Quem possui um restaurante sabe, ou pelo menos deveria saber que controle é a chave de tudo. Aqui estão 10 grandes estratégias que você pode usar para gerenciar os custos dos alimentos em seu restaurante :
1 – Faça compras com fornecedores mais próximos. Assim o seu poder de comparação de preços e negociação é maior.
2 – Insista para que todas as entregas sejam verificadas. Cada item deve ser verificado quanto à quantidade descriminada na Nota Fiscal e qualidade.
3 – Faça sempre um levantamento completo do seu estoque antes de fazer seu pedido. Tentar adivinhar o que falta ou repetir a mesma compra anterior certamente vai levar a um excesso de estoque e de resíduos.
4 – Todos os pratos do cardápio devem ter receitas e procedimentos padrões de produção a serem seguidos.
5 – Controlar o consumo de refeição dos funcionários. Se os funcionários almoçam no buffet especifique os itens que podem ser consumidos do buffet. Itens mais caros podem ser pagos caso o funcionário deseje come-los. Se a refeição dos funcionários é servida nos refeitórios, atente-se para o volume produzido e se está havendo desperdício.
6 – Escale funcionários diferentes para o levantamento do estoque. Quando uma mesma pessoa faz o levantamento do estoque constantemente as chances de roubo são maiores.
7 – Utilize balanças para medir e porcionar alimentos. Evite medidas como xícaras, colheres e etc.
8 – Alimentos de alto custo devem ser observados mais de perto. Verifique o peso das porções para evitar excessos ou desvios por parte de funcionários
9 – Estipule uma meta de custo dos alimentos e ofereça um bônus de 25% sobre a economia obtida. Certifique-se de equilibrar isso com o fator de qualidade dos alimentos, para que o padrão de qualidade não caia..
10 – Compartilhar metas e números de desempenho com a sua equipe. O conhecimento é motivador.
Muito bom!!!