Business Intelligence para restaurantes

Toda empresa utiliza estratégias de análise de dados para se manter eficiente. Externamente, por exemplo, tal método dá para o negócio a capacidade de detectar tendências de mercado e melhorar o planejamento de produtos, serviços e campanhas de negócios. Internamente, as atividades de análise ampliam a capacidade de os gestores rastrearem falhas internas e locais que podem ser otimizados.

Pensando nisso, o Sischef desenvolveu uma ferramenta de Business Intelligence (BI), para que gestores do ramo gastronômico alcancem ainda mais seus objetivos, sendo o primeiro sistema para estabelecimentos do ramo gastronômico a disponibilizar essa funcionalidade, que é única e exclusivamente integrada ao sistema.

O que é Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta primordial para uma tomada de decisão rápida e segura. Isso porque a ferramenta de BI permite a coleta, organização, segmentação e análise de dados. Dessa forma, está entre os benefícios de utilizar o BI o fato de elevar a eficiência operacional, encontrar potenciais receitas e tendências, gerenciar e também, claro, detectar novas oportunidades de negócio.

Por meio da análise de dados, o administrador passa a ter mais capacidade para criar uma visão ampla sobre todas as atividades internas, a sua relação com os lucros da empresa e os aspectos que necessitam de melhorias.

Devido à implantação do BI, empresas passaram a ter maior capacidade para adotar tomadas estratégicas, que levam a empresa a alcançar com tranquilidade as suas metas de médio e longo prazo. Investimentos, projetos internos e rotinas terão uma estrutura mais inteligente, flexível e funcional. Dessa forma, qualquer iniciativa interna terá maior capacidade de atingir os objetivos esperados.

Como funciona?

O BI funciona por meio de um processo de captação de informações, adquiridas de diferentes fontes de dados, como o sistema Sischef, além de planilhas e documentos de texto. Essas informações são gravadas e centralizadas em um banco de dados, ao qual dá-se o nome de Data Warehouse. Essas informações são, então, organizadas e transformadas em dados relevantes para os negócios, que podem ser acessados através de ferramentas de visualização, como um dashboard.

Quando o objetivo é alcançar a eficiência em resultados, servir-se de dados reais sobre o seu negócio e também do mercado como um todo é essencial para não cometer erros de gestão no seu restaurante.

O BI auxilia na tomada de decisão. É você poder observar uma tela com um dashboard e em 10 segundos ter a visão total da empresa, tendo a capacidade de adotar uma decisão de negócio inteligente, com base em fatos.

Veja uma ilustração de como é o funcionamento do BI:

Por que usar o BI?

Estabelecimentos que tem uma visão mais ampla enxergam no Business Intelligence uma forma de se manter competitivos mesmo em segmentos saturados como o de restaurantes.

Enquanto diversos estabelecimentos desperdiçam muito dinheiro com processos falhos, falta de aproximação com os clientes e produtos que não entregam o valor que deveriam, o BI serve como conselheiro sábio, apresentando falhas e apontando oportunidades.

Algumas razões de usar o Business Intelligence:

  • Eliminar a administração por ”adivinhação”;
  • Obter respostas rápidas para perguntas importantes;
  • Acessar rapidamente os relatórios gerenciais;
  • Conhecer o comportamento do consumidor;
  • Ajustar informações em tempo real;
  • Aumentar a eficiência dos processos internos;
  • Melhorar o controle de custos;
  • Controlar o estoque em tempo real;
  • Analisar o passado, o presente e o futuro dos negócios.

Case de sucesso usando o Business Intelligence

O Madero, rede paranaense de restaurantes, dobrou de tamanho nos últimos anos, passando de 40 para mais de 80 filiais. Isso se deve ao fato da rede passar a utilizar o BI em seu dia a dia, o que acelerou a coleta, tabulação e leitura de dados operacionais e de resultados, sendo o segredo para uma gestão segura das informações da empresa, auxiliando o board na tomada de decisões estratégicas, especialmente quando o assunto é expansão e investimentos.

Segundo o diretor de tecnologia da Madero, Murillo Proença, em entrevista dada ao site Computer World, ele falou sobre o crescimento: ”Com essa ferramenta, não atiramos no escuro, pois ela nos oferece visão total do desempenho da empresa, que nos assegura 100% de certeza em qualquer ação comercial”.

Concluindo

A procura por esse tipo de ferramenta está aumentando entre as empresas nos últimos anos. E essa alta procura pode ser explicada pelo fato de que com o mercado cada vez mais competitivo, se torna essencial que a empresa mantenha a qualidade e organização das informações, para que consiga fazer rápidas tomadas estratégicas frente às demandas do mercado.

Com todos esses benefícios, o Business Intelligence atua para o aprimoramento da gestão, crescimento da gestão, crescimento da produtividade, eficiência operacional, eliminação de erros e retrabalhos, redução de custos e melhores resultados financeiros. Você poderá, enfim, mudar a forma de tomar decisões, antes baseadas em palpites ou até mesmo em percepções subjetivas.

Com a implantação da ferramenta de BI integrada ao Sischef, você terá segurança para definir metas e persegui-las para garantir a expansão do seu negócio. Contar com o apoio dessa estratégia irá trazer benefícios decisivos para conquistar a vantagem competitiva no seu segmento. Conforme a concorrência cresce, é preciso adotar métodos adequados para permanecer sempre na frente.

Dessa forma, ao utilizar um sistema de Business Intelligence, o administrador consegue analisar, planejar e reagir de forma mais rápida sobre os mais diversos aspectos de negócio, atingindo um maior domínio sobre sua empresa, além de uma gestão mais eficiente.

Um comentário sobre “Business Intelligence para restaurantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *