Que abrir um restaurante de comida natural? Saiba o que é necessário.
Você já pensou em abrir um restaurante natural? Mais do que apenas uma moda, a alimentação saudável está se tornando um hábito na vida de muitos, influenciados pelo crescente desejo de melhorar a qualidade de vida e a preocupação com a saúde. Comida vegetariana, orgânica, light ou sem glúten são opções que estão sendo muito procuradas.
Atualmente, em praticamente todas as grandes cidades brasileiras, existem ‘’restaurantes naturais’’. Se você quer iniciar nesse ramo, saiba que segundo a Euromonitor, de 2004 a 2009, o mercado de alimentação natural obteve um crescimento de 98%. Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir um restaurante natural e se dar bem nos negócios. Confira.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UM RESTAURANTE NATURAL:
SOBRE RESTAURANTES NATURAIS
Os restaurantes naturais, podem servir comidas ovo-lacto-vegetarianos (com ovos e laticínios), veganas (sem derivados de animais) e/ou carnes brancas. Os legítimos restaurantes naturais são aqueles que não utilizam ingredientes industrializados e, sempre que possível, só oferecem produtos orgânicos.
É preciso lembrar que a montagem do cardápio alimentar deve ser realizada por nutricionistas.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em seu restaurante, como o cardápio e etc. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu restaurante, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio
- Quais os principais produtos e/ou serviços
- Quem serão os seus principais clientes
- Onde será localizada a empresa
- O montante de capital a ser investido
- Qual será o faturamento mensal
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
ESCOLHA O LOCAL
A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um restaurante natural, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para montar um restaurante natural é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferencia a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento.
É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu restaurante natural poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura de um restaurante natural requer espaços que acomodem um salão para refeições, banheiros, depósito para o estoque e a área da cozinha. Para um restaurante natural com balcão de buffet, sugere-se uma área de 120 m², capaz de atender a 250 clientes por dia.
Os equipamentos necessários para abrir um restaurante natural são:
- Fogão industrial (seis bocas).
- Balcões térmicos frio e a vapor.
- Vitrines geladas.
- Freezer horizontal.
- Multiprocessador de alimentos.
- Espremedor de frutas para sucos.
- Cortador de frios.
- Extrator de sucos industrial.
- Forno de microondas.
- Liquidificador industrial.
- Geladeira.
- Mesas e cadeiras.
- Balança eletrônica.
Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação do seu restaurante natural é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode ser feita pelo método tradicional de panfletagem, ou parcerias com negócios de segmentos que tenham ligação com o seu, por exemplo academias. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.
Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua padaria terá sucesso.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir um restaurante natural são simples:
- Registro de compra dos alimentos
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Fonte: https://aberturasimples.com.br/abrir-um-restaurante-natural/
Um comentário sobre “Quer abrir um restaurante de comida natural?”