Business Intelligence para restaurantes

Toda empresa utiliza estratégias de análise de dados para se manter eficiente. Externamente, por exemplo, tal método dá para o negócio a capacidade de detectar tendências de mercado e melhorar o planejamento de produtos, serviços e campanhas de negócios. Internamente, as atividades de análise ampliam a capacidade de os gestores rastrearem falhas internas e locais que podem ser otimizados.

Pensando nisso, o Sischef desenvolveu uma ferramenta de Business Intelligence (BI), para que gestores do ramo gastronômico alcancem ainda mais seus objetivos, sendo o primeiro sistema para estabelecimentos do ramo gastronômico a disponibilizar essa funcionalidade, que é única e exclusivamente integrada ao sistema.

O que é Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta primordial para uma tomada de decisão rápida e segura. Isso porque a ferramenta de BI permite a coleta, organização, segmentação e análise de dados. Dessa forma, está entre os benefícios de utilizar o BI o fato de elevar a eficiência operacional, encontrar potenciais receitas e tendências, gerenciar e também, claro, detectar novas oportunidades de negócio.

Por meio da análise de dados, o administrador passa a ter mais capacidade para criar uma visão ampla sobre todas as atividades internas, a sua relação com os lucros da empresa e os aspectos que necessitam de melhorias.

Devido à implantação do BI, empresas passaram a ter maior capacidade para adotar tomadas estratégicas, que levam a empresa a alcançar com tranquilidade as suas metas de médio e longo prazo. Investimentos, projetos internos e rotinas terão uma estrutura mais inteligente, flexível e funcional. Dessa forma, qualquer iniciativa interna terá maior capacidade de atingir os objetivos esperados.

Como funciona?

O BI funciona por meio de um processo de captação de informações, adquiridas de diferentes fontes de dados, como o sistema Sischef, além de planilhas e documentos de texto. Essas informações são gravadas e centralizadas em um banco de dados, ao qual dá-se o nome de Data Warehouse. Essas informações são, então, organizadas e transformadas em dados relevantes para os negócios, que podem ser acessados através de ferramentas de visualização, como um dashboard.

Quando o objetivo é alcançar a eficiência em resultados, servir-se de dados reais sobre o seu negócio e também do mercado como um todo é essencial para não cometer erros de gestão no seu restaurante.

O BI auxilia na tomada de decisão. É você poder observar uma tela com um dashboard e em 10 segundos ter a visão total da empresa, tendo a capacidade de adotar uma decisão de negócio inteligente, com base em fatos.

Veja uma ilustração de como é o funcionamento do BI:

Por que usar o BI?

Estabelecimentos que tem uma visão mais ampla enxergam no Business Intelligence uma forma de se manter competitivos mesmo em segmentos saturados como o de restaurantes.

Enquanto diversos estabelecimentos desperdiçam muito dinheiro com processos falhos, falta de aproximação com os clientes e produtos que não entregam o valor que deveriam, o BI serve como conselheiro sábio, apresentando falhas e apontando oportunidades.

Algumas razões de usar o Business Intelligence:

  • Eliminar a administração por ”adivinhação”;
  • Obter respostas rápidas para perguntas importantes;
  • Acessar rapidamente os relatórios gerenciais;
  • Conhecer o comportamento do consumidor;
  • Ajustar informações em tempo real;
  • Aumentar a eficiência dos processos internos;
  • Melhorar o controle de custos;
  • Controlar o estoque em tempo real;
  • Analisar o passado, o presente e o futuro dos negócios.

Case de sucesso usando o Business Intelligence

O Madero, rede paranaense de restaurantes, dobrou de tamanho nos últimos anos, passando de 40 para mais de 80 filiais. Isso se deve ao fato da rede passar a utilizar o BI em seu dia a dia, o que acelerou a coleta, tabulação e leitura de dados operacionais e de resultados, sendo o segredo para uma gestão segura das informações da empresa, auxiliando o board na tomada de decisões estratégicas, especialmente quando o assunto é expansão e investimentos.

Segundo o diretor de tecnologia da Madero, Murillo Proença, em entrevista dada ao site Computer World, ele falou sobre o crescimento: ”Com essa ferramenta, não atiramos no escuro, pois ela nos oferece visão total do desempenho da empresa, que nos assegura 100% de certeza em qualquer ação comercial”.

Concluindo

A procura por esse tipo de ferramenta está aumentando entre as empresas nos últimos anos. E essa alta procura pode ser explicada pelo fato de que com o mercado cada vez mais competitivo, se torna essencial que a empresa mantenha a qualidade e organização das informações, para que consiga fazer rápidas tomadas estratégicas frente às demandas do mercado.

Com todos esses benefícios, o Business Intelligence atua para o aprimoramento da gestão, crescimento da gestão, crescimento da produtividade, eficiência operacional, eliminação de erros e retrabalhos, redução de custos e melhores resultados financeiros. Você poderá, enfim, mudar a forma de tomar decisões, antes baseadas em palpites ou até mesmo em percepções subjetivas.

Com a implantação da ferramenta de BI integrada ao Sischef, você terá segurança para definir metas e persegui-las para garantir a expansão do seu negócio. Contar com o apoio dessa estratégia irá trazer benefícios decisivos para conquistar a vantagem competitiva no seu segmento. Conforme a concorrência cresce, é preciso adotar métodos adequados para permanecer sempre na frente.

Dessa forma, ao utilizar um sistema de Business Intelligence, o administrador consegue analisar, planejar e reagir de forma mais rápida sobre os mais diversos aspectos de negócio, atingindo um maior domínio sobre sua empresa, além de uma gestão mais eficiente.

2 comentários sobre “Business Intelligence para restaurantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *