Gestão de restaurantes – saiba qual a importância e como se tornar um empreendedor completo!

A administração de um restaurante requer muito mais que a habilidade de cozinhar bem. É imprescindível que o empreendedor desenvolva suas capacidades de empreendedorismo, gestão, administração e tenha a compreensão do que é umcontrole financeiro eficaz.

É claro que todo esse conhecimento não aparece da noite para o dia, não é mesmo?

Mas nós podemos começar a aprender e entender a importância de algumas tarefas e de serviços terceirizados. Por isso, vamos lá!

A GESTÃO DE RESTAURANTES VAI ALÉM DA COZINHA

Apenas cozinhar não faz um bom gestor de restaurantes. Na verdade, o dono de um restaurante nem mesmo precisa saber cozinhar para administrar bem o seu negócio. É claro que, preferencialmente, é bom que o dono do negócio entenda de cozinha e das complexidades da administração de um negócio!

Mas isso nem sempre acontece e esses dois tipos distintos de donos de restaurantestêm muita coisa para aprender ao longo do caminho.

De qualquer forma, o que ambos precisam ter em comum é a capacidade de analisar o ambiente de trabalho e perceber o que está faltando. É necessário possuir a habilidade de gerir a equipe da forma correta, os motivando e incentivando a trabalhar na inovação e construir os pratos com perfeição, sempre prezando pela qualidade e pela satisfação do cliente.

A diferença é que o dono de restaurante que não é um chef de cozinha irá se guiar pelo seu conhecimento limitado, mas deverá ser mais compreensivo e entender os gatilhos certos para motivar o seu time.

Já o administrador de restaurante que é um expert na cozinha possivelmente irá saber exatamente com o que os pratos devem parecer e que sabor devem possuir. A parte de administrar o seu time, entretanto… Pode acabar sendo um tanto desagradável.

E como preencher essas lacunas e se tornar um profissional completo?

PESQUISA E COMPREENSÃO DO MERCADO

Essa tarefa deve anteceder a abertura do restaurante. É preciso conduzir uma pesquisa e investigar as características do público-alvo, da região onde o restaurante será instalado, e saber exatamente quais documentos serão necessários para que o negócio possa começar a operar.

O seu negócio deverá atender as necessidades e os desejos da população local. De nada adianta instalar-se em uma região e focar o seu atendimento em pessoas com hábitos de outra região.

Por isso, o planejamento é tudo!

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

É preciso levantar todas as despesas fixas, os equipamentos que deverão ser comprados, serviços terceirizados que serão contratados e afins, para que a quantia reunida para abrir o restaurante não seja prejudicada de alguma forma.

Um desses serviços terceirizados é o do contador. É imprescindível que esse profissional esteja presente desde o período que antecede a abertura da empresa, para que todo o processo de obtenção da documentação seja agilizado e que não ocorram atrasos para o lançamento do negócio.

O contador não é necessário somente no período de abertura. A sua presença durante toda a operação do restaurante é essencial. Através dele, será possível realizar o controle do fluxo de caixa, o planejamento tributário e obter uma economia considerável com a redução de impostos.

CONCLUSÃO

Para que a sua gestão de restaurantes seja infalível, é necessário que você desenvolva as suas capacidades de administração. Escute a sua equipe, busque especialização para si e para o time, preze pela qualidade dos serviços que são entregues e não esqueça da importância da contabilidade.

É extremamente importante que você possa contar com um profissional confiável, especialista no seu negócio e altamente qualificado.

Fonte: http://contri.com.br/blog/contabilidade-para-restaurante/gestao-de-restaurantes-saiba-qual-importancia-e-como-se-tornar-um-empreendedor-completo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *