Como planejar o cardápio para o restaurante

O cardápio é um dos principais responsáveis pelo sucesso de vendas de um restaurante. Seu planejamento exige técnicas e habilidades tanto na criação dos pratos quanto na apresentação do menu. Por trás de um bom cardápio há muitas metodologias implementadas, sejam elas de organização, montagem vendas e engenharia do cardápio.

O objetivo principal é despertar e aguçar o desejo dos clientes potencializando o poder de venda do cardápio.

Principais conceitos para elaboração do cardápio

O planejamento do cardápio requer mais do que uma vasta quantidade de receitas e ideias inovadoras para apresentar aos clientes. O cardápio é um instrumento que pode influenciar em toda a infraestrutura do restaurante, assim como a infraestrutura do restaurante poderá influenciar no cardápio. É necessário avaliar alguns fatores pontuais para decidir que tipo de cardápio pretendemos oferecer aos clientes e se nossa infraestrutura como equipamentos, espaço físico e equipe são capazes de atender a esta demanda. Vamos analisar os conceitos iniciais necessários para a formação do cardápio.

  • Qual o tipo de cliente frequentará o estabelecimento?

(estudantes, executivos, transeuntes, turistas, funcionários de empresas)

  • Qual a idade e o sexo do público alvo?

Jovens – No geral gastam pouco e são menos exigentes com o cardápio. Frituras são seu principal atrativo.

Idosos – Consomem pouco, evitam frituras e alimentos muito duros ou resistentes à mastigação.

Meia idade – público bem variado

Mulheres – Comem pouco, valorizam cardápios com mais opções de saladas ou alimentos naturais.

Homens – Comem bem, destacam-se pelo consumo de proteínas e carboidratos como carnes, batatas e arroz.

  • Qual será o tempo disponível do cliente para as refeições?

Tempo Escasso – Opta por fast-food e lanches rápidos

Tempo Disponível – Opta por pratos bem elaborados e gasta satisfatoriamente.

  • Como é a cultura regional e hábitos alimentares da população?

(tem o costume de comer em casa, no trabalho, opção religiosa)

  • Qual o número de clientes se estima atender diariamente?

(50, 100, 200, 500, 700?)

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