Antes de iniciar um novo negócio no ramo de alimentação ou melhorar o empreendimento que já está em vigor, é essencial a realização de uma pesquisa de mercado.
A pesquisa de mercado ajuda a entender as tendências do mercado em relação a novos produtos e serviços que poderão lhe trazer lucro e também qual o melhor público-alvo para o seu produto direcionando a empresa a ofertar o seu produto no lugar certo.
Por meio de uma boa pesquisa de mercado, o empreendedor pode descobrir com mais precisão se é necessário readequar o seu produto ou investir em novas estratégias para obter o sucesso desejado.
O primeiro passo é definir qual é objetivo de sua pesquisa:
- Aumentar as vendas de um produto do seu cardápio
- Identificar a aceitação de um novo empreendimento em uma determinada região.
- Conhecer a penetração que a sua marca ou o seu restaurante exerce na mente dos consumidores
Há basicamente duas formas de realizar a coleta de dados para realizar uma pesquisa de mercado:
- Dados Secundários: os dados secundários são aqueles que podem ser reunidos ou no sistema interno da empresa ou em fontes externas de fácil acesso, como é o caso do IBGE, PNAD, Associações de Bares e Restaurantes, entre outros órgãos com informações crédulas. . Fonte da Coleta de dados
- Dados Primários: São coletados através de questionários diretos. Perguntando ao consumidor o que falta, se usaria o produto ou serviço, quais ideias sugeriria, necessidades do nicho, etc. Além de tudo, estar presente onde você acredita que seu público-alvo estará, é um bom começo para computar questionários eficientes para um resultado mais conclusivo.
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