O cardápio é um dos principais responsáveis pelo sucesso de vendas de um restaurante. Seu planejamento exige técnicas e habilidades tanto na criação dos pratos quanto na apresentação do menu. Por trás de um bom cardápio há muitas metodologias implementadas, sejam elas de organização, montagem vendas e engenharia do cardápio.
O objetivo principal é despertar e aguçar o desejo dos clientes potencializando o poder de venda do cardápio.
Principais conceitos para elaboração do cardápio
O planejamento do cardápio requer mais do que uma vasta quantidade de receitas e ideias inovadoras para apresentar aos clientes. O cardápio é um instrumento que pode influenciar em toda a infraestrutura do restaurante, assim como a infraestrutura do restaurante poderá influenciar no cardápio. É necessário avaliar alguns fatores pontuais para decidir que tipo de cardápio pretendemos oferecer aos clientes e se nossa infraestrutura como equipamentos, espaço físico e equipe são capazes de atender a esta demanda. Vamos analisar os conceitos iniciais necessários para a formação do cardápio.
- Qual o tipo de cliente frequentará o estabelecimento?
(estudantes, executivos, transeuntes, turistas, funcionários de empresas)
- Qual a idade e o sexo do público alvo?
Jovens – No geral gastam pouco e são menos exigentes com o cardápio. Frituras são seu principal atrativo.
Idosos – Consomem pouco, evitam frituras e alimentos muito duros ou resistentes à mastigação.
Meia idade – público bem variado
Mulheres – Comem pouco, valorizam cardápios com mais opções de saladas ou alimentos naturais.
Homens – Comem bem, destacam-se pelo consumo de proteínas e carboidratos como carnes, batatas e arroz.
- Qual será o tempo disponível do cliente para as refeições?
Tempo Escasso – Opta por fast-food e lanches rápidos
Tempo Disponível – Opta por pratos bem elaborados e gasta satisfatoriamente.
- Como é a cultura regional e hábitos alimentares da população?
(tem o costume de comer em casa, no trabalho, opção religiosa)
- Qual o número de clientes se estima atender diariamente?
(50, 100, 200, 500, 700?)
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