Formação de preços para Restaurantes a la carte e self-service

Como precificar corretamente os produtos do cardápio

*Este conteúdo faz parte do Curso Formação de Preços para Restaurantes. Você pode acessar o curso no botão abaixo

A metodologia para formação de preços baseado no custo pode ser empregado tanto para restaurantes alla carte como para restaurantes self-service. O produto a ser precificado é que será diferente.

No caso de restaurantes alla carte aplicamos o markup sobre um produto específico. Como no caso do prato de “costelinha ao molho barbecue com queijo pachá”, realizamos o levantamento do preço de custo do nosso prato e aplicamos o mark-up multiplicador sobre o prato.

Para restaurantes self-service não é possível aplicar o markup diretamente sobre preparações, como no arroz, nas saladas, nas carnes e tc, pois cada prato ficaria com preços diferentes. Neste caso devemos primeiramente fazer o levantamento do preço de custo de todo o buffet do self-service, ou seja de toda a preparação do self-service. Somente após o levantamento do custo total do buffet é que poderemos aplicar o nosso markup.

Para exemplificar suponha que tenhamos um buffet básico composto pelos pratos abaixo:

IngredienteQtdPreço de custo
Arroz Comum10 kgR$ 160,00
Feijão Comum8 KgR$ 44,00
Macarrão a bolonhesa7 KgR$ 65,00
Purê de batata5 KgR$ 44,00
Abobrinha refogada5 KgR$ 15,00
Batatas Fritas5 KgR$ 60,00
Almôndegas3 kgR$ 55,00
Bife de porco3 KgR$ 45,00
File de frango4 KgR$ 32,00
Total50 KgR$ 520,00
   

 *Preços fictícios

Se levarmos em conta as mesmas informações dos custos fixos e variáveis utilizados no exemplo anterior

Os impostos9%
Comissões  sobre vendas10%
Taxas3%
Custos Energéticos5%
Despesas fixas mensais10%
Lucro Desejado30%
Total67%

Teremos o markup multiplicador de 3,03.

Sendo assim devemos aplicar o markup sobre o preço de custo direto do nosso buffet que foi de R$ 520,00.

Multiplicando 520 por 3,03 teremos o preço de venda total de nosso buffet de R$ 1575,60.

Como nossa produção gerou 50 kg devemos ainda dividir o preço de venda por 50 para chegarmos o preço do kilo, que neste caso será de R$ 31,50

Consequentemente seu buffet poderá ter variações de custo dia após dia, devido à variação dos pratos. Para manter o preço de venda o mais ajustado possível, o ideal é que este levantamento seja feito englobando os 30 ultimos dias. Desta forma você poderá aplicar o markup sobre o custo da produção de 30 dias e consequentemente obter o preço médio de vendas do seu buffet.

Na pasta de apoio que acompanha este treinamento disponibilizamos uma planilha para auxiliá-lo nos calculos do preço de venda do seu buffet

(Colocar planilha que auxilia no calculo do buffet)

3.2 – Formação de preços baseado na concorrência

Muitos gestores de restaurantes utilizam o valor praticado pela concorrência como referencial para precificar os seus produtos. É muito importante que façamos constantemente uma análise dos preços praticados pela concorrência, mas utilizar apenas a concorrência como base para definir o preço de venda de seus produtos é muito arriscado.

Tomemos como exemplo o “A costelinha ao molho barbecue com queijo pachá” utilizado no capítulo anterior sobre markup. Sabemos que a concorrência está cobrando em média o valor de R$ 25,00 por um prato “similar”ou fornecido por nosso restaurante. Já identificamos que o preço de venda ideal calculado no capítulo de markup seria de R$ 30,30.

Quais as conclusões podemos tirar desta situação?

1 – A primeira é que se você estivesse utilizando o valor praticado pela concorrência para precificar seu prato você estaria tomando prejuízo sem saber.

2 – Supondo que você utilizou o método do markup para precificar seu prato, como é possível então que os restaurantes concorrentes pratiquem um preço inferior ao seu e ainda se mantém no mercado?

Este tipo de questionamento engloba mais de uma resposta:

                    A – Se você utilizou o markup para definir o preço de seus produtos, você já está um passo adiante dos concorrentes que não o fizeram. Como já identificamos que o seu produto necessita ser vendido por R$ 23,25 para atingir à sua meta devemos levar em consideração alguns fatores:

                    A1: Os insumos utilizados em seus pratos são os mesmos utilizados pela concorrência. Podemos ter diversos pratos como o nome “A costelinha ao molho barbecue com queijo pachá” mas com ingredientes diferentes que podem influenciar diretamente em seu custo. O queijo utilizado em seu estabelecimento por exemplo pode ser um brie ou camembert enquanto seu concorrente utiliza provolone.

Ou seu “prato…” pode ser feito como parmesão enquanto o concorrente utiliza 50% de mussarela e 50% de parmesão para manter o sabor. Se você chegar à esta conclusão você tem duas escolhas:

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