Esponja de aço na cozinha do restaurante não é mais permitido.

O uso de palha de aço foi excluído dos ambientes de cozinhas industriais e restaurantes através da Portaria SMS número 2619 de 06 de dezembro de 2011,  e nesta portaria através do item 4.3, cita que o procedimento de limpeza e desinfecção devem garantir a não contaminação dos alimentos por meio da utilização de procedimentos, equipamentos , utensílios e produtos adequados.

Quando uma panela de alumínio é areada, por  meio de uma palha de aço, há uma remoção da camada de óxido de alumínio  e também da camada superficial de proteção, o que aumenta a possibilidade de íons metálicos serem  transmitidos para os alimentos.

Além disso, a própria esponja de aço pode oxidar, enferrujar com o passar to tempo desmanhando-se e  liberando farpas para os pratos, superfícies e, inclusive, os alimentos a serem preparados.

Em substituição a esse produto são indicadas as fibras sintéticas que são materiais mais leves, resistentes e não soltam resíduos.

Vale lembrar que todo produto tem seu prazo de utilização, o que sempre deve ser respeitado para realizar a troca para um novo produto, quando necessário;  porém a vida útil das esponjas de aço é muito menor e quando se degradam podem causar riscos à saúde.

Diga adeus à palha ou esponja de aço e dê as boas vindas às FIBRAS SINTÉTICAS.

 

 

3 comentários sobre “Esponja de aço na cozinha do restaurante não é mais permitido.

  1. O correto é não usarmos panelas de alumínio. Teria que ser panelas de pedra, mas qual hospital consegue ter um jogo dessa? Eu duvido que esses hospitais de primeiro mundo, tenha essas panelas. Eu sou a favor de mudar essa proibição, pois a nossa realidade é outra. A maioria das pessoas não tem condições mininas de ter uma alimentação digna, quanto mais panelas caras. São muitas coisas fora da casinha.

  2. Excelente texto e alerta em prol da saúde do consumidor. Eu consigo limpar panelas sujas e queimadas fazendo uso de outros recursos como bicarbonato, vinagre, limão, detergente, água quente… utilizando esponjas que NÃO são de aço. Tudo em prol das boas práticas na cozinha vale a pena.

  3. Essas esponjas amarelas c verde não tiram a sujeira como o bombril tira,aliás é só enxaguar bem que n fica aquele resíduo acinzentado que até a esponja sintética deixa na panela inclusive panela sem esponja de aço fica suja,queria ver quem dita essas regras se come ao ver uma panela que é lavada só c a esponja e detergente …quero ver comer….
    Esponja de aço além de limpar melhor ainda deixa a panela c cara de capricho.Façam os testes ,lavem uma panela que queimou comida c esponja e outra c esponja de aço. E visitem as cozinhas de restaurantes QUE NÃO USAM ESPONJA DE AÇO PRA VER….A sintética também solta aquela resina acinzentada…façam testes façam….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *