Dicas para evitar pragas no Restaurante

27062014bTodos sabemos que o boca a boca pode levar seu restaurante tanto para o sucesso quanto para o fracasso. Obviamente nenhum restaurante deseja ter seu nome na boca da clientela dizendo ter encontrado insetos no prato, ratos ou baratas rodando pelo salão ou coisas deste gênero.

Restaurantes oferecem um banquete sem fim para qualquer tipo de praga como comida, abrigo e água. Portanto o trabalho de prevenção deve ser constante, visando evitar que as coisas saiam do controle e que seu restaurante seja até mesmo interditado pela Vigilância Sanitária.

Veja que com simples ações é possível manter um ambiente limpo e longe de pragas:

1 – Cuide da bagunça. Evite manter coisas entulhadas. Seja dentro do restaurante ou do lado de fora, coisas entulhadas oferecem abrigo para as pragas. No estoque mantenha tudo sempre em caixas plásticas e empilhadas.

2 – Dependendo do seu volume de produção faça a limpeza de sua caixa de gordura no mínimo a cada 3 meses. Sempre mantenha as caixas de gordura vem vedadas, pois elas são grandes criadouros de moscas.

3 – No final de um longo e agitado turno, limpeza completa é essencial para afastar pragas. Afaste regularmente bancadas,  geladeiras e móveis para trás para realizar a limpeza de resíduos de comida acumulados. Vede frestas e rachaduras no piso e na parede.

4 – Mantenha uma estreita vigilância sobre armazenamento. Mantenha sempre limpas as áreas de armazenamento e certifique-se de que elas também estão livres de umidade. Áreas quentes e escuras atraem todos os tipos de pragas, por isso todo o estoque deve ser examinado em busca de excrementos de pragas ou até mesmo pragas vivas, produto danificados ou rasgados, e outros sinais de infestação.

5 – Faça uma boa triagem de todo o material que chega ao seu restaurante. Um limpeza inicial como retiradas de madeiras, papelões já evita que diversos tipos de pragas tenham acessos facilitado ao seu estabelecimento.

6 – Combater o lixo. Restaurantes produzem grandes quantidades de resíduos, o que é apenas mais um motivo para as pragas ficarem por ali. Não permaneça com o lixo da cozinha por mais que meio período. Esvazie-as com frequência. No depósito de lixo, mantenha sacos e lixeiras muito bem vedados. Coloque o lixo no passeio apenas poucas horas antes da coleta, pois ratos principalmente podem se sentir atraídos pela grande oferta de comida. Sempre higienize o depósito de lixo e a lixeira do passeio. O cheiro também colabora para atrair diversas pragas.

7 – Dedetize seu estabelecimento pelo menos a cada 3 meses. Aproveite dias em que o estabelecimento não abre para dedetizá-lo e também colocar armadilhas.

8 –  Um programa de saneamento eficaz só é possível com a ajuda de sua equipe. Peça à empresa de dedetização para instruir seus funcionários sobre a importância em se manter o ambiente limpo para que todos possam fazer um bom trabalho de equipe e fiscalização mútua.

Um comentário sobre “Dicas para evitar pragas no Restaurante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *