As redes sociais na internet vem evoluindo de forma espantosa e se consolidando cada vez mais como um importante meio de relacionamento entre pessoas e empresas. O boca-a-boca sempre foi e sempre será um dos meios mais eficazes de se contruir uma boa clientela e as redes sociais colaboram e muito para que este boca-a-boca virtual se propague de forma galopante.
Para os donos de restaurantes que ainda não conhecem tais ferramentas ou não saibam como utilizá-las, a GR preparou algumas dicas para que seu restaurante entre no mundo virtual e tire proveito disto com profissionalismo.
Uma das principais ferramentas disponíveis para este relacionamento com o cliente é o Facebook. Uma rede social que forma uma rede de contatos entre amigos, clientes e parceiros. Mas de que forma podemos utilizar o facebook a favor do nosso negócio?
O primeiro passo é criar uma página do seu restaurante no facebook. Mas engana-se que uma página do seu negócio no facebook seja a mesma coisa que uma página institucional do seu negócio na internet. Uma das principais características do facebook é a interação. É preciso estar sempre atualizando sua página com promoções, informações úteis, divulgação de eventos, pratos e etc. As pessoas que se interessam pelo seu conteúdo ou que conhecem o seu negócio irão “curtir” a sua página e a partir daí todas as vezes que você publicar algo no facebook estas pessoas verão a sua publicação, podendo compartilhá-la com outros amigos.
É importante lembrar que a interação existe por parte do cliente também, que pode comentar seu post. É por isto que deve-se acompanhar constantemente as interações dos clientes com o seu negócio, pois eles podem elogiar o seu restaurante e divulgar isto para mais 400 amigos que eles possuem e destes 400 amigos mais 5 compartilharem a mesma informação para mais 2000 amigos e assim sucessivamente. A rede social também pode ser cruel com os amadores. Um restaurante com péssimos serviços, atendimento, comida também pode atingir o mesmo número de pessoas numa rede social só que de forma negativa, com apenas uma reclamação de um cliente.
Mas isto não é motivo para se assustar. Em regra geral os restaurantes que mantém um bom relacionamento com seus clientes, respondendo até mesmo às suas reclamações na rede tendem a ter boa credibilidade dentre seu seguidores.
Página do Restaurante ZENA CAFÉ
“Os restaurantes que sigo no facebook constantemente anunciam alguma promoção como desconto em pratos, shows ou música ao vivo, anúnciam sobre jogos que irão televisionar, postam fotos dos pratos para atiçar o desejo dos clientes, respondem aos clientes que desejam saber sobre horários de funcionamentos, reservas e etc. Há páginas de restaurantes no facebook com mais de 100.000 seguidores” afima Alison Figueiredo da GR Gestão de Restaurantes.
Portanto é fato que as redes sociais se bem trabalhadas podem colaborar muito para seu negócio, basta saber a forma correta de utilizá-las.
Fonte: GR Gestão de Restaurantes