O que é CMV?
O Custo de Mercadorias Vendida é o cálculo de todas as despesas que envolvem a matéria prima do seu restaurante durante as vendas.
O cálculo cmv para seu restaurante deve incluir ainda os custos de produção, transporte, armazenamento e todos os demais detalhes da venda.
Todo o cmv feito corretamente ajuda na visão correta dos gastos e lucros do restaurante. Além de colaborar na composição de preço de cada produto.
Cálculo cmv para seu restaurante: Saiba por que calcular
O cmv sempre vai indicar como vão os custos do seu restaurante, sendo assim, se houver algum problema, ele também irá apontar.
Se o custo de mercadoria começar a ficar muito alta, é melhor dar atenção para algumas coisas:
– Veja se você está comprando mercadorias de preço elevado;
– Confira se há muito desperdício na cozinha;
– Dê uma olhada no estoque para ver se existe desvio de mercadorias.
Mas, se o cálculo cmv para seu restaurante estiver muito baixo também pode ser indicativo de problemas.
Isso pode ser um alerta para mostrar que está trabalhando com matéria-prima de baixa qualidade. Insumos com qualidade inferior podem interior no prato final.
Além de indicar problemas como esse, o cmv pode ajudar no ajuste do preço de venda, garantindo lucro para seu restaurante.
Para ter esse benefício, basta considerar o cmv médio do seu negócio e aplicá-lo no custo de produção do prato.
A lucratividade também está envolvida no cmv. Com o cálculo de custo é possível subtrair esse valor para o faturamento bruto com a venda do produto.
Assim é possível entender qual é o lucro bruto que cada prato está trazendo para o seu restaurante.
Como fazer o cálculo do CMV?
Para conseguir fazer o cálculo do cmv é preciso resgatar algumas informações:
Inventário – um sistema que estabelece a entrada e saída de mercadorias e insumos. Nele deve conter todos os dados em tempo real e atualizados, com todo o estoque vendido e adquirido
Cálculo monetário – efetua os cálculos considerando a medida em valores, e não em unidades.
Cálculo por mercadoria – é mais utilizado na parte de logística e operações. E ainda faz os cálculos com base na quantidade de estoque.
Cálculo CMV
O cmv é igual à equação do estoque inicial (EI), compras (C), devoluções de compras (DC), menos devoluções de vendas (DV) e menos estoque final (EF):
CMV = EI + C + DC – DV – EF.
E para fazer o cáculo disto, basta usar a fórmula realizando a multiplicação dos valores concretos pelo respectivo valor unitário do produto.
Veja um exemplo: Vamos supor que o valor seja de R$ 10, basta efetuar o mesmo cálculo da fórmula, multiplicando os valores por 10.
Fazer o custo de mercadorias vendidas no seu restaurante permite que você tenha mais controle e solidez com seu estoque, vendas e rendimentos.
Qual o cmv ideal?
O cmv ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.
Aqui vai uma simulação da estrutura de indicadores ideal para o seu restaurante:
– Gasto com Insumos – 35%
– Despesas Variáveis – 8%
– Despesas com Pessoal – 22%
– Outras Despesas Fixas – 15%
– Resultado – 20%
Fonte: https://blog.saipos.com/calculo-cmv-para-seu-restaurante/