Segurança alimentar: 10 cuidados para manter seu restaurante limpo

Manter o restaurante limpo, além de torná-lo agradável para os clientes e funcionários pode quebrar cadeias de infecção e prevenir doenças. Estamos falando de segurança alimentar. Você sabe o que é isso?

Neste artigo, você verá como a limpeza está diretamente relacionada com a segurança alimentar; verá como é a legislação brasileira neste quesito, além de uma série de dicas a serem adotadas na cozinha para prevenir pragas e insetos e evitar contaminações. Acompanhe!

Relação da limpeza do restaurante com a segurança alimentar

Tecnicamente falando, segurança alimentar é um conjunto de regras e cuidados que devem ser tomados durante produção, manipulação, transporte e armazenamento de alimentos. Ela visa determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais que seguem um padrão e visa tornar os alimentos adequados para o consumo humano.

É em nome da segurança alimentar que alguns países criam “barreiras sanitárias” a produtos alimentícios importados. Ou seja, internacionalmente segue-se um padrão em relação aos alimentos a fim de torná-los seguros para o ser humano.

Num restaurante, diz-se que há segurança alimentar quando são tomados cuidados para armazenar e manipular alimentos, mas também quando o ambiente é limpo e livre de possíveis contaminantes que podem ser prejudiciais à saúde.

O sintoma mais percebido pela sociedade quando esta segurança não é alcançada é a intoxicação alimentar, responsável pela infecção de 13 mil pessoas anualmente no Brasil, de acordo com um estudo da USP.

A limpeza de bares e restaurantes e a legislação brasileira

Existem algumas leis que dispõem sobre limpeza e segurança alimentar em bares e restaurantes no Brasil. Há legislações específicas para estados e cidades diferentes e também um código de leis em nível nacional.

Em nível federal, a Resolução RDC n° 216, da Anvisa, por exemplo, regulamenta boas práticas para serviços de alimentação e estabelece normas como higienização, controle de pragas, utilização de água potável, etc.

10 cuidados para manter seu restaurante limpo e garantir a segurança alimentar

A seguir, veja alguns cuidados que você pode tomar para que seu restaurante esteja sempre limpo e ofereça segurança alimentar para clientes e colaboradores:

  1. Faça limpeza nos períodos em que uma menor quantidade de comida é exposta, preferencialmente pela manhã ou logo após o fechamento do restaurante;
  2. Tome especial cuidado com máquinas de processamento de carne, lavadouras de louça etc. Verifique se todos os cantos do aparelho estão devidamente limpos e enxaguados; opte por mesas e utensílios que sejam de inox.
  3. Treine seus colaboradores para agir com total responsabilidade com a limpeza do local, bem como sua própria higiene pessoal;
  4. Lave todos os produtos, especialmente carnes e vegetais;
  5. Desinfete diariamente todas as superfícies em contato com alimentos;
  6. Faça inspeção diária da limpeza;
  7. Forneça materiais de limpeza e desinfecção aos colaboradores;
  8. Exija qualidade e limpeza dos fornecedores de alimentos e matérias-primas;
  9. Limpe banheiros ao menos duas vezes por dia;
  10. Evite transtornos com transbordamentos e entupimentos. Opte pelo tratamento biológico para ralos, caixas de gordura e fossas sépticas.

Fonte: http://www.superbac.com.br/seguranca-alimentar-10-cuidados-para-manter-seu-restaurante-limpo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *