O que você responderia se perguntassem, agora, o que vende o McDonald’s? Comida, seria a resposta da maioria. E a Kopenhagen: chocolate certamente apareceria entre as principais alternativas.
Certo e errado ao mesmo tempo.
Para quem está pensando em começar um negócio, há uma dica importantíssima que é preciso seguir. E acredite, isso pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua proposta de negócio. Antes de pensar em qualquer coisa, é preciso definir qual é o seu negócio.
De acordo com os especialistas, isso faz parte da estratégia da sua empresa e além de definir, é preciso ampliar essa proposta para você saber exatamente o que faz e para quem faz e como comunica isso para quem pode comprar seu produto. Portanto, nesse exercício, você terá sempre que definir uma ‘visão restrita’ e uma ‘visão ampla’. É por isso que as respostas das duas primeiras perguntas estão certas e erradas ao mesmo tempo.
Calma, fica mais fácil com exemplos.
McDonald’s
A rede norte-americana de hambúrgueres, famosa em todo mundo e principal referência no segmento de fast-food na visão restrita de definição de seu negócio vende alimentos. Certo. Mas a empresa também vende agilidade – você já tentou pedir algo ‘especial para você’ na rede e viu quanto tempo demora para ser atendido? -, mas também a tal da felicidade. Quer ser feliz? Venha comer com a gente! Essa é a visão ampla que falamos acima.
Kopenhagen
A empresa brasileira vende chocolates, é claro. Mas vende mais do que isso. Vende também presentes. Você não vai até uma loja apenas para comprar um docinho depois do almoço. Normalmente, a rede é uma opção viável quando você tem que presentar alguém com algo que tenha algum significado. Ela vende, portanto, mais do que barrinhas.
A lista é grande. E podemos até simplificar o exercício
Harley-Davidson
Visão restrita do negócio: vender motocicletas
Visão ampla: vender um estilo de vida
Estrela
Visão restrita: brinquedos
Visão ampla: alegria
E por aí vai……
A matéria tinha tudo para ser boa… mas faltou alguma coisa…
Hoje as empresas/restaurantes não podem simplesmente vender produtos, elas devem vender SATISFAÇÃO. Você consegue a fidelidade do seu cliente quando ele fica satisfeito com o que adquiriu.
Para isso é necessário que as empresas tenham um diferencial… que agreguem valor (como foi muito bem tratado em um vídeo desse site) aos seus produtos…
Comida, atendimento, serviço, preço….