Depois de mais um ano de muito trabalho dedicado ao seu restaurante, você se senta numa das mesas no final do expediente, como companhia apenas o silêncio dos talheres. E qual o pensamento que vem à sua cabeça quando você pensa no ano que passou?
“Este ano foi de muito trabalho, mas deu pra pagar as contas” ou “Nossa, o ano passou tão rápido, tanta coisa que queria fazer no restaurante e não fiz” ou ainda “Será que este ano ainda sobrevivo neste negócio? O movimento precisa melhorar.”
Os raciocínios acima normalmente são de pessoas que de alguma forma falharam ou vem falhando constantemente na condução de seus restaurantes. Muitos se sentem como num carro de fórmula 1, pronto para a largada sem saber qual do inúmeros botões apertar.
O motivo pelo qual você não consegue dar a partida no carro de formula 1 é o mesmo pelo qual você não consegue alavancar o crescimento do seu estabelecimento, falta de planejamento, controle e treinamento. Estes são fatores fundamentais para a condução de qualquer negócio.
Veja a seguir porque a utilização de informações para gerenciar o seu restaurante é crucial para o seu desenvolvimento e sucesso.
1. Se você deseja melhorar o desempenho do seu negócio, o primeiro passo é a medição. É através da medição que você conseguirá avaliar como está sendo o desempenho do empreendimento. Se você consegue responder à pelo menos 50% das perguntas abaixo, saiba que está no caminho certo, mas precisar manter-se sempre atento buscando uma melhoria constante. Mas se você não sabe responder ao menos 50% destas perguntas, o sinal de alerta está piscando. É necessário uma mudança de postura imediata antes que seu negócio não dure até o próximo ano.
– Você projetou metas de vendas mensalmente para seu restaurante no ano passado?
– Você sabe dizer qual foi o percentual de crescimento do seu restaurante?
– Você consegue identificar qual foi o custo operacional do seu negócio e qual o percentual em relação ao ano anterior?
– Consegue ainda identificar gastos de forma estratificada, ou seja, quando gastei no ano com insumos, impostos, recursos humanos, etc?
2. Conhecer o preço de custo do seu produto é fundamental para identificar perdas, margens de lucro incoerentes, desperdícios e até mesmo roubos. Muitos empresários sabem dizer qual o preço de custo do refrigerante ou da cerveja, mas não sabem dizer qual o preço de custo do prato que vendem, ou até mesmo qual a participação do custo de toda a matéria-prima em relação ao seu faturamento.
3. Números positivos indicam também o bom desempenho da equipe de colaboradores. Colaboradores bem treinados e afinados com a política da empresa, tendem a colaborar muito para evitar desperdícios, tem ótimo padrão de produtividade e como reconhecimento pelo bom trabalho também recebem recompensas extras pela participação no bom desempenho. Certa vez identificamos um enorme gasto na compra de copos no restaurante que prestávamos assessoria. Buscando respostas identificamos que eram quebrados cerca de 2 a 3 copos diariamente pelos funcionários da lavação. Com intervenções no método de lavação dos copos reduzimos a quebra para 1 copo a cada 3 dias. Uma economia de quase 60 copos ao mês, totalizando 720 copos ao ano. Em dados monetários o cliente economizou aproximadamente R$ 2500,00 ao ano.
A identificação do gasto excessivo com a compra de copos se deu única e exclusivamente porque havia controle de custos bem documentado no restaurante. Considerando a infinidade de atividades realizadas com matérias-prima e equipamentos dentro de um restaurante diariamente é possível identificar perdas constantes.
4. A Medição leva a decisões mais inteligentes. Com números, as decisões podem ser mais baseadas em fatos concretos, deixando de lado tomadas de decisão levadas por fatores emocionais como stress ou empolgação. Se você pretende fazer um investimento em uma reforma ou na compra de novos equipamentos seu próprios números lhe dirão qual a sua capacidade financeira para adquirí-los, inclusive se você possui potencial para comprá-los à vista ou através de financiamentos.
5. Medição leva a uma melhor compreensão de seu negócio. Um gestor que não conhece bem os seus números não conhece bem o seu negócio, não sabe onde pretende chegar.
Fonte: GR – www.gestaoderestaurantes.com.br
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