O Sistema de Exaustão para Cozinhas Industriais consiste em retirar do ambiente os vapores e gases decorrentes dos processos de cozimento e frituras dos alimentos, deixando o ambiente da cozinha livre de odores e fumaça, assim como, manter a temperatura interna em níveis desejáveis de conforto.
O Sistema de Exaustão para Cozinhas Industriais consiste em captar, tratar, conduzir os vapores e gases para fora do ambiente da cozinha, além de um sistema de insuflamento de ar externo para repor o ar exaurido pelo Sistema de Exaustão.
O Sistema de Exaustão e Ventilação são compostos pelos seguintes equipamentos:
O início do sistema é composto pelo CAPTOR ou Coifa, que fica instalado acima e abrangendo toda a área dos equipamentos de fritura e cozimento dos alimentos.
CAPTOR
As Coifas mais utilizadas hoje em dia são:
– Coifa central ou de Ilha, utilizada em áreas onde os equipamentos para preparo dos alimentos ficam localizado no centro da cozinha industrial;
– Coifa de Parede, utilizada em áreas onde os equipamentos para preparo dos alimentos ficam encostados nas paredes da cozinha industrial;
– Coifa aspiração frontal, bastante utilizada para equipamentos que geram muita gordura, como chapas, fritadeiras e chairbroilers;
– Coifa Wash-Pull, a qual possui sistema de lavagem dos gases incorporados a ela;
– Coifa Push-Pull, possui sistema de insuflamento de ar incorporado a ela formando uma cortina de ar em suas extremidades.
As Coifas podem ser construídas em Aço Inoxidável ou Chapa Galvanizada com o mínimo de 0,94mm de espessura. As Coifas podem conter ou não acessórios como: Filtros metálicos removíveis para retenção de gordura, calhas periféricas com drenos para retenção e limpeza dos óleos e condensados acumulados em seu interior e luminárias.
Os Dutos são utilizados para conduzir os gases e vapores, e podem ser confeccionados em chapas de aço carbono, aço inoxidável 430 e 304 ou aço galvanizado.
REDE DE DUTOS
Podemos ter 2 tipos de Dampers nos Sistemas de Exaustão para Cozinhas Industriais, sendo um deles, o Damper de Regulagem, utilizado para ajuste da vazão dos gases.
DAMPER
O Damper Corta Fogo é utilizado como prevenção contra incêndios no sistema.
O Exaustor é utilizado para movimentação do ar, puxando os gases e vapores para fora do ambiente.
EXAUSTOR
O Exaustor pode ser de 2 tipos:
Exaustor Centrífugo: Esse exaustor tipo caracol, utiliza um rotor de pás curvadas para trás ou radial (para não armazenar gordura), acoplado a um motor elétrico através de polias e correias, contendo porta de inspeção e dreno para limpeza. É indicado para sistemas de exaustão de cozinhas, e contem as seguintes vantagens:
– Pode ser montado de acordo com a necessidade do projeto quanto à vazão e pressão estática necessária;
– Possui nível de ruído baixo;
– Fácil manutenção;
– Vida útil longa se realizadas manutenções preventivas.
– Utilizado somente em sistemas muito simples, onde a perda de carga do projeto não ultrapasse 20 mmca, devido a não ter pressão suficiente para fazer o ar vencer todos os obstáculos no percurso;Exaustor Axial: De carcaça tubular, utiliza uma hélice acoplada a um motor elétrico, podendo ser de acionamento direto com hélice e motor instalados em seu interior, ou acionamento indireto através de polias e correias com motor instalado fora do equipamento. Por ter um custo acessível, é bastante utilizado, mas com restrições:
– Nível de ruído muito alto;
– Difícil manutenção;
– Indicado para instalações em paredes ou telhados para promover renovações de ar dos ambientes;
– Não é indicado para sistemas de exaustão de gordura.
CAIXA DE VENTILAÇÃO
A Caixa de Ventilação é utilizada para insuflamento de ar nas cozinhas. Possui gabinete metálico com filtros na captação de ar. O ar é ventilado através de um exaustor centrífugo de dupla aspiração com rotor tipo Siroco.
TRATAMENTO DO AR
Podemos adicionar alguns equipamentos para tratar os vapores de gordura e fuligens antes da sua dispersão no ambiente externo da Cozinha Industrial.
EXTRATORES DE GORDURA
Os Extratores de Gordura são utilizados para retenção e tratamento dos vapores de gordura e fuligens antes da dispersão na atmosfera.
Os mais utilizados são:
Lavadores: Através de processo de condensação, eles fazem o encharcamento, absorção ou neutralização dos poluentes em solução aquosa.
Precipitador eletrostático: Pelo processo de ionização com alta tensão elétrica do fluxo de exaustão, fazem a coleta de partículas em placas com polaridade oposta ao da assumida pelas partículas.
Filtro de Carvão Ativado: Esses filtros reduzem os odores, podendo ser utilizados nas saídas dos equipamentos de tratamento do ar. Sua eficiência pode se comprometida caso sejam utilizados em equipamentos onde possa ocorrer encharcamento a base de água como lavadores.
O tamanho e a capacidade deve ser de acordo com a vazão para não comprometer o Sistema de Exaustão.
TERMINAIS DE DESCARGA
Esses terminais tem o objetivo de proteger o Sistema de Exaustão contra entrada de água, captando e dissipando os gases e vapores.
GRELHAS e VENEZIANAS
As Grelhas e Venezianas são utilizadas para insuflamento, exaustão e descarga de ar nos sistemas de exaustão e ventilação.
Fonte: http://www.exaustoresventisilva.com.br/sistema-de-exaustao-para-cozinhas-industriais/
Tenho um projeto para sistema de exaustão e ventilação em uma cozinha de restaurante e gostaria de um orçamento
Estou montando um restaurante em um shopping e sei que é um dos maiores (se não o maior) é a parte da exaustão (gordura) e renovação de ar … desejo fazer o que tem de melhor levando-se em conta custo X benefício!
la,gostaria de sabr de quantos em quantos tempos deve ser feita a manutencao preventiva
Olá, gostaria de saber se existe alguma restrição quanto a coifas galvanizadas em cozinha s de lanchonetes ou bares.
Obrigado!