Planejamento semanal. Uma tarefa essencial para manter seu restaurante em ordem.

Abrir o restaurante logo cedo na segunda-feira e se deparar com uma enxurrada de solicitações e informações dos funcionários pode ser desanimador para um gestor. Produtos em falta, desfalque de funcionários, equipamentos com defeito são algumas das situações que podem tornar o início da semana já estressante. Mas com um pouco de planejamento tudo pode fluir muito bem e sem estresse.

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A GR elaborou algumas dicas fundamentais para que você mantenha seu restaurante sobre controle durante toda a semana:

1 – A segunda-feira não é o primeiro dia.

Se você pensa que a segunda-feira é o primeiro dia da semana e portanto pretende começar a organizar as suas tarefas, você está no caminho errado. Não existe o primeiro dia, mas sim um ciclo organizacional onde um dia depende do outro. Portanto mantenha sua agenda e tarefas sempre organizados. A segunda-feira depende da sexta-feira passada, que depende da quinta e assim sucessivamente.

2 – Agenda, papel, computador, tenha um destes aliados sempre à mão.

Coloque no papel, agenda ou computador  todas as tarefas que você precisa desempenhar durante a semana. Distribua estas tarefas em cada um dos dias que achar mais viável. Tenha estas ferramentas sempre à mão, pois você precisará sempre anotar alguma tarefa a ser realizada em sua programação.

3 – Estude a viabilidade de cada tarefa.

Defina os dias mais apropriados para realizar determinados tipos de tarefas. Por exemplo, na segunda-feira faça o levantamento do estoque. Na terça faça os pedidos e na quinta receba as mercadorias. Portanto seu pedidos devem durar até a próxima quinta-feira com segurança. Desta forma nunca faltarão insumos. Sexta-feira é o dia que as pessoas costumam mais procrastinar no trabalho, ou seja, empurram algumas tarefas para segunda ou sábado no caso dos restaurantes. Aproveite que na sexta à tarde o clima já é de descanso e faça uma pequena reunião ou debate descontraído com sua equipe sobre a semana. Levante problemas e soluções para debater.

4 – Fornecedores tomam bastante tempo

Normalmente quando fazemos pedidos, eles costumam ser entregues de acordo com a disponibilidade do fornecedor. Portanto, aqueles pedidos feitos na terça-feira chegam na quarta, quinta, sexta-feira e nos mais diversos horários. Defina o dia e horário para que seus fornecedores entreguem suas mercadorias, assim grande parte deles entregará suas mercadorias no mesmo dia e em um horário especificado por você, não sendo necessário interromper as tarefas a todo momento para receber mercadorias. A dedicação à este trabalho será restrita somente àquele dia e sobrará mais tempo para outras tarefas. Por exemplo, receba suas mercadorias todas as quintas-feiras a partir das 14:30h.

5 – Não se esqueça dos finais de semana.

Grande parte dos restaurantes funcionam nos finais de semana, desta forma e preciso que todos os insumos estejam à disposição no máximo até sexta-feira. Nos finais de semana nem sempre é possível adquirir alguns ingredientes. trabalhe sempre com uma margem extra de produtos que tem grande volume de vendas como bebidas e carnes. Deixe os alimentos porcionados também com certa segurança.

6 – Utilize quadros de tarefas.

Delegar tarefas diariamente faz parte da vida de gestores e gerentes. Mas é possível diminuir esta demanda criando quadros de tarefas, onde são especificadas as tarefas a serem realizadas, o dia e o responsável por realizar tal tarefa. Assim basta conferir depois o cumprimento das tarefas e se está tudo dentro da sua programação.

A GR disponibiliza em seu Kit de Ferramentas Administrativas para Restaurantes e Bares um Quadro Organizacional para que você possa implementá-lo em seu restaurante. Para adquirir basta clicar aqui.

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Fonte: GR Gestão de Restaurantes

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