Como criar sua pesquisa de satisfação para restaurante

Você já percebeu que as empresas estão se preocupando cada vez mais com seus consumidores e a opinião deles? Trata-se de um reflexo nas mudanças das relações de consumo e aumento da voz ativa dos clientes, algo que está fazendo com que muitas empresas procurem meios de dialogar com seu público e encontrar aquilo que o desagrada.

Uma das formas escolhidas para este contato são as pesquisas de satisfação. Trata-se de um questionário no qual a empresa analisa a experiência do cliente durante sua trajetória de consumo. Este tipo de ação já é adotada há algum tempo por diversos tipos de empresas, incluindo os restaurantes.

Conhecer as preferências do público e os pontos fracos do seu empreendimento é o primeiro passo para obter sucesso nos negócios e também na difícil tarefa de fidelizar o cliente, por isso, as pesquisas são tão pertinentes e necessárias. Neste post iremos mostra como o seu restaurante pode criar uma pesquisa de satisfação e aplicá-la com a clientela. Confira!

Montando a pesquisa

Para elaborar uma pesquisa de satisfação para restaurante, é preciso adotar alguns critérios a fim de identificar o público e segmentar as respostas de acordo com os perfis.

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Analise o perfil do consumidor

O primeiro passo é usar um filtro para criar um perfil de consumidor. Este filtro pode ser feito através de questões básicas como idade, sexo ou escolaridade.

Esta divisão permite que o restaurante consiga filtrar informações sobre o consumidor padrão do estabelecimento. Tendo em mãos um modelo de cliente, é possível avaliar de maneira precisa suas necessidades e preferências.

Dê preferência às perguntas com respostas fechadas

Crie um questionário com perguntas de múltipla escolha. Elas facilitam a tabulação dos resultados e também fazem com que o preenchimento seja mais rápido.

Um cliente não quer responder uma prova escrita, portanto, dê preferência às perguntas fechadas para não alongar demais o tempo necessário para o preenchimento e desestimular a participação.

Faça um roteiro para a pesquisa

O questionário não pode ser um simples apanhado de questões, por isso, é fundamental que haja uma estrutura lógica na sua composição.

A técnica mais recomendada é conhecida como 4 P’s, ou seja, perguntas sobre Produto (serviço e atendimento), Preço (vale incluir aqui algo relacionado às condições de pagamento e custo benefício), Ponto (localização, acesso, infraestrutura) e Promoção (fatores ligados à comunicação estabelecida pelo restaurante).

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Identifique seus altos e baixos

Questione o cliente sobre os pontos fortes e fracos de seu estabelecimento. Diante dessas respostas, o restaurante pode estruturar mudanças para corrigir seus erros e fortalecer suas qualidades.

Uma boa maneira de medir este aspecto é criando escalas de avaliação, que são aquelas perguntas em que o cliente avalia algo como péssimo, ruim, regular, bom e ótimo. Se preferir, adote uma escala numérica, porém, não deixe de adotar este tipo de pergunta no seu questionário.

Abandone o papel

Pesquisa de satisfação impressas são péssimas para restaurantes. Geralmente os clientes não possuem uma caneta a tiracolo e nem querem ficar mais tempo na mesa apenas para preencher o formulário, que corre o risco de ficar sujo devido ao contato com algum alimento.

A melhor solução é transmitir o questionário de maneira eletrônica. A distribuição pode ser feita via e-mail ou então utilizando um QR Code. Os questionários eletrônicos também facilitam a tarefa de tabulação dos resultados, além de serem muito mais modernos e alinhados com a tecnologia presente nos dias de hoje.

Quais são as vantagens de uma pesquisa de satisfação em restaurantes?

Sem dúvidas, as pesquisas têm como objetivo principal captar informações para que o restaurante realize ajustes na sua forma de operar, mas existem outras vantagens incluídas no pacote.

A primeira delas é o fator de fidelização. Ao se preocupar com a experiência de consumo, o restaurante demonstra interesse em conquistar a clientela e transformá-la em consumidores fiéis. Em termos de marketing, fidelizar um cliente é muito mais barato do que conquistar novos consumidores, por isso é tão importante fazer o trabalho de retenção.

Podemos listar como vantagem o fato de que uma pesquisa de satisfação no restaurante direciona os comentários negativos para ela e os afasta de redes sociais ou sites especializados, como o Trip Advisor.

Ao registrar uma queixa, o consumidor tem a intenção de alertar o local, e nada mais efetivo do que utilizar o canal oferecido pelo estabelecimento para realizar a queixa. Dificilmente um cliente se dedica a fazer a mesma reclamação em dois canais diferentes.

Além desses dois pontos, a pesquisa serve para balizar a tomada de decisões estratégicas na gestão do restaurante. Diante de uma avaliação mediana ou baixa, os gestores podem realizar mudanças com mais segurança, e sempre tendo em mente quais as expectativas e necessidades de seu público alvo.

Essas são algumas dicas para criar uma pesquisa de satisfação no restaurante e quais as suas vantagens para o estabelecimento. Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e compartilhe suas experiências com os demais leitores.

Fonte: http://blog.lojabrazil.com.br/pesquisa-de-satisfacao-para-restaurante/

Um comentário sobre “Como criar sua pesquisa de satisfação para restaurante

  1. Boa tarde, tudo bem ??

    Gostaria de saber qual empresa faz essa avaliação via QRCODE, pois, não estou achando nenhuma maneira de pôr em meu restaurante.

    Grato.

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