Quem se prepara atinge seu objetivo. Não erre na abertura do seu bar ou restaurante.
Olá pessoal, muitos têm nos perguntado quais dicas poderíamos dar para quem quer abrir um restaurante ou bar.
Elegemos a seguir 10 dicas que consideramos importantes nessa etapa decisória para abrir um bar ou restaurante, algumas situações que não devem ser negligenciadas.
1. Análise de mercado
Analisar entre os principais concorrentes no ramo:
- Onde eles estão localizados;
- Quais seus cardápios;
- Qual é o público que mais frequenta esses locais;
- Qual o ponto comercial que ele está instalado;
- O tempo que os estabelecimentos estão sob a mesma direção;
- O tempo que eles estão ativos.
Procurar nessa fase obter o maior número de informação sobre o ramo da atividade, busque entender o dinamismo utilizado pelos “players”, ou seja, o que os restaurantes e bares que estão ativos na sua cidade estão oferecendo aos clientes.
Busque identificar o que falta ou o que poderia ter que chamaria a atenção de um determinado grupo de pessoas.
2. Escolha do público alvo.
Após analisar o mercado, você deve escolher qual público alvo, ou seja, para qual público você irá direcionar seu empreendimento.
Quem você deseja atender?
Aquele que vem uma vez por mês e gasta um valor considerável ou aquele que vem todos os dias?
Seu restaurante ou bar vai ser Self Service, Delivery ou à la carte?
Determinar qual vai ser o público alvo se torna crucial para o sucesso do seu estabelecimento. Entender o que esse público está buscando é uma tarefa importante, pois seus esforços futuros vão se concentrar em agradar esse público, sem negligenciar os demais logicamente.
3. Definição do cardápio.
Com a definição dos tópicos anteriores, é hora de definir o cardápio e aqui entra mais um filtro de público: qual tipo de cardápio seu cliente mais tem o habito de consumir ou qual se pode ter um valor agregado maior?
Será um cardápio mais popular ou com pratos gourmet?
Esses detalhes fazem toda a diferença no momento de se analisar e se investir na abertura de um restaurante ou bar.
4. Escolha do ponto comercial adequado ao público em questão.
Vamos para outro detalhe importante: ponto comercial. Dependendo do público, você irá precisar estar localizado em um determinado bairro, centro, shopping center, galeria, dentre outros locais.
O mais importante aqui é se preocupar de onde vai vir seu cliente, por exemplo, uma panificadora para ela se instalar é preferível que seja escolhido um ponto comercial próximo a uma grande concentração de prédios, pois o número de pessoas próximas tende a ser maior.
Consequentemente com a combinação de um serviço de qualidade, faz com que o empreendimento obtenha sucesso.
Por isso a importância de se escolher o público previamente, porque você não irá instalar um restaurante destinado a servir almoço “popular” em um local onde historicamente os restaurantes só tem movimento na hora do jantar com “espaços gourmet”.
Não que isso não venha a dar resultado, pelo contrário, pode nesse caso haver um nicho de mercado ali, mas vai um pouco contra a lógica, pois os clientes nesse local são noturnos.
5. Parte burocrática.
Agora é necessário uma série de análises sobre a real viabilidade de concretizar o estabelecimento, uma vez que vai precisar que o imóvel em questão esteja em dia nos órgãos públicos, pois isso vai lhe proporcionar uma agilidade no momento de constituir a empresa e obter os devidos alvarás.
Antes de fechar um contrato de aluguel ou compra, primeiro verifique junto a prefeitura de sua localidade, como estão os dados do referido imóvel e se de fato estiver tudo certo, aí sim, de sequência no negócio.
Caso não esteja, solicite a regularização ou procure outro ponto comercial.
6. Abertura de empresa.
Agora que você já analisou o mercado, escolheu o público alvo, definiu o cardápio e por fim, localizou o imóvel que vai lhe atender, hora de procurar um contador e dar início ao processo de abertura da empresa.
Nesse momento é importante que você tenha uma certa projeção de faturamento futuro, assim é possível definir qual o porte da empresa e com isso auxiliar o contador no momento de definir qual o melhor enquadramento tributário possível.
7. Contratação de mão de obra qualificada.
Como citado anteriormente um serviço de qualidade faz toda a diferença no momento em que se escolhe um ramo de atividade, o qual vai ter inúmeros concorrentes. Com isso o processo de escolher do pessoal que vai prestar esse serviço deve ser “rigoroso”.
Procurar pessoas que “comprem” o seu sonho, que literalmente vistam a camisa e prestem o melhor serviço possível, pois pesquisas indicam que “o sucesso de um empreendimento está em você se colocar no lugar do outro”.
Tanto seu funcionário deve se colocar no seu lugar como patrão, bem como deve se colocar no lugar do cliente que acabou de entrar no estabelecimento.
Se o cliente for bem atendido e receber uma refeição ou bebida de qualidade, certamente ele vai comentar com outras pessoas e vai indicar seu estabelecimento, o contrário também é verdade, pois se ele for mal atendido, essa informação vai se compartilhada, porém com um agravante.
Quando se trata de algo negativo a tendência e se espalhar 10x mais do que quando bem atendido.
8. Precificação
Aqui entra um ponto crítico para o sucesso do seu empreendimento, momento em que você deve levar em consideração vários fatores para a definição do valor que irá cobrar pelo seu serviço.
É necessário nesse momento realizar uma projeção inicial com todos os custos e despesas, bem como projetar as prováveis vendas durante o período, isso vai lhe proporcionar a visualização do seu fluxo de caixa, trazendo à tona a sua projeção de faturamento.
Sendo assim dependendo do seu movimento e qual seu percentual de retorno, vai ser seu preço. Baixe nossa planilha de precificação para lhe auxiliar.
9. Divulgação
Não adianta você ter feito todas as demais etapas do seu negócio sendo que seu público alvo não sabe que você existe, sendo assim, estabelecer uma boa estratégia de marketing é extremamente necessária para o sucesso do seu empreendimento.
Busque parceiros, realize eventos, divulgue nos meios de comunicação, aqui quase tudo é válido para tornar seu estabelecimento conhecido e com boa reputação.
Lógico que com o estudo de mercado que você realizou lá no início, nesse momento você já sabe qual o veículo de comunicação seu público alvo mais é adepto.
10. Interação
Dependendo do estilo do seu estabelecimento e o público que você deseja atender, uma boa atração artística faz toda a diferença.
Em uma sociedade que busca a cada dia mais fugir da rotina, um ambiente descontraído sempre vem a calhar, lógico que, como voltamos a repetir, vai sempre depender do público que deseja atender.
Atrações artísticas normalmente ocorrem em ambientes noturnos, mas também pode ser muito bem apreciado em ambientes diurnos, onde o som mais leve traz um ar de calma e serenidade.
Considerações Finais
Esses foram alguns pontos que consideramos interessantes e relevantes para se considerar antes de abrir um estabelecimento comercial, afinal, o sucesso do seu empreendimento está nos pequenos detalhes.
Procure sempre profissionais qualificados para melhor lhe atender.
E você? O que acredita ser importante analisar antes de abrir um estabelecimento comercial?
Vcs podem me disponibilizar o livro em PDF para o meu email acima, citado? Grato.
Gostei das 10 informações acima, mas eu preciso saber como fazer um curso para administrar meu futuro barzinho/restaurante.