IDEIAS PARA INOVAR SEU RESTAURANTE E SE DESTACAR DA CONCORRÊNCIA

Coloque-se no lugar dos seus consumidores. Porque eles desejariam ir ao seu restaurante ao invés de visitar um dos seus concorrentes? Bem, a verdade é que se você não se destacar entre as outras opções, eles provavelmente não vão ao seu estabelecimento. Você precisa pensar muito e demoradamente sobre o seu lugar e o que o torna especial ou diferente de qualquer outro restaurante.

Seus consumidores possuem muitas opções nesses dias quando saem para comer, beber e se socializar. Como você pode garantir que seu bar ou restaurante se sobressaia entre a multidão?

Primeiramente, comece a fazer uma lista dos reais benefícios e vantagens que você atualmente oferece aos seus clientes, e coloque seus esforços de marketing evidenciando essas características. Pense no que é especial sobre o seu restaurante. Pergunte aos seus consumidores, empregados e inclusive para seus fornecedores o que torna seu restaurante diferente dos demais. Talvez você tenha uma receita especial e única que as pessoas realmente apreciam e vão aproveitar, ou talvez o seu chef saia da cozinha para cumprimentar os clientes, ou ainda você tenha garçons bilíngues que conseguem se comunicar com viajantes estrangeiros em suas línguas nativas. Anote tudo!

Uma vez que você tenha essa lista, realize o marketing desses pontos. Vá até as redes sociais e publique imagens dos seus pratos populares. Obtenha comunicados publicados na imprensa avisando seus potenciais consumidores da sua vasta variedade de comida… ou depoimentos sobre seu ótimo serviço de atendimentos ao cliente e ambiente. Qualquer que seja sua vantagem sobre os outros, certifique-se de que as pessoas saibam. Entre na mente do seu mercado-alvo.

Além de destacar seus pontos fortes, você deve considerar adotar novas estratégias para diferenciar você de todos os outros restaurantes. Veja abaixo algumas ideias.

10 Ideias criativas para fazer seu restaurante se destacar dentre os demais

  1. Crie vistas convidativas de suas janelas

Você já passou em frente a uma loja que você nunca entrou antes e se sentiu intrigado simplesmente porque ela parecia muito atraente por fora? Embora a aparência da fachada seja importante para qualquer restaurante, especialmente em uma área com muito tráfego de pessoas à pé, você deve oferecer uma vista bonita do interior do seu estabelecimento também, para aqueles que desaceleram quando estão próximos do restaurante só pra dar uma olhadinha lá dentro. Esforce-se em decorar suas janelas com cortinas ou arte. Tenha sua logo colada no vidro ou pendure os pratos especiais do dia em uma bonita moldura.

Pense no que as pessoas observam quando espiam através do vidro dianteiro. Elas visualizam uma cozinha aberta cheia de ação, ou um local desorganizado? Caso você tenha mesas encostadas nas janelas, certifique-se de que elas estão decoradas de uma forma legal que reflita o ambiente do seu restaurante.

  1. Mantenha sua calçada bonita

Uma vez que você melhorou a visão para o interior do seu restaurante, é hora de pensar sobre outros aspectos que os potenciais consumidores encontram do lado de fora. Caso você tenha uma calçada, principalmente uma próxima a um tráfego de pedestres, não se esqueça de deixá-la sedutora. Existem várias ideias criativas em sites como o Pinterest, mas há alguns truques clássicos que você também pode tentar.

Você pode criar uma sensação romântica ao pendurar luzes, ou um ambiente aconchegante ao incrementar uma fogueira. Oferecer tanto um lugar sombreado como ensolarado dá aos seus convidados a opção de jantar onde quer que seja mais confortável para eles. Adicionar sinalizações engraçadas ou inteligentes na sua calçada pode trazer um sorriso para o rosto de algum transeunte e até mesmo convencê-los a ponto de darem uma chance para seu restaurante. Enfim, há inúmeras ideias, e basta um pouco de criatividade para inovar.

  1. Oferecer bebidas originais

Oferecer cervejas artesanais e degustações de vinhos no restaurante são coisas bem populares. Embora sempre existam pessoas que vão continuar bebendo o que já conhecem, não é mais uma opção simplesmente servir as marcas de cerveja mais comuns. Jantar fora é uma ocasião para testar novos sabores, e aqueles que não desejam se arriscar nas suas refeições podem, ao invés disso, optar por uma bebida que não estão familiarizados.

No entanto, não deixe que seu cardápio de bebidas não pare na cerveja. Grande parte dos adultos, entre os consumidores mais impactantes agora, têm superado seus hábitos de consumo de álcool e estão mais interessados em combinar os vinhos certos com seus alimentos. E embora alguns coquetéis sempre serão clássicos, existem inúmeras combinações que ainda não foram descobertas, muito menos vendidas – então seja criativo! Avalie seu restaurante e veja se vale à pena contratar um especialista de vinhos e drinks para ajudar a incrementar sua cartela de bebidas.

  1. Coloque um empenho extra na apresentação do prato

Não é nem um pouco raro ver alguém hoje em dia tirar o seu celular do bolso para tirar uma rápida foto de sua refeição antes de saboreá-la. As pessoas não fazem isso para que todos saibam o que estão comendo naquele momento; a maioria das fotografias é tirada para capturar uma vista bonita, e isso também se aplica aos alimentos. Ninguém vai tirar uma foto de um prato normal de macarrão com molho jogado por cima dele. Separe um tempo para apresentar sua comida de uma maneira única.

