A venda sugestiva deve fazer parte de todo treinamento da equipe de atendimento, pois os benefícios são muitos e trazem excelentes resultados tanto para o cliente, quanto para o estabelecimento, quanto para a equipe de vendas. Então como devemos trabalhar as vendas sugestivas?
O garçom moderno não é mais aquele tomador de pedidos das mesas que existia antigamente, mas sim aquele garçom que sabe vender o seu produto, que conhece qual é o modo de preparo do prato, que sabe todos os ingredientes que aquele prato leva, que sabe harmonizar bem um vinho ou uma cerveja com um determinado tipo de prato solicitado pelo cliente. É neste ponto que se encontra o grande diferencial das vendas sugestivas.
Eu vou mostrar a seguir os benefícios gerados por possuir uma equipe qualificada para fazer o atendimento com vendas sugestivas. Então vamos lá.
Vantagem nº 01 – melhorar o conhecimento da equipe de vendas sobre o cardápio e os métodos de preparação de cada prato, além de mostrar profissionalismo por parte do restaurante e da equipe de vendas, proporciona uma experiência melhor para o cliente, uma experiência gastronômica, o cliente terá mais prazer em degustar um determinado tipo de prato harmonizado com uma bebida que deixe a combinação perfeita, ou uma sugestão que o cliente não esperava consumir naquele momento mas que irá surpreende-lo.
Vantagem nº 02 – A venda sugestiva aumenta o volume de vendas do restaurante e consequentemente o aumento da receita. Vou dar um simples exemplo. Suponha que seus garçons foram treinados para a partir de hoje sugerir aos clientes um café expresso ao terminar as suas refeições. Se sua equipe de vendas conseguir com esta estratégia vender 5 cafés a mais por dia que custam em média R$ 4,00. Você terá um aumento no faturamento diário de R$ 20,00 reais. No período de 30 dias você terá um acréscimo no faturamento de R$ 600,00. E no período de 1 ano você terá um acréscimo no faturamento de R$ 7.200. Imagine o quanto o seu estabelecimento pode aumentar em seu faturamento sugerindo uma entrada, uma sobremesa, um café ou uma água, ao uma bebidas específica que acompanha muito bem um determinado prato?
Vantagem nº 03 – A própria equipe de vendas e de produção também é beneficiada pois com o aumento das vendas as comissões também serão maiores e a consequência disso é uma equipe mais satisfeita e mais motivada.
Uma boa forma de mostrar para a sua equipe que adotando estas estratégias de venda eles terão mais benefícios com o comissionamento é criar um quadro que represente os ganhos de comissionamentos mês a mês comparado com os meses do ano anterior. A equipe de atendimento terá uma visão clara de que vale a pena investir na venda sugestiva quando perceberem que suas comissões estão maiores se comparadas aos meses anteriores.