Todo negócio tem processos para organizar o dia a dia. Rotinas ajudam a manter o ambiente limpo, organizado, e o processo de venda e pagamento fluídos, e também fazem com que a integração de novos funcionários seja mais fácil. Os hardwares de automação comercial, nesse sentido, ajudam a analisar o progresso de cada funcionário dentro dessas rotinas, e a evolução de cada setor de acordo com a melhora dessas etapas.
O importante dessas rotinas é entender cada etapa, e assim ver como elas podem ser melhoradas. Para saber quais computadores você vai precisar para a automação comercial, você precisa saber quais…
Etapas do Processo de Venda Você quer Automatizar
Sim, assim de fácil. Antes de você começar a falar “mas a venda no meu negócio é direta, e ponto. Além do software eu não preciso de mais nada” pare para pensar direito.
- Você recebe mercadorias?
- Precisa fazer contagem de estoque?
- Sabe o histórico de compras dos seus clientes?
- Consegue recuperar os hábitos de compra deles facilmente, usando um email, telefone ou outro meio de comunicação?
- Realiza promoções direcionadas com os novos produtos que você recebe?
- Sabe em quais produtos focar, e quais te dão prejuízo?
- Consegue dizer qual é o ticket médio dos seus clientes, ou os dados demográficos deles?
- Quanto tempo demora para você verificar o preço dos produtos que o cliente comprou?
- Quantas vezes você já identificou produtos faltando na conta dos clientes, ou no próprio estoque?
Se alguma dessas perguntas te fez lembrar de alguma situação que você já passou no seu negócio, então já pensou em algum problema que a automação comercial consegue solucionar.
Toda a questão de relacionamento com o cliente, até a entrega de serviços personalizados e compreensão dos hábitos de consumo é facilmente acessada em softwares de automação. Com o apertar de um botão você consegue listar os seus clientes por idade, total gasto, produtos comprados, tempo de permanência, como também qualquer outra área da sua operação, seja em relação ao estoque, as vendas, os custos, ou qualquer outra coisa integrada ao sistema.
Mas, para conseguir usar isso, você vai precisar de computadores, leitores de barras, telas de visualização, impressoras de pedidos, ou, pelo menos, um sistema que você consiga baixar no seu celular, para usá-lo para tomar os pedidos!
As telas de visualização e impressoras de pedidos são mais utilizados para as áreas que precisam “receber” e “produzir” o pedido dos clientes. Com esses hardwares, você evita com que os seus funcionários percam tempo indo pra cima e pra baixo do estabelecimento só para entregar essa informação, como também consegue guardar essa informação na base de dados do seu software de automação.
Os dados que você gera durante a operação já são automaticamente guardados nos servidores do sistema e, dependendo do software que você escolher, apresentados em gráficos e tabelas facilmente visualizáveis. O uso dos hardwares não é só para “evitar” o corre-corre de um lado para outro, mas sim assegurar que você não perca os dados que você gerou na sua operação. Até porque:
“Processos geram dados, dados geram histórico, histórico possibilita a análise, e a análise permite metas”
Sim, leitores de barras vão facilitar a recuperação dos preços e informações de cada produto, como também agilizar a contagem de estoque (é possível você “ler” o código de barras do estoque que foi enviado, e o sistema já interpretar as informações dos produtos cadastrados para aparecer automaticamente). No final das contas, o interessante mesmo é não perder tempo e informações com coisas que o próprio software poderia fazer, através dos hardwares.
O que o software não pode, no entanto, é escolher como investir o dinheiro que vai surgir quando você começar a otimizar os processos. Será que a demanda vai crescer ao ponto de precisar de mais um funcionário, ou será que os processos serão otimizados ao ponto de fazer cada funcionário render mais?
De qualquer maneira, a análise fica por conta dos responsáveis pelo planejamento do negócio. A única coisa que o hardware de automação comercial pode providenciar é a confiança de que todos os dados e informações permanecerão seguras, antes, durante e depois da análise.
Mas, para que os leitores de barras, computadores, impressoras de pedidos, telas de visualização, e todos os outros hardwares de automação funcionem, você vai precisar preparar a infraestrutura do seu negócio.
Um comentário sobre “O Futuro da Automação Comercial nos Restaurantes”