Mesmo se você não for um fã de fotografias de comida, ter um consumidor satisfeito compartilhando sua foto ainda é uma ótima (e gratuita) exposição para seu restaurante. Nunca se sabe – você pode estar servido um influenciador de opinião que está para encaminhar milhares de consumidores para o seu estabelecimento!

  1. Surja com louças criativas

Agora que você está se preocupando com a aparência do alimento, que outra forma existe para você realmente tornar a apresentação do seu prato memorável? Tente inovar nos recipientes nos quais você serve sua comida! Considere o estilo da sua louça em relação à atmosfera geral do seu restaurante. Ou então, tente transformar seu prato completamente – servir charcutaria, por exemplo, em algo não convencional como uma telha é um pouco mais emocionante que oferecer carne numa tábua de corte.

Nesse ponto, o “pote de conserva” como taça de coquetel já se tornou algo clichê, mas ainda há diversas oportunidades para dar um ar vintage à sua louça. Se você estiver servindo café em copos modernos, dê aos seus consumidores o leite em um bule à moda antiga. Você pode pegar algumas e outras peças de louça originais com facilidade em lojas de usados e melhorar a apresentação geral das refeições que você serve apenas com um investimento pequeno.



  1. Contrate funcionários excepcionais

Todos os detalhes estéticos serão rapidamente ofuscados se seus clientes receberem um péssimo serviço de atendimento durante o jantar. Uma experiência desagradável com a equipe do restaurante pode arruinar a saída de qualquer pessoa, e geralmente leva a avaliações negativas sobre seu estabelecimento. Acima de tudo, certifique-se de que seus garçons são amigáveis e seus cozinheiros são bem treinados para lidar com os pedidos dos consumidores. A parte mais memorável da refeição costuma ser as interações humanas que ocorrem durante o jantar.

  1. Supere as expectativas dos seus clientes

Quantas vezes você jantou fora e descobriu um restaurante que superou suas expectativas? Isso talvez aconteça graças às pequenas surpresas – aperitivos gratuitos a cada pedido de vinho, uma rosa para cada mulher que está num encontro, ou um pedaço de bolo para alguém que está celebrando o aniversário no seu restaurante. Essas pequenas coisas podem não parecer importantes, mas são elas que tornam você adorado pelos seus consumidores, e faz com que eles queiram retornar para outra dose desse tratamento especial.

  1. Cuide bem do seu ambiente

Há diversas formas de melhorar a ambiência do seu restaurante:

  • Aprimore a iluminação, pois ela ajuda a criar a tonalidade do seu restaurante. Utilize uma iluminação bonita e adequada para cativar a atenção de transeuntes na frente do seu estabelecimento. Apenas lembre-se de combinar a luz com o conceito do seu restaurante. Grandes lustres, por exemplo, são perfeitos para locais elegantes e românticas. Já uma iluminação mais colorida funciona melhor em bares descolados e modernos. Não se esqueça de também manter seu ambiente numa boa condição de iluminação: nem tão escuro, nem tão claro.
  • Adicione textura, já que elementos que possuem textura podem facilmente captar a atenção das pessoas, assim como melhorar a atmosfera do restaurante. Considere acentuar algumas paredes do seu estabelecimento ou mobiliá-lo com móveis feitos de madeira áspera.
  • Pendure obras de arte. Elas não são ótimas para somente criar assunto nas mesas, mas também melhoram o ambiente do seu restaurante, assim como a iluminação. Lembre-se de selecionar peças de arte que combinam com o conceito do seu estabelecimento. Por exemplo: grandes pinturas a óleo são perfeitas para restaurantes sofisticados, enquanto peças de trabalho contemporâneas dão muito certo em cafeterias com design urbano.

Essas três ideias podem levar a atmosfera do seu restaurante a outro nível. Mas lembre-se: elas não vão funcionar se você não tiver um conceito de restaurante sólido. Então, certifique-se de ter um tema que já funciona antes de lançar essas ótimas ideias.

  1. Abrace a tecnologia

Existem vários benefícios em utilizar a tecnologia no seu restaurante – algo que deveria ter sido incorporado no seu estabelecimento desde a inauguração. Com a solução certa, você pode rastrear as preferências dos seus consumidores e estar preparado para oferecer a eles uma ótima experiência toda vez que retornam. O que faz um restaurante destacar mais na mente de alguém que um serviço personalizado? Você também pode utilizar a tecnologia certa para treinar sua equipe mais rapidamente e eficientemente, gerenciar o estoque, reduzir o desperdício de comida, e criar uma ambiência única.

  1. Realize eventos de caridade

A responsabilidade social empresarial continua se tornando mais importante nas decisões dos consumidores. Talvez a Internet nos tornou mais conscientes do nosso impacto, ou talvez as recessões recentes mostrou o valor de nos mantermos unidos. De qualquer forma, essa é uma ótima oportunidade para os restaurantes ganharem uma exposição positiva enquanto estão fazendo uma diferença verdadeira na comunidade.

Destaque-se na sua cidade ajudando aos necessitados. Você pode fazer qualquer coisa, desde organizar um evento de caridade até doar ingredientes não utilizados para um abrigo próximo. Você pode focar sua atenção para o meio ambiente, dedicando seu cardápio para alimentos orgânicos e locais, ou talvez doar 10% de cada conta de um determinado dia para uma instituição, ou você ainda pode criar um prato ou bebida especial e dar o lucro referente a essas compras para organizações sem fins lucrativos.

Envolva seus consumidores também! Às vezes, ajudar a comunidade não vai lhe custar nada, mas geralmente os benefícios ocultos vão economizar seu dinheiro em longo prazo. Filantropia é realmente uma ótima estratégia de promoção.

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