A administração de um restaurante requer muito mais que a habilidade de cozinhar bem. É imprescindível que o empreendedor desenvolva suas capacidades de empreendedorismo, gestão, administração e tenha a compreensão do que é umcontrole financeiro eficaz.
É claro que todo esse conhecimento não aparece da noite para o dia, não é mesmo?
Mas nós podemos começar a aprender e entender a importância de algumas tarefas e de serviços terceirizados. Por isso, vamos lá!
A GESTÃO DE RESTAURANTES VAI ALÉM DA COZINHA
Apenas cozinhar não faz um bom gestor de restaurantes. Na verdade, o dono de um restaurante nem mesmo precisa saber cozinhar para administrar bem o seu negócio. É claro que, preferencialmente, é bom que o dono do negócio entenda de cozinha e das complexidades da administração de um negócio!
Mas isso nem sempre acontece e esses dois tipos distintos de donos de restaurantestêm muita coisa para aprender ao longo do caminho.
De qualquer forma, o que ambos precisam ter em comum é a capacidade de analisar o ambiente de trabalho e perceber o que está faltando. É necessário possuir a habilidade de gerir a equipe da forma correta, os motivando e incentivando a trabalhar na inovação e construir os pratos com perfeição, sempre prezando pela qualidade e pela satisfação do cliente.
A diferença é que o dono de restaurante que não é um chef de cozinha irá se guiar pelo seu conhecimento limitado, mas deverá ser mais compreensivo e entender os gatilhos certos para motivar o seu time.
Já o administrador de restaurante que é um expert na cozinha possivelmente irá saber exatamente com o que os pratos devem parecer e que sabor devem possuir. A parte de administrar o seu time, entretanto… Pode acabar sendo um tanto desagradável.
E como preencher essas lacunas e se tornar um profissional completo?
PESQUISA E COMPREENSÃO DO MERCADO
Essa tarefa deve anteceder a abertura do restaurante. É preciso conduzir uma pesquisa e investigar as características do público-alvo, da região onde o restaurante será instalado, e saber exatamente quais documentos serão necessários para que o negócio possa começar a operar.
O seu negócio deverá atender as necessidades e os desejos da população local. De nada adianta instalar-se em uma região e focar o seu atendimento em pessoas com hábitos de outra região.
Por isso, o planejamento é tudo!
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
É preciso levantar todas as despesas fixas, os equipamentos que deverão ser comprados, serviços terceirizados que serão contratados e afins, para que a quantia reunida para abrir o restaurante não seja prejudicada de alguma forma.
Um desses serviços terceirizados é o do contador. É imprescindível que esse profissional esteja presente desde o período que antecede a abertura da empresa, para que todo o processo de obtenção da documentação seja agilizado e que não ocorram atrasos para o lançamento do negócio.
O contador não é necessário somente no período de abertura. A sua presença durante toda a operação do restaurante é essencial. Através dele, será possível realizar o controle do fluxo de caixa, o planejamento tributário e obter uma economia considerável com a redução de impostos.
CONCLUSÃO
Para que a sua gestão de restaurantes seja infalível, é necessário que você desenvolva as suas capacidades de administração. Escute a sua equipe, busque especialização para si e para o time, preze pela qualidade dos serviços que são entregues e não esqueça da importância da contabilidade.
É extremamente importante que você possa contar com um profissional confiável, especialista no seu negócio e altamente qualificado.