QUANTO CUSTA UMA RODELA DE LIMÃO NO RESTAURANTE?

Por aqui já vimos alguns casos em que críticas de clientes de restaurantes acabaram em grandes bate-bocas digitais com seus donos, que não levaram o desaforo numa boa. Na Inglaterra, um caso insólito aconteceu em dezembro e ganhou várias manchetes, depois que o proprietário do restaurante Bennett’s Café and Bistrot, em High Petergate, elegantemente ‘calou a boca’ de uma cliente reclamona que exagerou na dose. Como dizia a minha avó, quem diz o que quer, ouve o que não quer.

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Tudo começou depois que Hanna C. foi ao restaurante com alguns amigos. Como ela estava em contenção de gastos, decidiu economizar e, durante sua estada, pediu apenas uma xícara de água quente com uma rodela de limão. Ao fechar a conta, ela ficou fula da vida quando viu que lhe cobraram £2. Hanna não quis deixar barato e fez um review furioso no TripAdvisor contra o estabelecimento.

Na sua reclamação, ela ainda diz que o garçom foi extremamente rude ao responder que a rodela de limão custa o mesmo que um bule de chá, preço pelo qual foi cobrada a fatídica rodela de limão. Hanna ainda afirma que seu amigo pediu um pedaço de bolo que custou menos do que a fatia do agrume (£1.90). Ela termina seu testemunho chamando o lugar de terrível, jurando não voltar e ainda aconselhando seus amigos a fazer o mesmo.

A grande virada veio quando o gerente do restaurante, que está em 11º lugar no ranking da cidade, respondeu à cliente na própria rede, colocando todos os pingos nos is:

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“Sinto muito que você sinta que foi “roubada” e eu vou tentar explicar por que você não foi. Você entrou no café e o garçom a levou até a sua mesa, ofereceu um menu, esperou por alguns instantes e então pegou o seu pedido.

Ele levou seu pedido ao balcão, pegou uma xícara, um pires e uma colher e levou tudo para a cozinha. Lá, ele escolheu uma faca, uma tábua, pegou um limão da geladeira, cortou uma rodela e a colocou dentro da xícara. Depois, ele voltou ao salão, serviu a quantidade necessária de água quente e levou tudo até a sua mesa.

Quando você estava de saída, ele imprimiu sua conta, levou até você, processou seu pagamento no cartão e deu baixa no pedido. Depois que você saiu, ele tirou suas louças, levou-as para a cozinha, para lavá-las e secá-las, juntamente com a tábua de corte e a faca, guardando o resto do limão. Em seguida, voltando ao salão, ele guardou novamente a xícara, o pires e a colher, limpou a sua mesa e a preparou para o próximo cliente. Só isso consumiu pelo menos dois a três minutos do tempo de trabalho do garçom.

O custo fixo do negócio, por exemplo, aluguel, taxas, eletricidade, custos bancários etc., tomam pelo menos £27.50 por hora de funcionamento. Eu pago meus funcionários decentemente e, depois de se contar férias, aposentadoria e o tempo não produtivo antes da abertura e fechamento do restaurante, o garçom responsável por lhe servir me custou £12.50 por hora.

Portanto, o custo total é £40 por hora, ou 67p por minuto, o que significa que o custo de um serviço de dois a três minutos fica entre £1.34 e £2. Some-se a isso os impostos, que levam 20% do faturamento, o que fez sua xícara de água com infusão custar entre £1.60 e £2.40, não importando se você pediu um saquinho de chá de £1.50 ou uma rodela de limão de 5p.

Eu tenho que pagar meus fornecedores, caso contrário não tenho como manter o estabelecimento funcionando. Eu entendo que tudo isso faz o preço de um chá no centro da cidade parecer caro comparado ao que você faz em casa, mas, infelizmente, essa é a realidade cruel da vida. É o estabelecimento que custa tanto, bem mais do que os ingredientes.

Talvez a rudeza que você sentiu no meu funcionário tenha sido disparada pelo desrespeito que ele percebeu vindo de você, pela sua presunção de que você poderia usar nosso espaço e ainda ser servida de graça.”

E aí, concorda com a cliente ou com o gerente?

Fonte: https://chickenorpasta.com.br/2016/quanto-custa-uma-rodela-de-limao-no-restaurante/

Um comentário sobre “QUANTO CUSTA UMA RODELA DE LIMÃO NO RESTAURANTE?

  1. Certamente o gerente em questão esta correto, alguns clientes não entendem que o restaurante e um negocio como outro qualquer, que tem impostos, e contas para pagar. Fica fácil utilizar o espaço físico desfrutando do ar condicionado, e demais estrutura sem tem algum pagamento. quando se entra em um shopping e temos o ar gelado em todos lugar, o piso brilhando . e banheiros sempre limpos, são todos os
    lojistas que pagam a conta em seu condomínios.

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