Garçom de Restaurante

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“Funcionário encarregado de servir bebidas e comidas”
O que é ser um garçom?

O garçom é o profissional responsável por atender os clientes em um bar, café ou restaurante, anotar seus pedidos, servi-los, e, após a saída do cliente, retirar os restos da mesa, e limpá-la, de modo que outra pessoa possa ocupá-la. O garçom também pode trabalhar em eventos e festas, e, nesse caso, o profissional é responsável apenas por servir os convidados e recolher os copos e pratos já utilizados. O garçom deve garantir que não falte nada aos clientes ou convidados e que eles estejam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento. Além do seu salário, o garçom ganha uma taxa de 10% que é inclusa na conta do cliente e as gorjetas, ambos opcionais.

Quais as características necessárias para ser um garçom?

Para ser um garçom é necessário que o profissional seja alfabetizado, para poder anotar os pedidos. Além disso, outras características interessantes são:

  • agilidade
  • raciocínio rápido
  • capacidade de observação
  • paciência
  • capacidade de organização
  • flexibilidade
  • disponibilidade de horário
  • simpatia
  • pró-atividade
  • responsabilidade
Qual a formação necessária para ser um garçom?

Não existe uma formação necessária para ser um garçom, porém é imprescindível que o profissional seja alfabetizado. Porém, é importante a realização de cursos de especialização, workshops e treinamentos que capacitam o profissional para atender melhor os clientes ou convidados. Tais cursos diferenciam o profissional e o destacam no mercado de trabalho.

Principais atividades de um garçom
  • atender os clientes
  • anotar os pedidos
  • passar o pedido ao cozinheiro, caso o mesmo seja de gênero alimentício
  • preparar a bebida, ou passar o pedido ao bartender se for o caso
  • servir o cliente
  • estar pronto a atender quando o cliente solicitar
  • trazer a conta quando o cliente pedir
  • retirar os restos de comida e as louças utilizadas
  • limpar a mesa para que outras pessoas possam ocupá-la
Áreas de atuação e especialidades
  • Bares, restaurantes e cafés: trabalha realizando as funções normais de um garçom, podendo até se especializar em comidas ou bebidas, e participar de cursos como o de barman, de somelier, de chef ou de maitre. Geralmente, os garçons são contratados pelo próprio estabelecimento, e não terceirizados.
  • Eventos: trabalha em festas e eventos como casamentos, aniversários, batizados, lançamentos, conferências, homenagens, etc. Esse profissional atende aos convidados, servindo-lhes bebidas, aperitivos e comidas, e recolhendo os copos e pratos usados. Nesse caso, geralmente, os garçons são terceirizados.
Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de atendimento, como é o garçom, é amplo, e continua crescendo, acompanhando o crescimento do lazer e dos serviços. É necessário que o profissional seja pró-ativo e determinado, pois o bom atendimento dos clientes requer atenção e simpatia, além disso, para se destacar também é importante que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e treinamentos.

Curiosidades

A profissão de garçom é uma profissão muito antiga, já na Antigüidade Clássica essa função era exercida pelos escravos domésticos, como eram chamados os escravos que trabalhavam dentro da casa de seus donos. Existiram também, durante toda a história, as tabernas, que eram estabelecimentos comerciais que atendiam os forasteiros e os pousos de passagem, que eram casas de famílias que ofereciam repouso e comida aos “hóspedes”, nos dois casos, o papel de “garçom” era exercido pelos proprietários e suas famílias. O trabalho do garçom só foi distinguido e passou a ser incumbência principal de um funcionário a partir da urbanização e a formação dos bares e restaurantes. A partir daí o garçom virou figura importantíssima dentro de um estabelecimento.

2 comentários sobre “Garçom de Restaurante

  1. Ola. Tudo bom?
    Encontrei muitas coisas interesantes neste site e estava pensando em utilizá-lo até mesmo para o treinamento da minha equipe. Me debati com este “Funcionário encarregado de servir bebidas e comidas” e me decepcionei. Digo sempre para minha equipe que são muito mais que isso. Sugiro aprofundar o tema.
    Obrigada!

    Patricia Martins.

  2. É um desafio diário o treinamento e motivação da equipe. Incrível como temos que lembrá-los constantemente que os clientes é que pagam o salário deles e que precisamos fidelizá-los. Minha equipe é muito elogiada, mas é realmente um trabalho árduo.

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