Inglês para restaurante – Aula 01

Bom dia queridos leitores. A partir de hoje a GR em parceria com a Agência Parlare Treinamentos em Idiomas oferecerá aos nossos leitores matérias com conteúdo exclusivo para você que trabalha em restaurantes, bares, hotéis e casas noturnas e deseja aprimorar ou até mesmo aprender inglês. Serão matérias bem didáticas trazendo exemplos práticos do dia-a-dia dentro de restaurantes e similares para auxiliá-los em seu desenvolvimento profissional.

Aula 01

Como me dirigir ao meu cliente estrangeiro?

Ali, na porta de entrada do estabelecimento, você percebe que quem entra é um cliente diferente. Ele não fala nossa Língua. O que você faz? Sai correndo? Chama alguém que ‘arranha’ um Inglês e se ‘livra’ do problema? Ou enfrenta de cabeça erguida o ‘desafio’? Dentre as opções, fique com a última. Sem medo! Porque não há razão para tal pânico. O simples fato de você tentar se comunicar já demonstra ao cliente estrangeiro acolhimento e empatia.

Veja algumas dicas bem interessantes para que você se sinta muito mais à vontade ao interagir com seu cliente em uma situação como essa:

Caso o cliente seja um homem você pode simplesmente dizer sir [sâr]: “Hello, Sir” [rélôu, sâr] = Olá, senhor!

Mas se souber seu sobrenome, pode referir-se a ele como Mr. [mister] + seu sobrenome. Por exemplo: Mr. Jones.

Atenção: Você pode dizer “Mr. + primeiro nome + sobrenome”, mas não pode chamar o cliente somente de Mr. ou de Mr. + seu primeiro nome.

clip_image003
Mr. Erik Jones

Ou

Mr. Jones

clip_image002
Mr. Erik

Ou

Mr.

Para mulheres, dizemos ma’am [mém], ou no caso de sabermos seu sobrenome, podemos dizer Ms. [mizz] + sobrenome. Por exemplo: Ms. Jones

Atenção: Você pode dizer “Ms. + primeiro nome + sobrenome” e também, somente Ms., mas não pode se dirigir à cliente usando Ms. + seu primeiro nome.

clip_image004 Ms. Louise
clip_image003[1] Ms. Louise Jones

Ms. Jones ou

Ms.

Nota: Existe ainda o termo Mrs. [missis], utilizado para mulheres casadas. Mas atualmente, por uma questão de mudanças sociais e de igualdade de sexos, o termo mais geral e neutro Ms. acaba sendo mais utilizado.

Luciana Falcetti – Sócio-diretora da Agência Parlare – treinamento em idiomas, que oferece cursos especializados de Línguas estrangeiras para equipes de bares, restaurantes e hotéis; graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Possui ampla experiência no ensino de Línguas para crianças e adultos, tendo já coordenado cursos de Inglês para garçons e taxistas.

clip_image006

Contatos:

www.agenciaparlare.com.br

http://www.facebook.com/AgenciaParlare

contato@agenciaparlare.com.br

11 2626-5519 / 11 7516-8857

Rua Vergueiro, 1855 – 6º andar, Vila Mariana – São Paulo – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *