Atualmente existem diversas franquias nesse segmento do food service, mas muita gente não avalia a franquia como sendo um bom negócio, afinal, é necessário pagar royalties e investir em um negócio que, no final das contas, tem que ser administrado conforme o desejo de outras pessoas que não você.
Algo como montar um restaurante japonês, no entanto, faz com que muitos se rendam aos padrões de franquias, mas a verdade é que você pode iniciar um negócio desse gênero por sua conta – basta atentar para alguns detalhes em particular.
Pense assim: já que você economizará o dinheiro que investiria na franquia, que tal não ser sovina e prestar mais atenção em alguns dos pontos essenciais de como montar um restaurante japonês? Vamos a eles então…
O SEGREDO DE COMO MONTAR UM RESTAURANTE JAPONÊS
O principal ingrediente – e o grande segredo de como montar um restaurante japonês – é, sem dúvida, o peixe. Ele é o que exige maior preocupação dentro de um restaurante japonês e por isso, além da questão da higiene – o que voltaremos a abordar em seguida – é preciso encontrar bons fornecedores, que além de possuírem um peixe de qualidade, possam entregá-lo realmente fresco e obedecendo às suas particularidades de horário.
A melhor maneira de fazer isso é conduzindo uma pesquisa ANTES mesmo de abrir seu restaurante. Verifique os seguintes pontos:
• Proximidade com áreas litorâneas;
• Facilidade de acesso;
• Proximidade com pesqueiros;
• Peixarias de confiança;
• Feiras e procedência dos peixes vendidos;
• Horários e métodos de entrega;
• Oferta de tipos de peixe e frequência de fornecimento.
Também é sempre bom avaliar a procedência e qualidade dos produtos, antes mesmo de fechar qualquer acordo ou negociação. Peixe fresco é o mínimo que se espera de um restaurante que os vende crus.
CONTRATAÇÕES CERTAS
Um sushiman é a alma do restaurante. Ele não apenas prepara os pratos com primazia, mas também é capaz de criar novos estilos e apresentações que farão de seu restaurante único.
RODÍZIO OU A LA CARTE
CÁLCULOS DE VOLUME
Comprar “estoques” é algo que pode atentar contra a qualidade da comida que você serve e isso certamente afastará os clientes, especialmente aqueles mais entendidos, que frequentam restaurantes do gênero há anos – o pior é que são exatamente esses os clientes que mais fazem propagando de seu negócio.
VISITE OUTRAS CASAS
Restaurantes japoneses hoje em dia são praticamente “commodities”. Eles são basicamente iguais no que oferecem e servem, com algumas pequenas diferenças: e são exatamente essas pequenas distinções que fazem os grandes restaurantes do setor.
LOCALIZAÇÃO
Encaremos a realidade: restaurantes japoneses não são baratos. E, ainda que você possa oferecer um cardápio mais simples por um preço menor, o melhor é que você conheça de fato sua clientela. Para arrasar na missão “como montar um restaurante japonês“, procure áreas que congreguem tanto clientes em horário comercial, de empresas e escritórios, quanto famílias na parte da noite e em finais de semana.
SERVIÇO RÁPIDO
Treine sua equipe para ser ágil no serviço de bebidas, reduzindo assim a ansiedade dos clientes, e tenha um cardápio que ofereça algum item em festivais logo que o cliente chega. Algo que possa permanecer pronto e postos para quando cada nova mesa for atendida.
Também crie um processo otimizado juntos aos sushimen que trabalham em sua casa. Separe um para lidar apenas com temakis, de grande saída, outro para preparar os enrolados e sashimis. A equipe que lida com pratos quentes deve ser outra e uma pessoa sempre deve estar no apoio, preparando mais arroz, separando algas para enrolar temakis, verificando o nível de peixes picados para o preparo de pratos, entre outros.
Um restaurante japonês, especialmente em seus pratos frios, funciona muito mais como uma “linha de montagem” do que como uma cozinha tradicional. Rapidez e precisão são essenciais e os pratos devem possuir processos desenhados para que cada apresentação siga exatamente um padrão.
FONTE: http://www.ecomanda.com.br