Montar um restaurante em sociedade?
Sim ou não. Por quê?
( X ) Sim
( ) Não
Contar com um sócio é fundamental, porém desde que ele participe ativamente do dia-a-dia do restaurante e que as tarefas sejam divididas. Para que um restaurante funcione bem, seja na parte administrativa, seja na operacional, é preciso que os sócios estejam sempre presentes. Uma sociedade só é boa quando todos os associados participam. Além disso, é necessário que eles entendam do riscado, que sejam profissionais do ramo, ou seja, saibam o que estão falando e fazendo. Hoje é comum um grupo de investidores, sem vivência no ramo, abrir um restaurante, e aí o que acontece? Um gosta de comida apimentada, o outro não suporta frituras, e os dois querem que suas preferências prevaleçam no cardápio. Um restaurante tem de oferecer o que o cliente deseja e não o que os sócios gostam. Pelo menos até o restaurante consolidar seu nome, é fundamental que os proprietários sejam do ramo. Depois, se houver necessidade de expandir e se precisar de capital, pode-se buscar um sócio investidor. Atuo nesse meio há 31anos, tenho 12 restaurantes e uma rede de fast-food (Dom Pepe Pasta Express, com três unidades) e nunca tive um sócio investidor. Meu sócio é do ramo, o chef Allan Vila Espejo, e o mesmo há 25 anos!
Andrea Doria Conte é sócio proprietário do restaurante Vila Conte. Equipe do salão: 13 pessoas. Equipe da cozinha: 14 pessoas. Refeições servidas diariamente: 230. Rua Macuco, 559, Indianópolis São Paulo (SP). Tel.: (11) 5054-0166 www.donpepedinapoli.com.br/vilaconte [email protected]
Tocar um restaurante sozinha é muito difícil. É uma atividade que demanda muita dedicação. Com um sócio, tudo é mais fácil, as tarefas e as responsabilidades são divididas. Entretanto, no que se refere à sociedade, confiança é fundamental. Por isso, escolhi como sócia, minha mãe, Neusa. Mesmo assim, para uma sociedade dar certo, cada um deve ter suas atribuições e áreas de atuações muito bem def inidas. E, mais uma vez, insisto, é preciso conf iar no que o outro está fazendo. Pode-se até discutir sobre um determinado assunto, mas a palavra f inal é do sócio responsável pela área. Quando um sócio desautoriza o outro, é o princípio da confusão e da dissolução da sociedade. Os funcionários têm de saber quem é a autoridade em c ada setor. Se ele s não sabem a quem se repor tar, a chance de ocorrer erros é muito g rande. Out ro ponto impor tante é o per f i l do sócio. É preciso que ele tenha disposição para trabalhar, experiência, que acredite no negócio, tenha postura de l íder e que par t icipe at ivamente da rot ina do restaurante.
Patrícia Hadlich Miguel é sócia proprietária do restaurante Diaccuí. Equipe do salão: 3 pessoas. Equipe da cozinha: 5 pessoas. Refeições servidas diariamente: 25. Alameda dos Aicás, 1300, Indianópolis – São Paulo (SP). Tel.: 5093-4994 – www.diacuii.com.br [email protected]
Um restaurante exige muito de seu proprietário. Não é fácil geri-lo sozinho. Numa sociedade há uma divisão das tarefas. O ideal é que um seja especialista na parte operacional e o outro tenha uma boa formação administrativa. Geralmente quem é bom na parte operacional, falha na parte administrativa e vice-versa. Quando existe essa diversidade, um complementa o outro. Como tudo na vida, uma sociedade tem prós e contras. Um dos prós é a divisão de tempo e de trabalho, que permite que os sócios estejam sempre presentes, em períodos distintos. Independentemente do porte do restaurante, é imprescindível ter um dos donos sempre presente, senão a coisa não funciona. Um dos maiores contras é quando acontecem problemas de personalidade que afetam o relacionamento. A melhor maneira de garantir vida longa numa sociedade é estipular no contrato, de forma clara, as responsabilidades de cada um, para que não surjam surpresas desagradáveis no futuro. Até porque, no caso de uma separação litigiosa, há argumentos e provas para se processar a outra parte, por não cumprir o que foi acordado.
Gustavo Bernardes é sócio proprietário do restaurante Julia Cocina. Equipe do salão: 6 pessoas. Equipe da cozinha: 6 pessoas. Refeições servidas diariamente: 90. Rua Araçari, 200, Itaim Bibi – São Paulo (SP). Tel.: 3071-1377 – www.juliacocina.com.br [email protected]
E você? O que acha de sua sociedade ou da ausência dela? Compartilhe conosco comentando…
Na minha opiniao uma sociedade pode complicar muito as coisas. Na minha familia um dos nossos restaurantes tem 4 socios e o outro 5. A tomada de decisao e muito complicada e morosa. Alem de cada um pensar uma coisa, na hora de tomar decisoes nem sempre a decisao da maioria é o melhor para o restaurante ou para o cliente. Alem disso, nao é fácil quando se entra em divisão de tarefas, de horarios e de responsabilidades,pois na hora da verdade dois se destacam e sao mais activos.