Um atendimento de sucesso é imprescindível. Por isso, é preciso entender a necessidade de aprimorar a equipe do seu restaurante e obter os melhores resultados.

É fundamental que treinamentos sejam realizados com regularidade, de modo que o serviço de atendimento ao cliente seja impecável e os resultados do negócio estejam sempre crescendo e sendo aprimorados.

Trabalhe a conexão com o cliente para fidelizar e atrair clientes no seu restaurante

É preciso ter bastante atenção e cuidado na hora de conviver com os clientes para garantir que seu restaurante seja sempre considerado e reconhecido. As equipes de funcionários — garçons, gerentes, cozinheiros e faxineiros — estão sempre em contato com o cliente e, por esse motivo, precisam controlar a arte de se relacionar com o público. Algumas precauções são essenciais na relação com o cliente:

  • Respeitar a opinião e a presença do cliente;
  • Não gritar ou ser mal educado com o cliente, mesmo que ele não tenha razão;
  • Ser paciente e tranquilo;
  • Nunca demonstrar insatisfação ou impaciência;
  • Ser honesto;
  • Prestar sempre atenção às queixas e aos pedidos.

Determine padrões de abordagem e postura em seu restaurante

Os problemas vistos em ambientes como um restaurante, normalmente são esclarecidos pelo gerente ou responsável por alguma área específica do estabelecimento. Entretanto, todos os funcionários devem estar aptos para assumir as responsabilidades e resolver os problemas que surgirem durante sua rotina, principalmente se nenhum responsável estiver disponível naquele momento.

Treine sua equipe, demonstrando a importância de cada funcionário ser habilitado para solucionar problemas, especialmente se eles estiverem relacionados com alguma queixa do cliente.

Outro ponto crucial é o exercício de uma linguagem e abordagem apropriadas para lidar com os clientes. Reprise a importância de um mínimo de formalidade e iniba brincadeiras ou posturas dúbias que possam gerar indisposições.

Um hábito recorrente e, muitas vezes incômodo é quando o garçom chama o cliente de querido(a). Opte por instruir sua equipe a utilizar termos como Sr. e Sra.

Reforce o valor do profissionalismo

Um bom funcionário deve ser apto de transmitir profissionalismo durante toda a sua jornada de trabalho. Veja algumas características importantes de funcionários profissionais:

  • Discrição;
  • Atenção com os clientes e colegas;
  • Paciência;
  • Honestidade;
  • Pontualidade;
  • Facilidade de comunicação;
  • Capacidade de trabalhar em equipe.

Proporcione treinamentos de rotina

Todas as equipes devem passar por treinamentos básicos de rotinas de segurança, limpeza e, até mesmo, de regimes especiais para clientes. Esses treinamentos são obrigatórios e essenciais para assegurar a harmonia no local de trabalho. Portanto, devem ser realizados frequentemente para fortalecer a importância de conhecer e saber aplicar esses ensinamentos.

Estimule o aprendizado de outros idiomas

Seu restaurante recebe um volume significativo de estrangeiros durante o mês?

Pode ser atrativo estimular seus funcionários a aprender algumas noções, ainda que básicas, de línguas como o inglês e o espanhol, para que eles possam atender melhor a exigência desses clientes especiais.

O treinamento de noções básicas em outras línguas pode ser oferecido pelo próprio estabelecimento, direcionando as aulas para as situações que os funcionários podem vivenciar com um cliente estrangeiro.

Cativado pelo aroma de sua cozinha

A cozinha é o coração de um restaurante e, quando o assunto é formar e capacitar uma equipe, isso pode ser um grande desafio.

Na gastronomia, ter uma equipe de cozinha preparada para se adaptar às condições do mercado e que ainda funcione em longo prazo não é uma tarefa fácil!

Por isso, ao montar sua equipe, o gestor ou proprietário precisa estar alerta às escolhas de seus colaboradores, já que bons funcionários na cozinha são fundamentais para o sucesso de um restaurante.

Na hora de escolher, é preciso levar em conta alguns pontos importantes antes de selecionar os integrantes certos para cada função.

Como escolher candidatos?

Primeiramente busque informações do candidato. Se for o caso, durante o processo seletivo, solicite ao candidato que este deixe alguns contatos para que você possa verificar.

Procure avaliar os currículos também por meio de sites de anúncio antes de destacar aqueles que parecem ter mais compatibilidade com a vaga.

Caso você esteja começando no ramo de restaurantes, uma boa dica é conversar com outros empreendedores do setor e conhecer mais sobre seus critérios de escolha.

Antes de contratar

Para montar uma boa equipe de cozinha é necessário harmonizar o local de trabalho, para que quem estiver chegando se molde rapidamente à rotina do restaurante.

A maior dificuldade dos gestores está em encontrar pessoas apaixonadas pela gastronomia e que estejam com vontade de construir uma carreira, começando pelas atividades mais corriqueiras.

A importância de treinamentos

Manter a equipe motivada e produtiva também é outro passo para montar um bom time de cozinha. Os treinamentos são muito importantes. Por isso, ofereça aqueles que preparam seus funcionários para desafios cada vez maiores. Mostre que você se preocupa com eles e investe em melhorias tanto no restaurante quanto no âmbito pessoal.

Treinar os colaboradores é investir em qualificação que reflete diretamente nos lucros e na satisfação dos clientes. Os treinamentos também ajudam a manter a equipe unida como um todo e, ainda mais, estabelece uma ligação mais consistente e que favorece o comprometimento para alcançar metas estabelecidas.

Fonte: http://contri.com.br/blog/empreendedorismo/como-aprimorar-equipe-do-seu-restaurante-e-obter-os-melhores-resultados/

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