Como você faz para avaliar como anda o desempenho do seu restaurante ou bar? A grande maioria se preocupa apenas com o bolso né, se tá dando para fazer uma boa retirada no final do mês significa que meu negócio está bem. Acontece que negócios que estão bem podem melhorar mais ainda como também podem começar a ter um declínio após um determinado período. E também podemos pensar pela perspectiva de um restaurante que está enfrentando dificuldades financeiras. O que o gestor deveria fazer para identificar a fonte dos problemas e buscar soluções para reverter este quadro?
Hoje eu vou apresentar pra vocês uma ferramenta extremamente útil e muito necessária para a gestão de qualquer empreendimento gastronômico que são os Indicadores de Desempenho, também conhecido como KPI’s que é uma abreviação de Key performance indicators, Indicadores chave de performance ou de desempenho.
A maior vantagem do uso de KPIs é transformar números avulsos em conhecimento sobre o seu restaurante. Com esses dados em mãos, os gestores conseguem obter resultados bem objetivos sobre o desempenho do seu negócio e identificar problemas no andamento das atividades empresa, o que possibilita fazer ajustes na estratégia caso seja necessário.
Em outras palavras, os KPIs oferecem um diagnóstico preciso da sua empresa, o que torna as chances de problemas financeiros ou operacionais serem corrigidos a tempo ou também ajuda as empresas que já estão bem financeiramente a melhorar o seu desempenho e obter uma margem de lucro ainda maior.
A função dos indicadores de desempenho é sempre de medir resultados e por isto eles podem ser enquadrados em várias categorias
A – Como os indicadores de produtividade que estão relacionados a capacidade produtiva do seu restaurante
- Capacidade de produção em quilos
- Tamanho da brigada
- Capacidade ou autonomia de um determinado equipamento
- Capacidade de entregas no delivery
B – Temos também os indicadores de qualidade que caminham lado a lado com os indicadores de produtividade, uma vez que ajudam a compreender qualquer desvio ou não-conformidade que possa ter ocorrido durante um processo produtivo como
- A nota de avaliação dos clientes sobre a qualidade da comida, sobre o atendimento ou sobre a estrutura do restaurante
- A medição da quantidade de pratos e copos quebrados durante o processo de lavação
C – E também temos indicadores estratégicos que são aqueles que auxiliam na orientação de como a empresa se encontra em relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente. Eles indicam e fornecem um comparativo de como está o cenário atual da empresa com relação ao que deveria ser, então é possível avaliar e comparar
- Como está o índice atual de satisfação dos clientes em relação ao passado
- Como está a margem de lucro atual em relação a outros períodos
Tudo isto permite ao gestor comparar constantemente estes resultados de forma simplificada mas que fornecem muitas repostas rápidas sobre o desempenho do restaurante que você gerencia.