Como reduzir custos com garçons?

O bom funcionamento de um restaurante é construído em cima de uma equipe comprometida com um atendimento de excelência, bons clientes e alimentos apetitosos. Porém, o investimento contínuo no treinamento de funcionários, que possuem alta rotatividade no setor, pode comprometer o orçamento de alguns restaurantes.

treinamento restaurante

Além disso, uma crise econômica afeta o Brasil e, para enfrentá-la, vale se munir de estratégia, inovações e muita ginga. Felizmente, há alternativas sustentáveis para reduzir gastos sem comprometer a produtividade do seu estabelecimento. Quer saber como reduzir custos em seu restaurante, especialmente com a sua equipe de garçons? Acompanhe!

Por que reduzir gastos?

Os donos de restaurantes sentem na pele os efeitos da crise. Especialistas já a definem como a pior enfrentada pelo mercado nos últimos 20 anos. Em Belo Horizonte, por exemplo, 500 bares, lanchonetes e restaurantes fecharam as portas desde o início de 2015. O custo dos alimentos, que já era alto, especialmente para os que investem em orgânicos, a carga tributária, o preço dos alugueis e da mão de obra aumentaram.

Além disso, também há a concorrência de rua, com o crescimento do movimento de food-trucks. Neste cenário cabe inovar para reduzir custos e manter a qualidade dos serviços.

Medindo a produtividade da sua equipe

Os níveis de produtividade em um restaurante têm grande impacto sobre o faturamento. Para medir a produtividade da equipe de garçons, é necessário fazer uma relação entre as mesas atendidas ou os pedidos feitos e um espaço de tempo. Verifique o tempo médio gasto para o atendimento de cada pedido e ouça atentamente os seus clientes sobre a qualidade do atendimento.

Aumente a motivação de suas equipes

Funcionários comprometidos com o sucesso do negócio são mais ágeis, rendem mais e desejam permanecer no emprego. Cada funcionário é motivado por razões distintas, e é preciso ter uma boa capacidade de diálogo para gerenciá-los bem. Considere a individualidade e as expectativas de cada funcionário. Valorize o trabalho de cada um de seus colaboradores e invista em ações de recompensa. Afinal, eles são agentes essenciais para um ecossistema de sucesso do seu estabelecimento.

Um bom ambiente de trabalho se reflete no clima criado pelo restaurante para os seus clientes. Garantir um bom ambiente de trabalho não só será favorável à produtividade e à qualidade de vida de seus colaboradores como também refletirá na satisfação dos clientes. Pense em oferecer uma experiência gastronômica inesquecível, que estimule a volta de cada um de seus visitantes.

Todas essas ações refletem na diminuição da rotatividade da equipe, problema enfrentado pela maioria dos restaurantes. Assim, gastos como novos treinamentos e despesas com encargos trabalhistas também diminuirão.

Como reduzir gastos através da tecnologia?

Anotar pedidos manualmente pode causar uma série de gargalos no atendimento ao cliente. Além de agilizar este processo e diminuir acidentes causados por erros de caligrafia, a tecnologia traz uma grande economia para bares e restaurantes. As soluções são diversificadas, e atendem desde uma rede de franquias até bistrôs. A automação comercial também possui um apelo sustentável, já que agride menos o planeta através da redução de gastos com papel.

Tablets, smartphones e computadores podem interagir em sistemas integrados, que permitam a organização de pedidos, a distribuição de cupons de descontos e a organização de promoções relâmpago, por exemplo. Através de um mecanismo mais preciso para envio do pedido, a automação ajuda o garçom a atender com qualidade o dobro de mesas que atenderia pelo processo manual. Quem agradece é o cliente: como já divulgamos aqui, de acordo com uma pesquisa feita pela National Restaurant Association, dos Estados Unidos, 70% dos entrevistados afirmam que a tecnologia aumenta a conveniência nos restaurantes.

Gostou de nossas dicas sobre como reduzir custos em seu restaurante? Os tempos parecem difíceis, mas não há nada que um bom instinto empreendedor não enfrente. Confira aqui formas para diminuir custos com restaurantes em tempos de crise e e continue se destacando no mercado!

Fonte: https://blog.goomer.com.br/como-reduzir-custos-com-garcons/

29

3 comentários sobre “Como reduzir custos com garçons?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *