Então você escolheu abrir um restaurante e está ansioso para aprender como colocar suas idéias em prática e ter uma restaurante que dê certo.
O mais importante é ter a estratégia certa, é claro. Não importa se você pretende abrir um restaurante tradicional ou um restaurante que trará novidades para o mercado, ele precisa fazer a mesma equação funcionar: os custos operacionais e o custo da matéria prima devem atingir em torno de 75 a 80% da sua receita.
Geralmente é um erro de planejamento e de cálculo na fase inicial de abertura que leva um restaurante para o fracasso. É comum subestimar os custos de inicialização e extrapolar quando ainda não há receita para compensar as despesas.
Assim, um planejamento completo e detalhado é essencial para começar com o pé direito. Neste post, respondemos às suas perguntas mais pertinentes sobre os custos de implantação de restaurantes.
Quanto devo pagar pelo aluguel?
O custo com alugueis deve girar entre 4% a 7% da receita do estabelecimento. “Um restaurante com vendas de R$ 300 mil mensais deve pagar de aluguel entre R$ 12.000 e R$ 21.000.” O aluguel é um custo fixo que impacta substancialmente no custo total do negócio, portanto considere a sua expectativa de vendas para negociar o valor do aluguel a seu favor.
Dica: Não fique preso em um imóvel que você tenha gostado. Encontre um espaço que necessite de poucas reformas e trabalhe a sua marca dentro dele a custo mais acessível.
Como posso dimensionar os custos com equipamentos?
Tudo, desde as espátulas até os freezers, deve ser contabilizado. Se engana que acredita que o custo maior vem apenas de grandes equipamentos como freezers, coifas e bancadas. Os utensílios pequenos como talheres, louças, toalhas, decorações tem uma grande participação no custo de investimento inicial. A melhor maneira de não deixar nenhum custo fugir aos seus olhos é criar uma lista bem completa de todos os itens. Você pode economizar na quantidade. Compre primeiramente os utensílios e equipamentos realmente prioritários e deixe para comprar mais quantidade à medida que seu restaurante cresce.
Dica : Para pratos, copos e outros itens quebráveis, compre produtos comerciais – eles são mais duráveis e sobreviverão ao uso repetitivo.
Em que tecnologia vale a pena investir?
A escolha de seu sistema de automação deve ser a decisão tecnológica mais importante. Como ele é o principal meio de acompanhamento de vendas e o principal sistema para o lançamento de pedidos e fechamento de contas, escolha um PDV eficiente e econômico, escalável e com todos os recursos necessários para o sucesso de suas operações entre todos os setores. Um sistema PDV ineficaz reduzirá o gerenciamento do seu empreedimento
Dica de economia de dinheiro: Um PDV eficiente é tão intuitivo que dificilmente requer muito treinamento. O que mais? Ele é fácil de instalar, tem preço justo, oferece suporte? Você pode economizar dinheiro a longo prazo com sistemas que oferecem funções robustas de geração de relatórios.
Qual é a melhor maneira de planejar o orçamento para reformas e decoração?
Quando você está reformando, você nunca sabe o que vai encontrar atrás de uma parede. Pequenas mudanças ou contratempos como vazamentos e instalações elétricas podem consumir boa parte do seu orçamento. Naturalmente, ter que transformar um espaço vazio em uma cozinha industrial exigirá um investimento maior do que trabalhar com um espaço já projetado para um restaurante. Portanto, os orçamentos de reformas serão muito diferentes, dependendo do tipo de espaço que você procura.
No que diz respeito à decoração de restaurantes, é importante não esquecer de avaliar os modelos de cadeiras, mesas, quadros, cortinas, lustres e forros, O truque é usar a criatividade para não gastar demais. Pesquise sites e revistas de decoração para obter ideias com um orçamento menor.
Dica : Opte por itens que oferecem instalações simples onde não há a necessidade de profissionais especializados ou que ofereça menor custo de instalação.
E quanto às minhas despesas com comida e bebida?
Existem muitos fatores que contribuem para o quanto do seu orçamento inicial vai para os custos de alimentação, como seus fornecedores e seu cardápio. Até que você tenha os dados suficientes para criar previsões, seu primeiro mês será muito “de acordo com o fluxo”. Uma boa maneira de mitigar custos neste começo é contratar fornecedores com entregas semanais e de preferência priorizando os fornecedores locais menores. Desta forma você será capaz de construir um relacionamento com preços promocionais.
Dica de economia de dinheiro: “Seus clientes avaliarão o seu empreendimento muito pela comida. Os comensais não voltam porque você coloca uma cozinha de 600 mil – eles voltam porque a sua comida é de qualidade.”
Quanto do orçamento devo alocar aos salários do pessoal?
Em um relatório de 2014 da Baker Tilly, um restaurante com serviço completo possui um custo estimado entre 30% e 35% das vendas brutas para a folha de pagamento. Um restaurante de serviço limitado gastaria entre 25% e 30% na folha de pagamento.
Quanto as licenças, autorizações e requisitos estaduais / municipais custam?
Restauradores estão sujeitos a um número de autorizações e licenças, muitas das quais vêm com suas próprias taxas nominais. Por exemplo, o alvará de localização e funcionamento, alvará dos bombeiros, alvará sanitários e taxas com cartórios também devem ser consideradas neste orçamento inicial.
Quais são as formas econômicas de contabilizar vendas, marketing, publicidade e design?
“ Construa um marketing de relacionamento e os clientes virão”. Com tanta concorrência, é melhor espalhar a notícia antes de abrir suas portas para gerar algum burburinho. Seus custos essenciais de marketing serão o desenvolvimento de um cardápio, um site, redes sociais e panfletagem. Custos não essenciais, mas extraordinariamente úteis, serão de sinalização como placas na fachada.
Dica: a mídia social é uma mina de ouro quando usada de forma eficaz e é uma maneira extraordinária de obter o seu negócio por um preço baixo. Certifique-se de estar ativo em qualquer canal de mídia social que você se inscrever e de que todas as informações da sua empresa estejam corretas.
Algo mais?
Contabilidade, juros de financiamento, custos administrativos, capital de giro e muito mais. O negócio leva de 6 meses a 1 ano para amadurecer e começar a andar com as próprias pernas. Um capital de giro bem planejado é necessário para cobrir os custos mensais enquanto o seu negócio não decola. Caso contrário você poderá fechar as portas antes mesmo de começar a colher bons frutos.
Abrir um restaurante é um empreendimento que demanda muito investimento. É fundamental que você esteja bem ciente dos custos associados a todos os detalhes tantos os grandes quanto os pequenos devem ser pagos. Mantenha seus custos tão baixos quanto possível (sem sacrificar muito) antes de abrir e o sucesso fará parte do seu futuro como restaurador.
Fonte: GR Gestão de Restaurantes