O aniversário é do cliente, mas quem comemora é você.

Um dos motivos que leva o cliente ao seu restaurante para comemorar sem que seja o dia das Mães, dos Pais ou dia dos namorados é nada mais nada menos que o seu aniversário.

Surpreendentemente, os aniversários são ignorados por alguns donos de restaurantes porque são distribuídos uniformemente ao longo do ano e você acaba não percebendo que as comemorações de aniversário podem gerar um impacto muito significativo nas vendas. Quem já aposta nesta estratégia de vendas sabe que é bem rentável para o seu restaurante. Muitos restaurantes utilizam desta técnica para atrair clientes para seus estabelecimentos no dia do seu aniversário.

Se você analisar as mesas em que os clientes estão comemorando o aniversário de alguém perceberá que o ticket médio desta mesa tende a ser pelo menos 20% maior que as mesas com o mesmo número de pessoas que não estão comemorando nenhum tipo de evento.

Supondo que você consiga atrair um único cliente por semana para comemorar seu aniversário em seu estabelecimento e que a mesa deste cliente consuma pelo menos R$ 300,00 você terá um aumento de R$ 15.600 reais em seu faturamento anual considerando que o ano possui 52 semanas. Éum valor bem considerável que pode ser responsável pela folha de pagamento de 3 a 5 funcionários por um mês.

Mesmo levando em conta o dia das mães, um dos mais rentáveis no ano é pouco provável que você consiga preencher 52 mesas neste único dia, muitos restaurantes não possuem nem mesmo esta quantidade de mesas em seu salão. E veja que estamos considerando um cenário modesto com apenas um cliente comemorando seu aniversário por semana.

A estratégia dos restaurantes que investem nesta modalidade e que obtém muito sucesso com isto é captar o nome, o email e a data de aniversário do cliente deixando alguns vouchers na mesa para concorrerem a algum tipo de promoção. Quando há a possibilidade de ganhar algo os clientes são bem solícitos a fornecer este tipo de informação. Duas semanas antes do aniversário envie um email ou mensagem de texto para o cliente oferecendo uma cortesia para comemorar seu aniversário no restaurante. Pode ser um determinado número de chopps, uma sobremesa ou outra cortesia caso a mesa atinja um valor mínimo.

Veja as vantagens em atrair clientes para comemorar o aniversário em seu restaurante:

  • As mesas de aniversário possuem sempre mais clientes
  • Os tickets médios tendem a ser pelo menos 20% maiores que uma mesa tradicional
  • Muitos aniversários caem durante o meio da semana, dias em que o restaurante não recebe muitos clientes
  • Os aniversariantes tendem a trazer novos clientes para o restaurante

Os aniversários geram uma boa oportunidade para os restaurantes e se você realizar um bom trabalho de marketing nos aniversários suas vendas e seu lucro aumentarão consideravelmente.

Fonte: GR Gestão de Restaurantes

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *