Claro que a comida é o coração de um restaurante. Mas, para que um estabelecimento gastronômico sobreviva e tenha sucesso, é preciso muito mais que um coração: é preciso entender de mercado, fazer uma boa gestão de recursos e de pessoas. É preciso saber administrar o negócio e ter uma boa equipe. Essas visões foram passadas pela chef Ariani Malouf – proprietária do Mahalo e coordenadora da cozinha do Buffet Leila Malouf – durante o 18º Encontro Regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), na quinta-feira (14).
Na palestra “O Restaurante na visão 360º”, Ariani Malouf contou aos presentes suas experiências e dicas sobre todas as áreas que envolvem um restaurante, desde a cozinha, compras, fornecedores, montagem de equipe, atendimento, pesquisas de mercado, desenvolvimento de novos produtos e tantos outros aspectos importantes. “Ter um restaurante vai muito além de saber cozinhar”, disse.
Ela frisou a necessidade de padronizar rigorosamente as receitas, para que ninguém da equipe acabe dando toque pessoal pratos do cardápio, ou corre-se o risco de transformar o menu em “um carnaval”.
A chef também alertou que antes de abrir um restaurante é preciso estudar muito bem o mercado, realizando pesquisas e elaborando muito bem o foco do empreendimento, o público que se planeja alcançar, o estilo de comida que se pretende fazer e se o mercado local comporta sua ideia, seja por falta de público ou por saturação de empreendimentos semelhantes. Todas essas pré-definições são fundamentais para a longevidade do restaurante, explicou Ariani.
Ariani também reforçou a necessidade de ter um atendimento muito bem treinado, que possa receber com eficiência os convidados e dar toda a atenção ao público. “Enquanto o cliente está dentro do restaurante existem muitas possibilidades para que você resolva qualquer tipo de problema que tenha acontecido. Depois que ele está da porta para fora, o estrago está feito”, frisou Ariani Malouf.