficou mais cara do que se esperava e agora o dinheiro disponível para capital de giro será sacrificado para concluir as obras. Em um restaurante já em funcionamento é possível avaliar qual o capital de giro do negócio e como o mesmo já se encontra em funcionamento o giro deste capital se dá imediatamente.

2 – Tempo de mercado

O tempo de mercado do empreendimento é um fator bastante positivo, visto que o novo proprietário não precisará aguardar por 3 a 6 meses de implantação e obras. Um restaurante em funcionamento já possui uma carteira de clientes fidelizada.

3 – Volume de vendas

Um negócio em funcionamento já possui um volume de vendas mensal considerável, algo que evolui paulatinamente para novos empreendimentos, levando de 6 meses a 1 ano para adquirir um volume de vendas satisfatório.

4 – Risco controlado

A Compra de um restaurante existente reduz significativamente o risco associado ao novo empreendimento. Um restaurante existente possui livros caixa, notas fiscais de compra e volume de vendas declarados de onde é possível obter informações sólidas sobre a vitalidade do negócio. Esta comprovação não acontece com novos restaurantes onde as vendas e despesas são apenas projetadas no plano de negócios.

Este texto faz parte do Manual “Como comprar um restaurante e fazer um bom negócio” desenvolvido pela GR. Para adquirí-lo basta acessar a loja virtual clicando aqui ou pelo site www.gestaoderestaurantes.com.br

Fonte: GR – www.gestaoderestaurantes.com.br

Um comentário sobre “Construir um restaurante ou comprar um pronto?

  1. Estou vendendo meu restaurante, pois tenho uma pizzaria e está dificil conciliar tudo. Ele é lindo! +5511967218216

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *