50 Estratégias para alavancar as vendas do restaurante

Em tempos de grande competitividade os restaurantes já não podem se dar ao luxo de abrir as portas e aguardar que os clientes entrem; eles precisam criar oportunidades de vendas dentro e fora do estabelecimento para aumentar o volume de vendas e de clientes. Há também a necessidade de voltar os olhos para dentro da operação e encontrar estratégias para economizar recursos, mantendo a qualidade e a eficiência da produção. Entre as estratégias citadas em nossa vídeo aula “Restaurante de …

Como fazer um contrato de fornecimento de refeições para empresas

Restaurantes localizados próximos a centro comerciais tem como aliado o grande número de empresas como potenciais clientes para o consumo de refeições mas isto não é garantia de que estes clientes possam se tornar clientes assíduos de seu estabelecimento. É preciso ter em mente que estas empresas localizadas próximas ao seu restaurante tem um grande potencial para se tornarem clientes recorrentes e colaborar para o aumento do faturamento do restaurante ao longo do ano. Muitos restaurantes recorrem a parcerias com …

Como calcular a produção de comida do restaurante

A primeira etapa do processo de produção em um restaurante acontece antes mesmo do acender das chamas e principalmente com vários dias de antecedência. A principal metodologia utilizada para dimensionar a produção de uma cozinha é baseada na per capita. A per capita nada mais é do que a quantidade de alimento consumido por pessoa em uma refeição. Muitas pessoas buscam tabelas padronizadas sobre a “per capita” de restaurantes acreditando que esta talvez seja a solução para ajudar a calcular …

4 Fatores essenciais para o seu restaurante melhorar a presença On-line

Não há como negar que o Google com as suas 100 bilhões de pesquisas mensais e todas as suas soluções mudou muito a forma como nos comportamos no meio online. Ainda mais quando estamos falando em hábitos de consumo. Com certeza a pergunta: “Como aparecer no Google vai trazer benefícios para o meu restaurante?” não passa mais pela sua cabeça, certo? Pensar no Google como ferramenta para atração, retenção e relacionamento com os consumidores já se tornou essencial há muito tempo. Talvez o …

Vivendo o negócio

O chef Biba Fernandes, atualmente, é proprietário de dois restaurantes: o Chiwake e o Chicama. Com grande experiência nas cozinhas, o profissional tem mostrado como o gosto por aquilo que se faz é capaz de proporcionar ótimos resultados para os negócios. Para se estabelecer, ele passou por alguns desafios que precisaram ser superados. Em especial, Fernandes ressalta a introdução de algo novo no mercado. “Quando abri o Chiwake, a maior dificuldade foi a aceitação do público. Foi difícil tirar a impressão que …

Máquinas de Cartão de Crédito para Restaurantes. Faça sua escolha

Máquinas de cartão de crédito: um comparativo Hoje em dia temos visto se multiplicarem as marcas e modelos de máquinas de vendas por cartão de crédito e débito. Todos esperamos que isso contribua para a melhoria dos serviços e a queda nos preços e taxas. Volto ao assunto, pois fiz uma breve pesquisa com as empresas que atuam no setor. Visitei os sites, telefonei e conversei com alguns pequenos comerciantes vizinhos meus. Os resultados eu apresento agora, já com a …

Seu restaurante realiza reuniões semanais com sua equipe?

Praticamente todos os restaurantes bem-sucedidos têm uma discussão semanal. E o seu restaurante? Uma característica comum de muitos restaurantes de sucesso é a prática do proprietário ou do gerente de reservar alguns minutos para se reunir com sua equipe.  Eles regularmente se reúnem para avaliar o desempenho do restaurante, abordar questões adversas que aconteceram durante a semana anterior e decidir as ações que serão realizadas nos próximos sete dias. Ter uma revisão semanal e disciplina de planejamento ajuda os colaboradores a entender …

Dono de restaurante inova e usa poesia para rebater crítica preconceituosa na web

Qual a melhor maneira de responder a um comentário preconceituoso? Após receber uma avaliação negativa de um cliente insatisfeito, com uma mensagem de teor pejorativo contra o Nordeste, o sócio de uma franquia de restaurantes especializados em comida nordestina resolveu rebater o ódio de uma maneira diferente: com poesia. Com o título “Só pode ser nordestino”, o usuário escreveu na web a seguinte crítica: “Péssimo. Parece bom, mas os ingredientes não são frescos. Outro detalhe foi o atendimento muito demorado …

Chefs famosos poderiam alertar sobre os riscos em cozinha, não é mesmo?

Programas de culinária na TV como MasterChef, Cozinha Prática, Bela Cozinha, Que Marravilha!, entre tantos outros, servem para glamourizar as atividades de cozinha. Às vezes, penso que o País vai formar uma legião de chefs, que montarão seus próprios restaurantes, e haverá clientes para todos. Mas deixo a ironia pra lá. Essa área profissional, de fato, parece ser muito fascinante, mas, como sempre, tenho que apontar os riscos da atividade de quem trabalha na cozinha industrial. Ah, sim, pois não …

Como manter as batatas fritas quentes e crocantes em seu delivery

Quando trabalhamos com delivery nos esforçamos para que o produto chegue até a casa do cliente com a mesma qualidade como se estivesse sendo servido na mesa do nosso restaurante. Precisamos garantir que as características primordiais dos pratos sejam mantidas e a principal delas é a temperatura, afinal ninguém gosta de comer comida fria. Mas quando se trata de batatas fritas muitos restaurantes ainda sofrem com reclamações de clientes que receberam as batatas murchas. Batata frita é um caso sério …