Gerir um restaurante é uma tarefa árdua e, acima de tudo, minuciosa.
Ter o controle sobre informação, dados, fornecedores e o inventário de um restaurante é o tipo de tarefa que parece simples, mas no dia a dia demanda atenção e cuidado.
Quanto comprar? Quais os produtos que mais saem, mais agradam os clientes? Quais produtos demandam mais atenção e cuidado, ou possuem muita rotatividade?
São tantos os setores e variáveis a serem controlados que é normal sentir-se perdido ou perdida.O que não pode acontecer são esses detalhes atrapalharem sua gerência!
Ter o controle de um inventário que contenha todas as informações necessárias de bens do seu restaurante é um método que pode auxilia-lo na administração do seu negócio sem comprometê-lo com desperdícios.
Quer saber mais?
Nós listamos um passo-a-passo com algumas dicas pra que você tenha em mãos um inventário completo e preciso, veja mais a seguir:
Contabilize tudo que você tem no seu estoque.
Primeiro, organize os itens que você já possui. Separe-os por classificações genéricas: legumes, carnes, bebidas, louça, itens de higiene, etc.
Se achar melhor, crie também subcategorias para refinar este armazenamento. Trabalhoso, porém a recompensa vale a pena.
Itens separados e organizados são melhores de serem mantidos sempre assim, em ordem.
Após isso, contabilize. Quanto de cada você possui e precisa ter para que seu restaurante funcione em dia?
Configure um sistema de controle de estoque e registre tudo!
Tenha o registro de tudo o que você possui, este passo fica mais simples. Registre entradas e saídas de produtos, bem como datas de compras, vencimentos, vendas, etc.
Esse controle diário do seu estoque lhe dá informações importantes para sua gestão. Você vai ter mais precisão nas compras ao saber como está o seu estoque.
Com um sistema, como o Mogo Smart, esse registro e atualização acontece de forma automática.
Estabeleça políticas para gerenciar o controle de estoque.
Um grande problema dos estoques são produtos encalhados ou que não são repostos como deveria.
Encontrar o equilíbrio nem sempre é simples. Porém, achismos não são interessantes nesse momento. Tenha dados, informações e estabeleça políticas para ter o controle de inventario.
Assim, você conhece quantidades máximas e mínimas, bem como datas, fornecedores e como fazer o máximo para economizar e não ter desperdícios ou erros.
Coloque alguém responsável pelo gerenciamento do estoque.
É preciso alguém que esteja apto para acompanhar o controle pelo sistema.
Ter uma pessoa em sua equipe que conheça seu estoque e que possa realizar esse controle diário, traçar uma média do quanto é consumido semanalmente, efeituar pedidos, etc, é muito útil.
Isso faz com que a responsabilidade esteja centralizada, evitando desperdício, sumiço de produtos, etc.
Caso o seu restaurante tenha um porte e um estoque maior, aposte em um sistema de código de barras.
Para automatizar seu restaurante, conte com sistemas de automação que possuem diversas ferramentas para gerenciar o seu restaurante. Tenha o controle de tudo em suas mãos com sistemas desenvolvidos especialmente para a área gastronômica.
Fonte: http://www.mogosmart.com.br/blog/controle-inventario-de-um-restaurante/