20122016O ano de 2016 foi protagonista de um grande turbilhão na economia brasileira, afetando diretamente a vida econômica e financeira das empresas em diversos setores, inclusive do setor gastronômico.  Assim como Charles Darwin publicou em seu livro “A origem das espécies” onde defendia a ideia da evolução das espécies através da seleção natural, ou seja, o indivíduo mais adaptado ao ambiente em que vivia tinha mais chances de sobreviver que outros. A teoria desenvolvida por Darwin pode ser associada também à economia. Tomando como exemplo, o ramo específico de bares e restaurantes, o ano de 2016 foi como uma grande tempestade onde muitos não resistiram e acabaram por sucumbir, levando-os a fechar as portas. É neste sentido que a seleção natural age, fortalecendo ainda mais as empresas que tiveram a capacidade de sobreviver a um ano tempestuoso.

Mas o que difere os restaurantes sobreviventes dos outros que foram levadas pela tempestade econômica? Podemos dizer que o planejamento estratégico é um dos principais fatores que levaram estas empresas a se manterem fortes e constantes durante os períodos mais difíceis da economia. Planejar, traçar metas, definir estratégias, são características de empresas que possuem visão de futuro. Vale a pena ressaltar que planejamento, elaboração de metas e definição de estratégias não são ações executadas apenas por grandes empresas, o importante é buscar formas de crescimento constantemente para seu negócio, independente do porte que ele possui. Um pequeno boteco pode ter como meta adquirir uma chopeira para oferecer um produto diferenciado ao cliente, um restaurante de maior porte, pode ter como meta adquirir o imóvel ao lado para ampliar suas instalações. Conhecemos cases de vários restaurantes que começaram dentro de uma garagem e que foram adquirindo a casa ao lado, depois outra e hoje são grandes empreendimentos. Se não houvesse planejamento estratégico para crescer isto não seria possível.

Quer começar a fazer o planejamento estratégico de seu restaurante ou bar para 2017?

Faça aqui o download gratuito do “Planejamento Estratégico para 2017” que a GR Gestão de Restaurantes elaborou para você aplicar em seu negócio.

banner_analise_financeiro

Similar Posts

1 Comment

  1. Quero receber o material Adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *