O que é o Índice de cocção e como calcular

Quando os alimentos passam por um processo de cocção como cozimentos, grelhados, fritos ou assados podem ganhar ou perder peso durante este processo. Para ajudar a calcular o volume da produção e também compor o preço de custo do prato é fundamental conhecer o fator de correção e também o índice de cocção dos alimentos.

O Índice de Cocção (IC) é a relação entre o Peso Cozido (PC) e o Peso Limpo (PL) do alimento. Assim, pode-se dizer que:

IC = PC / PL

Esse índice expressa a perda de água ou a retração das fibras de um insumo, como é o caso das carnes e dos vegetais, ou a absorção de água, no caso de cereais e leguminosas, durante a cocção. O IC é muito importante para os restaurantes que cobram por peso. Para uma mesma porção de carne crua e limpa, podem-se obter pesos diferentes na balança de venda se a carne estiver bem ou mal passada.


Na criação de um prato, o IC é sempre observado para que as porções servidas sejam bem calculadas. Para isso, é definido primeiro, para o prato, o Peso Cozido (PC) que lhe parecer conveniente e divide-o pelo IC. Dessa forma, obterá o Peso Limpo (PL).

Para quem deseja aprofundar mais no assunto vale a pena conferir o Curso “Elaboração de Fichas Técnicas para Restaurantes”. A Vídeo-aula aborda todas as etapas de elaboração da ficha técnica e através deste curso você será capaz de identificar os fatores de correção, o índice de cocção, a identificação do preço de custo do prato, o preço de cada porção e muito mais. O curso traz também fichas técnicas automatizadas para realização automática dos cálculos.

Para conhecer mais detalhes ou adquirir o o Curso de Elaboração de Fichas Técnicas para restaurante clique aqui. Para assinantes do CONTEÚDO PREMIUM o curso já pode ser acessado aqui sem custos adicionais. Se você não é assinante do CONTEÚDO PREMIUM clique aqui para conhecer todo o conteúdo disponível ou clique aqui para fazer sua assinatura.

Quer manter-se atualizado? Cadastre-se!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *