Como fazer uma pesquisa de mercado para Restaurantes e Bares

Antes de iniciar um novo negócio no ramo de alimentação ou melhorar o empreendimento que já está em vigor, é essencial a realização de uma pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado ajuda a entender as tendências do mercado em relação a novos produtos e serviços que poderão lhe trazer lucro e também qual o melhor público-alvo para o seu produto direcionando a empresa a ofertar o seu produto no lugar certo.

Por meio de uma boa pesquisa de mercado, o empreendedor pode descobrir com mais precisão se é necessário readequar o seu produto ou investir em novas estratégias para obter o sucesso desejado.

O primeiro passo é definir qual é objetivo de sua pesquisa:

  1. Aumentar as vendas de um produto do seu cardápio
  2. Identificar a aceitação de um novo empreendimento em uma determinada região.
  3. Conhecer a penetração que a sua marca ou o seu restaurante exerce na mente dos consumidores

Há basicamente duas formas de realizar a coleta de dados para realizar uma pesquisa de mercado:

  1. Dados Secundários: os dados secundários são aqueles que podem ser reunidos ou no sistema interno da empresa ou em fontes externas de fácil acesso, como é o caso do IBGE, PNAD, Associações de Bares e Restaurantes, entre outros órgãos com informações crédulas. . Fonte da Coleta de dados
  2. Dados Primários: São coletados através de questionários diretos. Perguntando ao consumidor o que falta, se usaria o produto ou serviço, quais ideias sugeriria, necessidades do nicho, etc. Além de tudo, estar presente onde você acredita que seu público-alvo estará, é um bom começo para computar questionários eficientes para um resultado mais conclusivo.

Quer aprender como realizar uma pesquisa de mercado completa para RESTAURANTES E BARES? Baixe o E-book completo em nossa plataforma de cursos para Restaurantes e Bares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *