8 Dicas práticas para aumentar as vendas do seu restaurante

Tornar um restaurante rentável e assim sustentável, é uma necessidade. Não basta estar atento a cozinha e ter os melhore ingredientes.É preciso que existam clientes, e que vendas sejam realizadas para que o negócio funcione e boas práticas para em aumentar as vendas devem ser utilizadas. Abaixo temos uma lista de 8 ideias e técnicas para que seu restaurante venda mais e melhor.
atendimento restaurante

1 – ATENDA AINDA MELHOR

Ao entrar em um restaurante, come-se com todos os sentidos, antes mesmo de ver o cardápio. Seu ambiente deve estar preparado para vender para os olhos, para o nariz e também para os ouvidos. Higiene, iluminação, cheiros, organização e um ambiente propício para que os clientes se sintam confortáveis são cruciais. Tendo essa base e uma equipe sorridente e preparada para atender o melhor possível faz toda a diferença.

O atendimento é ponto chave para qualquer aumento de vendas em um restaurante.” Twitte isso

Ao interagir pessoalmente com seu cliente é que as coisas acontecem. Busque entendê-lo, faça suposições sobre o que ele quer de você e sempre esteja atento aos possíveis desejos dele. Ele nem sempre conhecerá suas opções ou mesmo o que pode vir a querer experimentar. Portanto, você deve ajudá-lo a encontrar o que busca. Um bom atendimento é o seu cartão cartão de visita e é fundamental para vender mais.

2 – PREPARE SUA EQUIPE PARA VENDER MAIS

Ninguém nasce sabendo atender bem, mas a prática aliada ao treinamento, pode fazer um excelente garçom ou garçonete. Como você prepara a sua equipe para atender? Eles estão efetivamente buscando vender durante o atendimento? Garçons ou garçonetes, assim como responsáveis pelo caixa e até mesmo a equipe da cozinha são vendedores e devem ser preparados para saber mostrar o quão bom são seus produtos e serviços.

Ensine-os o que podem oferecer para vender mais. Acompanhamentos, entradas, guloseimas, sobremesas ou até um cafézinho podem ser exatamente o que o cliente quer e nem ele sabe. Para vender mais é preciso oferecer mais. E para desenvolver isso, tenha momentos recorrentes de preparação, ajude sua equipe a trocar experiências. Isso irá integrá-los e ajudá-los a desenvolver suas técnicas de atendimento. Além disso, reconheça quem está se destacando e ofereça benefícios motivadores.

3 – PREPARE SUA EQUIPE PARA VENDER MELHOR

Vender melhor significa ganhar mais por uma venda. Seja ganhar mais dinheiro ou mesmo a obter a satisfação de seu cliente. Na dúvida, busque os dois. Assim, ofereça para a sua equipe boas informações sobre benefícios dos produtos e as margens de ganho em cada um. Mostre quanto dinheiro entra em cada venda realizada. Faça-os perceber que determinados tipos de produtos podem contribuir mais que outros. Ajude-os a saber o momento certo para oferecer. Talvez seus clientes queiram “o dobro de molho” e nem sabem que podem. Se ele aceitar, você ganha mais dinheiro e ainda satisfaz ainda mais seu cliente.

4 – ASSUMA QUE SEU CLIENTE QUER O MELHOR

Ele é seu melhor cliente sempre, logo, ofereça o melhor atendimento possível. Mesmo se ele –  aparentemente – apenas quiser usar a internet grátis, nesse caso, ajude-o a se sentir bem fazendo isso e ele voltará, e talvez não volte sozinho. Não julgue erroneamente ao fazer uma oferta. Se estiver com sede, quem sabe um ótimo drink? Será que ele quer algo para comer? Ofereça seu melhor petisco. Mesmo que ele não aceite, provavelmente voltará em outro momento e eventualmente comprará algo. Sugira suas melhores opções a ele e, caso a resposta seja negativa, esteja aberto para que ele diga se deseja uma opção diferente.

5 – OFEREÇA BOAS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES

Informação é tudo, por isso, ajude seus colaboradores a lhe ajudar. Todos na sua equipe de atendimento devem conhecer os pratos que vendem. Não apenas do que são feitos. Devem saber apresentar cada um como os excelentes produtos que são. Salientando pontos fortes e marcantes dos sabores e composições. Eles sabem remontar a experiência de se deliciar com tal comida ou bebida? Uma boa apresentação dará água na boca a qualquer cliente. Ou seja, transforma o desejo do seu cliente no aumento das vendas de seu restaurante.

Além disso, comunique bem. Use cardápios visivelmente bons. Deixe claro do que são feitos os  pratos. Quanto mais descritos estiverem melhor. Ajude seus clientes a perceberem qual prato combina com qual bebida. Seja na ponta da língua, no display de mesa ou no próprio cardápio, boas sugestões devem estar ao alcance dos clientes. Eles devem ser tentados a explorar seus desejos e conhecer novos sabores.

6 CRIE PROMOÇÕES

Podem ser promoções temporais ou permanentes, mas crie-as. Fazer combos de produtos são ótimos para quem prefere economizar um pouco, isso pode acontecer ao combinar diversos produtos. Você pode criar benefícios para quem trouxer mais pessoas para seu restaurante, ou quem sabe descontos para que novos pratos e sabores sejam experimentados. Seja criativo e ofereça mecanismos facilitadores da venda. Promoções não são apenas descontos, elas devem ser vantajosas  a ponto de facilitarem uma compra.

7 PARA LEVAR

Ninguém gosta muito de ficar esperando, ao passar rapidamente, talvez seja perfeito algo mais rápido que dê para comer no carro. Aquele cliente que só passa rapidinho em seu restaurante para pegar uma água pode ser um cliente em potencial. Se ele já estiver cheio, quem sabe não pode querer levar para alguém ou para si uma sobremesa. Dê a ele essa opção. Procure ofertar mais opções para que seu cliente possa comprar. Uma guloseima ao pagar a conta, por exemplo, certamente garante boas margens de lucro por venda realizada e ainda pesca o cliente rapidinho.

8 OFEREÇA MAIS

Cada restaurante tem seu formato e busca ser reconhecido dentro de seu mercado. Porém todos devem estar atentos a novas possibilidades de vender. Não só novos produtos, mas também novos modelos de venda podem vir a ser rentáveis. Um dos caminhos é o serviço de cathering, onde você leva o que oferece para fora do restaurante. Porém existem diversos  outros aptos para qualquer tipo, a tele-entrega por exemplo. Fique atento a seu redor, sua localização pode oferecer boas ideias.

Um restaurante que fecha acordos com empresas próximas para servir refeições aos funcionários pode garantir clientes fidelizados e vendas recorrentes. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de produtos próprios pode ter ótimas margens de lucro. É aqui e ali que você vai ganhando mais dinheiro, consumidores e aumentando as vendas. Busque sempre novas formas de vender mais.

Para isso, é preciso foco em fazer vendas. Você sabe o que acontece quando há fome: há interesse por comida. Esteja atento onde você pode gerar interesse e oferecer soluções não só para a fome e a sede, mas para desejos e necessidades. Espero que essas dicas sejam úteis a você e mais vendas aconteçam em seu restaurante. Agora, é praticar e fazer acontecer. Boa sorte!

Fonte: http://ideias.me/aumentar-vendas-restaurante/

curso restaurante

Um comentário sobre “8 Dicas práticas para aumentar as vendas do seu restaurante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *