Como montar um restaurante de sucesso?

Technorati Marcas: ,,

Consultor do Sebrae SP explica os principais e fundamentais procedimentos que o futuro empreendedor precisa saber

image É grande o número de pessoas que sonham em ser donas do próprio negócio. Não ter chefe, horários para cumprir, e claro, ter uma fonte de renda fixa.
Um dos caminhos para concretizar esse sonho é saber por onde e como começar.
Muitos interessados em apostar no próprio negócio escolhem empresas do ramo de alimentação, como restaurantes. Muitas vezes por identificação com o segmento, ou até por imaginar ser um ramo de fácil atividade.
De acordo com dados coletados em 2004 pelo Sebrae de São Paulo, o setor de restaurantes possui participação expressiva nas micros e pequenas empresas do Brasil (MPEs), representando 6,6% do total das MPEs espalhadas pelo país, que fazem parte do setor de prestação de serviços.
Em entrevista ao Gastronomia & Negócios, o consultor do Sebrae, Sergio Diniz, explicou quais os pontos fundamentais que o futuro empreendedor precisa saber antes e depois de iniciar seu negócio, em especial no setor de restaurantes.
“Em primeiro lugar o empreendedor deve ter a percepção da oportunidade. Precisa visualizar qual a real necessidade do consumidor e estruturar seu restaurante de acordo com o perfil de consumo local.”, diz Diniz.

Segundo Diniz, um dos fatores que mais contribuem para o fechamento da empresa no seu primeiro é a falta de informação do empreendedor. Antes de iniciar o negócio, é recomendado que seja feita uma busca por informações de no mínimo 90 dias.
“O fato de ter um capital para investimento não é sinal de sucesso garantido. O futuro empresário precisa ter um leque grande de informações sobre o tipo de empresa que deseja abrir. No caso de restaurantes, é essencial conhecer o processo produtivo. Saber como planejar e gerir o negócio. O mínimo de tempo recomendado de uma boa fase inicial de estudos são 90 dias de trabalho árduo de pesquisas.”

imageSaber todos os fatores que englobam o futuro restaurante é o primeiro passo. Mas como realizar essa tarefa? Para Diniz, conhecer outros restaurantes, conversar com os proprietários e se posicionar no lugar dos clientes é um meio de adquirir conteúdo sobre o negócio.
“Toda informação é importante. Procurar sites especializados, publicações, cursos voltados para área. Tudo que ajude o empreendedor a conhecer efetivamente o ramo que pretende atuar. E lembre-se: nada se cria, tudo se copia. Portanto, se perceber algum método que deu sucesso, é importante adaptá-lo para seu proveito”, completa.
Depois da fase inicial de pesquisas, chega a hora de partir para as outras. Busca por funcionários e fornecedores; estabelecimento de cardápios que agradem o consumidor; adequação do ponto comercial destinado ao restaurante; e o essencial: ter excelência no serviço prestado.
“Na primeira semana do novo restaurante, tudo é novidade para o consumidor. Então ele vai até o local em busca de bom preço e de excelente tratamento. Aí chega o momento do empresário fidelizar seus clientes. Uma equipe de funcionários capacitada e empenho incondicional do empresário são pontos iniciais”.

image A busca por funcionários de qualidade é um dos fatores que determinam o sucesso do novo restaurante. Escolher um chef de cozinha com experiência no tipo de serviço que o restaurante vai atuar, seja ele à la carte, self-service ou quilo, é fundamental.
Segundo Diniz, outro fator importante que por muitas vezes passa despercebido é a dos empresários com os fornecedores.
“Por comodidade, os empresários procuram apenas um fornecedor. Aí ficam literalmente ‘nas mãos dele’. A busca por melhores preços e condições de pagamento precisa ser constante. Pois se o fornecedor interromper a entrega de alimento, por qualquer que seja o motivo, prejudicará muito o restaurante. Mas com um plano B, o empresário pode ficar mais tranqüilo, e até mesmo negociar mais ativamente preços e condições de pagamento”.
Mesmo com toda informação e cuidado nos mínimos detalhes, o empreendedor não tem sucesso garantido sem estar presente diariamente ao negócio.
“Não basta abrir o restaurante e deixá-lo nas mãos de funcionários. É preciso que o empresário fique de olho no negócio 24 horas por dia! Quem pensa em ser dono do próprio negócio e apenas obter lucro, está enganado. O trabalho é duro e constante”, ressalta Diniz.
Para ajudar o futuro empreendedor a decidir por quais caminhos seguir, o Sebrae SP possui cursos e palestras que agregam valiosas informações. Confira a programação no site do Sebrae.
E para montar um negócio o empreendedor deve pensar em todas questões que o ajudará a tomar as decisões corretas.
Pensar em todos os procedimentos como investimento médio e previsão de retorno, documentos necessários para abertura legal da empresa, localização do ponto comercial, busca por fornecedores e também gastos com funcionários e leis trabalhistas é essencial.
Clique aqui e veja as principais questões que devem ser respondidas
Serviço:
Sebrae SP
www.sebraesp.com.br
Fonte: http://gastronomiaenegocios.uol.com.br

12 Thoughts on “Como montar um restaurante de sucesso?

  1. Olá boa noite!
    Venho através desta, solicitar uma ajuda!
    Pois tenho um restaurante já a 3 anos e agora demos uma passo muito grande aumentamos a loja em 3x maior! Trabalho com Prato executivo a minha média de venda é de 110 pratos dia! mais continuo com a mesma média de vendas! gostaria de saber como faço para começar o trabalho em refeições coletivas e oq seria necessário para que possa aumentar minhas vendas!
    Fico no aguardo!
    Grato!
    Hugo

  2. Christiane on 6 de novembro de 2012 at 9:44 said:

    Montei uma franquia da viçosa ( pastelaria) tem 2 meses e adicionei algumas coisas como pratos executivos porçoes dog entre outros está tendo um publico muito bom.. mas estou insegura na administração estou tendo problemas com funcionários pode me auxiliar?

  3. Granville on 23 de agosto de 2012 at 16:58 said:

    Também estou tentando montar um restaurante. Já tenho o imóvel e minha filha fez curso de nutrição (faculdade). O meu ponto fica em uma avenida que não têm grande movimento de pedestres, más é um corredor de onibus e também passam muitos carros. O local também fica próximo a muitas pequenas empresas. Estou pensando em começar sem grande investimento para sentir o mercado e conto com muito trabalho e ajuda de Deus.

  4. Fernando on 14 de agosto de 2012 at 17:01 said:

    Acredito que tudo que foi dito acima é valido. Estou com muita vontade de abrir um self-service, mas ainda preciso definir muitos pontos ainda,neste momento o que eu estou mais precisando e de uma explicação mais claro do primeiro ponto que devo sequir para dar certo.Agradeço se alquem poder me ajudar.

  5. Fernando Cruz on 4 de maio de 2012 at 17:09 said:

    Boa tarde,
    Estou na espectativa de montar um restaurante Buffet Livre, mais tenho muitas duvidas de como começar, Você pode me dar algumas dicas?

    Obrigado

  6. maria caetano on 19 de abril de 2012 at 14:33 said:

    adorei saber que posso contar com vocês nesta grande empreitada… montar um restaurante self service para 50 pessoas é o meu grande sonho mais qual o prato mais vendido nesses casos com poucos gastos …afinal é só o começo

  7. MEU NOME É DARCY MENDES on 3 de abril de 2012 at 11:44 said:

    ´MORO NO PARA, QUERO MUITO ABRIR UM RESTAURANTE JA ACHEI UM POMTO BEM LOCALIZADO,GOSTO MUITO DE COZINHAR MAIS NAO SEI COMO ADIMINISTRAR APARTIR DA ABERTURA DO RESTAURENTE,PORFAVOR ME AJUDEM.AGRADEÇO E JA CONVIDO PARA INAUGURAÇAO AGORA EM MAIO SE DEUS QUISER

  8. tive fracasso em loja de roupa, salao de beleza e agora estou querendo montar um restaurante selv service. mas estou apavorada tenho medo de fracassar me ajudem por favor o que devo fazer e por onde começar?

  9. angela daniele de oliveira sousa on 16 de agosto de 2011 at 20:05 said:

    tenho um bar e nao aguento mais o trabalho da madrugada como faco para trocar o ramo para restaurante.

  10. BOM DIA!
    PRECISO MUITO DE SUA AJUDA E OPINIÃO,
    POIS ESTOU MONTANDO UM SELF SERVICE NO ESTADO DO RIO,EM SANTO ANTONIO DE PADUA E PRECISO DE DICAS E RECEITAS PARA NÃO FICAR REPETINDO MUITO E TER VARIEDADES,MEU PREÇO É 5,99 SEM BALANÇA,DICAS DE ALIMENTOS MAIS BARATO QUE SE VC INCLEMENTAR FICA UMA DELICIA E SABOROSO,TIPO DE SOBREMESA QUE EU MESMO POSSO FAZER BARATA E GOSTOSA.
    AGUARDO SUA RESPOSTA,E DESDE DE JA TE AGRADEÇO.

  11. jefferson Paneto on 1 de fevereiro de 2010 at 20:05 said:

    Acredito que tudo que foi dito acima e valido, eu estou 20 dias só esta área.Estou com muita vontade de abrir um self-service, mais ainda preciso definir muitos pontos ainda,neste momento oque eu estou mais precisando e de uma explicação mais claro do primeiro ponto que devo sequir para dar certo.Agradeço se alquem poder me ajudar.

  12. É válido ressaltar a importância de outros aspectos que devem ser estudados. Tenho um restaurante mexicano e um belo dia resolvi fazer uma obra pois achei que minha receita estava estagnada. Reformei cozinha, contratei um novo chef para desenvolver novos pratos e ampliei o espaço de mesas. Essas ações automaticamente aumentaram meu faturamento e consequentemente o custo de atendimento, já que tive que contratar uma equipe maior para atender mais mesas. Me vi em uma situação onde o investimento não estava tendo grandes retornos, foi quando encontrei uma solução que caiu do céu. Investi em comunicação, contratei uma agência que desenvolveu um belíssimo trabalho. Me orientaram a investir em certos pontos que em 5 anos de mercado ainda não tinha tido acesso, eles dirigiram fotos dos pratos(nunca achei importante), fizeram uma arte visual do cardápio muito bacana, uma nova logo e outras ações interessantes que para meu espanto subiram o ticket médio de consumo de 25 para 37 reais. Daí vai a dica, uma boa agência pode ser uma ótima solução para aumento de receita sem grandes investimentos em obra.
    bom, se quiserem uma dica, a agência que me atendeu foi a Agência Macro(www.agenciamacro.com.br).
    boa sorte a todos
    abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Post Navigation