Como escolher aparelhos de Buffet para restaurantes Self-Service

Montar um restaurante não é tarefa fácil. O nível de detalhes a serem pensados é bastante elevado tanto para o projeto arquitetônico, operacional e equipamentos. Os aparelhos de buffet merecem uma atenção especial, pois devem ser práticos, eficientes e adequados ao ambiente. Baseado nisto a GR elaborou um pequeno guia para não errar na escolha do aparelho de buffet.

 

Apresentação:

Há dois tipos básicos de buffet: quente e refrigerado. O buffet quente na sua grande maioria funciona com aquecimento em banho-maria e é composto por GNs. GNs são as cubas de aço inox que se encaixam no buffet. Elas possuem tamanhos padronizados, mas é possível mudar no buffet a disposição das GNs.

1009l

Há também restaurantes que preferem trabalhar com rechauds ao invés de buffets quentes. Os rechauds proporcionam uma apresentação mais elegante do buffet, mas requerem mais atenção na manutenção das chamas individuais e normalmente ocupam um pouco mais de espaço.

1009n1009o

Já os buffets refrigerados, para saladas possuem em sua grande maioria uma pista fria onde são dispostas as saladas. Normalmente dá-se a preferência para vasilhames de vidro ou plástico para a apresentação das saladas. As cubas de aço inox costumam “congelar” os alimentos em contato com elas.

 

Serviço

Alguns tipos de buffets podem variar com relação ao fluxo proporcionado para o  cliente se servir. Existem buffets em linha com lado único, buffet em linha com dois lados e buffet em ilha. A escolha deste tipo de buffet irá depender do layout físico disponível no local

1009k

Pronto ou sob medida?

Existem vários buffet pronto para comprar em diversas lojas em todo o Brasil. Muito com boa apresentação e boa qualidade, mas quando comprar um buffet pronto ou sob medida? Alguns fatores podem colaborar para tomar esta decisão. O primeiro deles é relacionado ao investimento. Um buffet pronto requer um investimento menor do que um buffet sob medida. Em contrapartida um buffet sob medida pode ser completamente desenvolvido para se adaptar ao espaço disponível e o acabamento também se aproximará mais do conceito do estabelecimento, limitações estas frequentes na compra de um buffet comprado pronto.

1009g

Características técnicas

Ficar atento há algumas características antes de fechar o negócio pode evitar algumas dores de cabeça. Verifique se o buffet possuem rodas para deslocamento, isto facilita bastante no momento da limpeza. Verifique a tensão disponível para o aparelho e veja se você possui disponibilidade no seu imóvel. Na grande maioria dos buffet a tensão é de 220V. O buffet deve também possuir um aquecimento ou resfriamento uniforme por toda a sua superfície. As luminárias devem ser protegidas com acabamento plástico para evitar acidentes como a quebra da lâmpada.

Fonte: GR Gestão de Restaurantes

Autor: Alison Alves Figueiredo

banners_cozinha_industrial

3 Thoughts on “Como escolher aparelhos de Buffet para restaurantes Self-Service

  1. Obrigado pelo artigo, montar um restaurante nao é nada facil nao, nao é so abrir loja e ja esta, é preciso pensar é muito pormenor.

  2. Adoro uma boa comida e um bom restaurante… bem legal…

    adorei esse sitio web

  3. DADO LIMA on 17 de setembro de 2012 at 21:00 said:

    Bom dia, estou interessado no ramo de alimentação ”restaurante”, em média para servis 150 a 200 almoços diários.
    Qual seria o investimento necessário, e também quais são os créditos para empresas deste estilo????

    Grato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Navigation

facebook