Do balcão, gritam um nome: o pedido está pronto e o cliente já pode buscá-lo.
Famosos em Nova York, os restaurantes sem garçons, como o Burger Joint, uma das melhores hamburguerias da cidade, são cada vez menos “coisa de estrangeiro”.
Os novos Na Garagem Hamburgueria, Vinil Burger (ambos em São Paulo) e TT Burger (no Rio) já funcionam neste modelo. E, até março do ano que vem, a capital paulista deve receber ao menos quatro casas com essa proposta.
Reserva TT Burger, de Thomas Troisgros, tem embalagens descartáveis; o cliente pode levar o pedido para viagem ou ficar nas mesas para comer
Nesses locais, o mais comum é a presença de apenas um funcionário para limpar as mesas -o cliente é responsável pelo restante (paga e retira o pedido no balcão).
Além do conceito despojado, apoiado na informalidade, há uma redução de custos que torna os negócios mais vantajosos para o restaurante e para o cliente.
Uma simulação feita pela Universidade Anhembi Morumbi, a pedido da Folha, mostra que a casa pode economizar pelo menos 14% se não oferecer serviço. Em um restaurante cujo faturamento é de R$ 290 mil, por exemplo, economiza-se R$ 40 mil.
“Esse pode ser um impulso para a gastronomia em um momento em que se fala tanto dos preços abusivos”, diz Vera Araújo, professora do curso de gastronomia.
Para alguns chefs, esse modelo é uma oportunidade de oferecer pratos com ingredientes de maior qualidade e preparo mais cuidadoso a preços honestos.
É o caso de Thomas Troisgros, que, inspirado no jeitão informal de comer do nova-iorquino, abriu o TT Burger em pleno Arpoador, no Rio.
Ali, serve hambúrguer artesanal de fraldinha, contrafilé e acém, com queijo meia cura, salada e picles no pão de batata-doce por R$ 25.