Equipamentos curingas na Cozinha do Restaurante

Equipamentos podem trazer maior versatilidade no preparo das refeições

Os equipamentos para cozinha disponíveis no mercado são inúmeros e não faltam produtos com tecnologia avançada para montar um espaço onde é possível extrair o máximo de produtividade e qualidade na elaboração de refeições. Porém, cada tipo de cozinha tem seus “curingas”, aqueles equipamentos indispensáveis que aumentam a eficiência e trazem versatilidade aos serviços.

A escolha dos elementos adequados deve partir de duas informações básicas – o cardápio que será servido e a quantidade de público do restaurante. A definição dos pratos que serão elaborados em uma cozinha é fundamental, pois certos pratos precisam de equipamentos especiais ou vários utensílios durante seu preparo e algumas máquinas têm múltiplas funções atendendo a diversas necessidades durante seu processo de preparo.

Forno até para fritar

image Os fornos combinados vêm conquistando espaço e não podem faltar tanto na cozinha comercial simples como nas mais sofisticadas ou industriais. Donos de restaurantes e chefs já perceberam que o retorno do investimento nesses equipamentos é garantido devido à tecnologia que utilizam e ao grande número de funções disponíveis. Com eles é possível preparar pratos cozidos, assados, gratinados, fritos ou sobremesas. Todos esses alimentos podem ser elaborados e colocados simultaneamente nesses fornos sem que haja interferência nos sabores.

Além das múltiplas funções que desempenham, ocupam pouca área física, já que um forno de 1m2 pode substituir caldeirões, fogões e fritadeiras, que ocupariam uma área de 4 m2.

Em cozinhas que utilizam o processo de regeneração de alimentos congelados, resfriados ou já prontos, os combinados são fundamentais porque possuem alta velocidade nessa função, além de contribuírem para diminuir riscos de contaminação dos alimentos. Como funcionam com injeção de vapor não provocam grande perda de peso e o sabor dos alimentos é preservado.

banners_cozinha_industrial

No sistema Cook Chill, por exemplo, em que o alimento requer congelamento em tempo curto e regeneração também rápida, o forno combinado é indispensável por se tratar do único capaz de desempenhar a função dentro do período e dos padrões de temperatura exigidos pelo método. Cozinhas de hotéis que atendem um público flutuante e eventos ganham em qualidade, custos e agilidade ao adotar o Cook Chill.

Por outro lado, restaurantes que preparam acima de 100 refeições têm no forno combinado um aliado importante para otimizar sua produção e minimizar seus custos com funcionários e investimentos em outros equipamentos. Muitas lojas de fast food, dependendo do volume a ser servido, utilizam esses fornos também no preparo de batatas fritas. Elas são colocadas congeladas no equipamento e resultam mais crocantes e saudáveis do que as elaboradas na fritura tradicional.

Arroz na frigideira

image Cada tipo de cozinha e cardápio exige determinados equipamentos, porém um item de grande versatilidade que não pode faltar, principalmente em cozinhas de restaurantes industriais devido ao volume de produtos a ser preparado é a frigideira basculante. Se por algum motivo for necessário preparar um tipo de arroz especial e o fogão ou os caldeirões estiverem ocupados, é possível utilizar esse equipamento para fazer até 100 litros de arroz. No caso de haver algum problema que impeça o uso das fritadeiras ou quando, excepcionalmente, for necessário aumentar a quantidade de algum tipo de alimento frito, pode ser colocado óleo na cuba da frigideira, que se transforma em ótima fritadeira de imersão.

Nas cozinhas do Nordeste esse equipamento é bastante utilizado, pois tem excelente desempenho no preparo de peixes e moquecas. Sua versatilidade permite que seja usada para grelhar peixes e carnes ou preparar sopas e cozidos e ainda pode ser útil para manter a temperatura de pequenas porções ou molhos, bastando para isso, encher a cuba de água e criar um banho-maria.

Ambiente é curinga

Alguns equipamentos são imprescindíveis também para atender melhor o consumidor. Por exemplo, não existe nada mais desagradável do que chegar a um restaurante e sentir a mistura forte de odores da preparação dos alimentos. O cheiro de comida tem o dom de atrair um cliente e despertar o apetite, porém o excesso pode surtir o efeito contrário, o que torna o sistema de exaustão um item imprescindível do atendimento.

Para oferecer mais conforto é fundamental que todos os detalhes do ambiente onde se realiza a refeição sejam avaliados. Nos restaurantes comerciais, onde existe a liberdade de escolha por parte dos freqüentadores, esse item tem especial importância e a falta de atenção ao sistema de exaustão pode determinar o afastamento de muitos clientes. O dimensionamento desse sistema deve estar preparado de acordo com os equipamentos utilizados, pois as fritadeiras necessitam filtros nas coifas; já os equipamentos que geram apenas vapor dispensam esse item.

Saúde e qualidade

A versatilidade não é o único requisito que faz um equipamento tornar-se indispensável. Atualmente, a crescente preocupação com a qualidade da alimentação em todos os seus aspectos, desde os cuidados para evitar contaminação até a saúde dos funcionários que trabalham nas cozinhas, fazem com que alguns equipamentos ganhem importância nessa área.

Utensílios como microprocessador, que descascam, fatiam e picam alimentos contribuem para diminuir a incidência de um problema bastante comum em funcionários de cozinha – a LER, Lesão por Esforço Repetitivo. Essa doença tem sido responsável por um número significativo de afastamentos temporários de profissionais dessa área.

O aumento do uso de rodas em alguns equipamentos de cozinha também contribui para diminuir esse tipo de problema, já que permite minimizar esforços físicos dos funcionários. As rodas ainda podem ser consideradas curingas pela mobilidade que permitem a certos equipamentos facilitando a limpeza da área ou a troca de layout, quando necessário.

Dentro das regras de boas práticas no preparo de alimentação o lixo merece atenção especial, especialmente quando o serviço de coleta não é diário. Portanto um sistema de refrigeração com câmaras frigoríficas isoladas é essencial para evitar intrusos problemáticos como insetos e roedores.

Planejamento necessário

Vale lembrar que certos equipamentos facilitam demasiadamente todos os processos dentro de uma cozinha ou restaurante, porém seu custo é muito maior. Assim, cada caso deve ser analisado de acordo com a necessidade de cada local. Toda cozinha possui uma solução ideal para que sejam beneficiados funcionários, clientes, proprietários e fornecedores.

Fonte: http://www.nutrinews.com.br

banners_cozinha_industrial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *