Você já percebeu que as empresas estão se preocupando cada vez mais com seus consumidores e a opinião deles? Trata-se de um reflexo nas mudanças das relações de consumo e aumento da voz ativa dos clientes, algo que está fazendo com que muitas empresas procurem meios de dialogar com seu público e encontrar aquilo que o desagrada.

Uma das formas escolhidas para este contato são as pesquisas de satisfação. Trata-se de um questionário no qual a empresa analisa a experiência do cliente durante sua trajetória de consumo. Este tipo de ação já é adotada há algum tempo por diversos tipos de empresas, incluindo os restaurantes.

Conhecer as preferências do público e os pontos fracos do seu empreendimento é o primeiro passo para obter sucesso nos negócios e também na difícil tarefa de fidelizar o cliente, por isso, as pesquisas são tão pertinentes e necessárias. Neste post iremos mostra como o seu restaurante pode criar uma pesquisa de satisfação e aplicá-la com a clientela. Confira!

Montando a pesquisa

Para elaborar uma pesquisa de satisfação para restaurante, é preciso adotar alguns critérios a fim de identificar o público e segmentar as respostas de acordo com os perfis.

treinamento restaurante

Analise o perfil do consumidor

O primeiro passo é usar um filtro para criar um perfil de consumidor. Este filtro pode ser feito através de questões básicas como idade, sexo ou escolaridade.

Esta divisão permite que o restaurante consiga filtrar informações sobre o consumidor padrão do estabelecimento. Tendo em mãos um modelo de cliente, é possível avaliar de maneira precisa suas necessidades e preferências.

Dê preferência às perguntas com respostas fechadas

Crie um questionário com perguntas de múltipla escolha. Elas facilitam a tabulação dos resultados e também fazem com que o preenchimento seja mais rápido.

Um cliente não quer responder uma prova escrita, portanto, dê preferência às perguntas fechadas para não alongar demais o tempo necessário para o preenchimento e desestimular a participação.

Faça um roteiro para a pesquisa

O questionário não pode ser um simples apanhado de questões, por isso, é fundamental que haja uma estrutura lógica na sua composição.

A técnica mais recomendada é conhecida como 4 P’s, ou seja, perguntas sobre Produto (serviço e atendimento), Preço (vale incluir aqui algo relacionado às condições de pagamento e custo benefício), Ponto (localização, acesso, infraestrutura) e Promoção (fatores ligados à comunicação estabelecida pelo restaurante).

restaurante curso

Identifique seus altos e baixos

Questione o cliente sobre os pontos fortes e fracos de seu estabelecimento. Diante dessas respostas, o restaurante pode estruturar mudanças para corrigir seus erros e fortalecer suas qualidades.

Uma boa maneira de medir este aspecto é criando escalas de avaliação, que são aquelas perguntas em que o cliente avalia algo como péssimo, ruim, regular, bom e ótimo. Se preferir, adote uma escala numérica, porém, não deixe de adotar este tipo de pergunta no seu questionário.

Abandone o papel

Pesquisa de satisfação impressas são péssimas para restaurantes. Geralmente os clientes não possuem uma caneta a tiracolo e nem querem ficar mais tempo na mesa apenas para preencher o formulário, que corre o risco de ficar sujo devido ao contato com algum alimento.

A melhor solução é transmitir o questionário de maneira eletrônica. A distribuição pode ser feita via e-mail ou então utilizando um QR Code. Os questionários eletrônicos também facilitam a tarefa de tabulação dos resultados, além de serem muito mais modernos e alinhados com a tecnologia presente nos dias de hoje.

Quais são as vantagens de uma pesquisa de satisfação em restaurantes?

Sem dúvidas, as pesquisas têm como objetivo principal captar informações para que o restaurante realize ajustes na sua forma de operar, mas existem outras vantagens incluídas no pacote.

A primeira delas é o fator de fidelização. Ao se preocupar com a experiência de consumo, o restaurante demonstra interesse em conquistar a clientela e transformá-la em consumidores fiéis. Em termos de marketing, fidelizar um cliente é muito mais barato do que conquistar novos consumidores, por isso é tão importante fazer o trabalho de retenção.

Podemos listar como vantagem o fato de que uma pesquisa de satisfação no restaurante direciona os comentários negativos para ela e os afasta de redes sociais ou sites especializados, como o Trip Advisor.

Ao registrar uma queixa, o consumidor tem a intenção de alertar o local, e nada mais efetivo do que utilizar o canal oferecido pelo estabelecimento para realizar a queixa. Dificilmente um cliente se dedica a fazer a mesma reclamação em dois canais diferentes.

Além desses dois pontos, a pesquisa serve para balizar a tomada de decisões estratégicas na gestão do restaurante. Diante de uma avaliação mediana ou baixa, os gestores podem realizar mudanças com mais segurança, e sempre tendo em mente quais as expectativas e necessidades de seu público alvo.

Essas são algumas dicas para criar uma pesquisa de satisfação no restaurante e quais as suas vantagens para o estabelecimento. Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e compartilhe suas experiências com os demais leitores.

Fonte: http://blog.lojabrazil.com.br/pesquisa-de-satisfacao-para-restaurante/

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *